sexta-feira, 30 de junho de 2017

NO DIA DO PAPA, HOMENAGEM A SÃO JOÃO XXIII

A TV Canção Nova entrevistou o monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira (da Comissão da Doutrina da Fé da CNBB), nesta quinta-feira (29-6-2017), quando se comemorou o Dia do Papa. O monsenhor Catelan (foto 2) falou sobre a história do Papado, seus prós e contras no decorrer dos séculos, e abordou o tema afirmativamente quando se referiu aos papas recentes. Entre eles, citou os papas João XXIII (hoje São João XXIII, pois foi canonizado - foto 1), João Paulo II (também canonizado), Bento XVI e Francisco, o atual pontífice.
Atualmente, segundo o entrevistado, está ocorrendo o apogeu do Papado, da instituição pontifícia em sua grande natureza, sendo referência em causas humanas, com voz respeitada por todos os setores da comunidade internacional. Sobre o Papa Francisco, foi dito no programa "Além da Notícia" que ele é quase unanimidade entre católicos e não católicos, pela sua opinião abalizada, respeitada e sua simplicidade e desapego. O entrevistador até destacou aspectos muito simples, como as visitas de caráter espiritual a presos, moradores de rua, prostitutas, operários e demais pessoas em situação de fragilidade. Foi informado ainda que dos 266 Papas, 84 foram canonizados e 10 beatificados. Alguns outros são veneráveis. "O Papa não é só reserva moral, é reserva de santidade", disse o monsenhor. Foi lembrado que João Paulo II, com recursos próprios oriundos de direitos autorais de obras literárias, construiu hospital para tratar doentes com HIV na África. Bento XVI, da mesma forma, doa arrecadações de seus direitos autorais literários para pobres e o ensino da teologia. O Papa Francisco foi qualificado como um reformador espiritual.
O padre Catelan informou que o significado de reforma é "voltar à forma original", e, neste sentido, a reforma do atual Papa é "espiritual, da santidade, é o que ele quer, pois é a fundamental, a duradoura". Disse que a "infalibilidade papal" ocorre nas questões de fé e moral, e que a sua figura "representa Jesus Cristo em tudo", orando por toda a humanidade, ou seja, para cristãos e não cristãos.
Texto e fotos (reproduzidas de imagens televisivas): Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (30-6-2017)

Nenhum comentário: