Liturgia da Palavra, 5a-f., 21de fevereiro de 2019. VI SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor dos paramentos litúrgicos: verde. Dia de SÃO PEDRO DAMIÃO. Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis (Gn 9,1-13): "'Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Vós sereis objeto de medo e terror para todos os animais da terra, todas as aves do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar: eis que os entrego todos em vossas mãos.'". Salmo Responsorial (Sl 102,16-18.19-21.29.22-23 (R: 20b)): "O Senhor olhou a terra do alto céu." Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 8,27-33): "Começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias..". Fonte: Sitenovaalianca.com.br . TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E NARRAÇÃO: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (20/02/2019)
21 DE FEVEREIRO, DIA DE SÃO PEDRO DAMIÃO (Fonte: Sitea12.com)
O Santo deste dia é venerado como Doutor da Igreja, já que, pela doutrina e amor a Igreja, testemunhou sua vida de santidade.São Pedro Damião nasceu em Ravena em 1007. Teve uma infância sofrida devido à morte dos pais. Mais tarde foi acolhido pelo irmão mais velho até entrar na vida religiosa pela Ordem Camaldulense. São Pedro Damião lutou para reformar a vida religiosa, lutando contra a venda dos privilégios eclesiásticos e contra o concubinato.
Pedro Damião dirigiu e fundou um grupo de mosteiros que seguiam, com certas variações, a reforma camaldulense. Trabalhou incansavelmente para devolver à vida religiosa seu sentido de consagração total a Deus, na solidão e penitência.
A partir de 1046 foi levado a trabalhar para a santificação de toda a Igreja de Cristo e começou a se tornar grande sua fama de santidade.
Foi ordenado bispo e cardeal de Óstia, perto de Roma, de onde auxiliou muitos papas. Foi legado do Pontífice Gregório VII, visitador dos mosteiros, escritor, conselheiro, libertando a Igreja de seus vínculos temporais. Sua extensa obra teológica fez o Papa Leão XII reconhecê-lo com o título de doutor da Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário