terça-feira, 15 de março de 2016

Simpósio Metropolitano de Política sobre Drogas até quarta-feira, em Vila Velha/ES

Enfrentar as consequências do uso e abuso de drogas por meio de uma rede integrada por órgãos estaduais e municipais para potencializar os serviços de atenção e assistência ao dependente químico. Esse é um dos temas que estão sendo debatidos no Simpósio Metropolitano de Política sobre Drogas, que começou nesta segunda-feira (14/03/2016) e vai até a próxima quarta-feira (16), no Cineteatro da UVV, em Vila Velha.
 Na abertura do evento, o vice-governador César Colnago destacou que uma abordagem intersetorial, por parte do Poder Público, é fundamental para garantir uma construção coletiva com foco no enfrentamento às consequências da dependência química.
“A sociedade vem sofrendo com o flagelo causado pelo uso e abuso de drogas e seus reflexos em todas as esferas, com impacto devastador na estrutura das famílias. Esse evento é uma excelente oportunidade de sensibilizarmos nossos parceiros para a importância de formação de Rede que inclua os diversos órgãos Estaduais e Municipais para potencializar os serviços”, afirmou Colnago.
“Importante também é a nossa parceria com as comunidades terapêuticas que cumprem um papel diferenciado na implementação de nossa Política de Atenção ao Dependente Químico. Buscar a qualificação técnica destas instituições e de suas equipes é um objetivo que será sempre perseguido por nós, tendo sempre em mente que o Estado é laico, o que não nos impede de entender que a busca pela espiritualidade na relação terapêutica é parte integrante do processo de recuperação do dependente químico”, concluiu César Colnago.
O coordenador de Políticas sobre Drogas, o médico psiquiatra Gilson Gilberti, afirmou que é necessário definir as atribuições de cada órgão, assim como promover a qualificação dos mesmos. “É importante ouvir todos esses órgãos que lidam com dependentes químicos e, a partir daí, construir uma política com base na realidade da experiência que esses profissionais vivem no dia a dia”, declarou.
Representando a Coordenação de Política sobre Drogas da Secretaria Nacional sobre Drogas, Rafael West ressaltou que é um desafio não só para o Brasil, como outros países, discutir novas metodologias para enfrentar esse problema que a repressão não consegue solucionar isoladamente.
“A repressão não conseguiu dar conta dos conflitos gerados pelas drogas. Por isso, é fundamental discutir novas estratégias. E momentos como esse fortalecem o potencial criativo para lidar com esse problema que, como todos nós já sabemos, não tem uma solução fácil”, avaliou.
Também estiveram presentes na abertura do simpósio os secretários de Estado de Educação, Haroldo Rocha; da Justiça, Eugênio Ricas, além do deputado Marcelo Santos, que é presidente da Comissão de Políticas Sobre Drogas da Assembleia Legislativa, e representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, e outros órgãos. Fonte e informações à imprensa: Alessandra Tonini: 99871-0543/www.es.gov.br

Nenhum comentário: