Cerca de dez milhões de pessoas* moram (ou vivem) sozinhas em domicílios próprios ou alugados, no Brasil. Muitas delas estão endividadas por falta de planejamento. Para se dar bem vivendo sozinha, a pessoa precisa realizar, antes de qualquer coisa, um planejamento de tudo o que a envolve. O controle das contas é essencial para não ficar inadimplente, nem cair no SPC e ficar com o nome "sujo" na praça. São contas de água, energia, telefone, internet, aluguel, alimentos, etc, que vencem mensalmente. É preciso ter um controle sobre isso.
Recomenda-se que, mensalmente, a pessoa guarde ou poupe, cerca de 10% a 15% de tudo o que ganha, para as emergências. Pode ser em caderneta de poupança ou outro investimento. E, além de tudo, passe para o papel todos os gastos rotineiros, para não perder o controle de sua vida, ficando sem crédito. (*"SBT Notícias", 2-7-2017).
Texto e foto: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (2-7-2017)
Nenhum comentário:
Postar um comentário