sábado, 20 de julho de 2013
JMJ Rio2013: Papa Francisco receberá imagem de Nossa Senhora de Copacabana
///(FONTE DA NOTÍCIA E FOTO DA CRECHE: ARQUIDIOCESE DO RIO DE JANEIRO)///
///Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), o Papa Francisco receberá de presente uma imagem de Nossa Senhora de Copacabana. A imagem terá a assinatura de 60 crianças atendidas pela creche da paróquia de Copacabana. Dom Nelson Francelino, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio e pároco da Igreja Nossa Senhora de Copacabana, é quem entregará a imagem ao Papa.
Copacabana será palco da realização de três dos cinco Atos Centrais, principais eventos da programação da JMJ: a Missa de abertura com o arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, no dia 23; a acolhida do Papa, no dia 25; e a Via-Sacra da Juventude, também com o Sumo Pontífice, no dia 26.
Religiosidade
O título de Nossa Senhora de Copacabana foi uma homenagem a uma cidade boliviana. Francisco Tito Yupanqui, nobre descendente da família real inca, convertido ao cristianismo, era devoto de Nossa Senhora e tinha o desejo de esculpir uma imagem da Santa para colocar no altar da Capela de Copacabana. Porém, sem talento para a arte, ele pediu ajuda a Nossa Senhora para que o ajudasse a realizar o trabalho.
Depois de várias tentativas, primeiro em barro e depois em madeira, conseguiu esculpir uma imagem, mas ela não tinha uma boa aparência, o que gerou momentos de humilhação para ele. Prestes a desistir, Yupanqui teve uma inspiração divina e retocou a escultura, fazendo com que ela ficasse belíssima.
Os relatos de graças e milagres acontecidos pela intercessão de N. S. de Copacabana desde a época de Tito Yupanqui são inumeráveis. A fama milagrosa da Virgem se espalhou pela América. Por isso, comerciantes peruanos, bolivianos e portugueses trouxeram uma cópia da imagem para o Rio de Janeiro. A capela em homenagem a ela foi construída na rocha que separa a Praia deCopacabana da Praia de Ipanema. E em 1746 foi construída uma igreja no mesmo local.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário