quarta-feira, 10 de julho de 2013
Corregedor Eleitoral do TRE-ES fala do início da revisão biométrica. Procedimento começa por Apiacá e Bom Jesus do Norte
Além de Apiacá e Bom Jesus do Norte, o TRE-ES também fará a revisão em Domingos Martins, Santa Leopoldina, Itarana, Santa Teresa, Baixo Guandu, Itaguaçu, Boa Esperança, Mucurici, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Alegre, Ibiraçu e Muniz Freire.
O Corregedor Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, desembargador Annibal de Rezende Lima, destacou na entrevista coletiva que concedeu (dia 8/7) para a imprensa, que a grande vantagem do registro biométrico na Justiça Eleitoral é que desaparece a possibilidade de voto em duplicidade, já que o eleitor passa a ser identificado, na hora do voto, pela sua digital.
Outro esclarecimento que o corregedor fez foi com relação à escolha dos 15 municípios do Espírito Santo que começaram o cadastramento biométrico de seus eleitores. De acordo com o Desembargador Annibal, os municípios não foram escolhidos aleatoriamente, mas sim porque havia uma incoerência entre o número de habitantes e o número de eleitores nesses municípios. Portanto, disse o corregedor, “o Ministério Público Eleitoral já havia pedido ao TRE-ES a revisão do eleitorado. Assim, a Justiça Eleitoral do Espírito Santo decidiu fazer a revisão biométrica nos municípios apontados pelo MPE”, concluiu o desembargador.
A revisão biométrica no Estado segue um calendário de quase 9 meses organizado pelo TRE-ES. A revisão começou pelos municípios de Apiacá e Bom Jesus de Norte, extremo sul do Estado. Só no primeiro dia da revisão, o Cartório Eleitoral de Apiacá colheu a digital de 70 eleitores e o de Bom Jesus do Norte fez 68 atendimentos.
O cadastramento biométrico é obrigatório. Portanto, os eleitores desses municípios devem procurar o respectivo Cartório Eleitoral o mais rápido possível, para evitar o tumulto de última hora. O prazo para a revisão nesses dois municípios termina em 13 de setembro. Os Cartórios estarão abertos de segunda sexta-feira, das 9 às 18 horas.
É preciso levar identidade oficial com foto, comprovante de residência recente, que pode ser uma conta de água ou energia, e título de eleitor, caso tenha. Quem não se cadastrar terá o título cancelado, os direitos políticos suspensos e, com o título cancelado, o cidadão não pode tirar passaporte, não pode assumir cargo público e nem se matricular em universidades públicas.
Além de Apiacá e Bom Jesus do Norte, o TRE-ES também fará a revisão em Domingos Martins, Santa Leopoldina, Itarana, Santa Teresa, Baixo Guandu, Itaguaçu, Boa Esperança, Mucurici, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Alegre, Ibiraçu e Muniz Freire, que será o último município do Estado a ter a revisão biométrica para as eleições de 2014. Nesta etapa, a revisão biométrica vai abranger 8,41% do eleitorado do Estado, cerca de 221 mil eleitores.
Os eleitores desses 15 municípios devem ficar atentos ao cronograma de atendimento, que termina em 28 de março de 2014.
Além desses 15 municípios, entre os anos de 2009 e 2011, o TRE-ES já fez o cadastramento biométrico dos eleitores de Castelo, Viana e Dores do Rio Preto, que somam mais de 70.800. Então, para as eleições majoritárias do ano que vem deverão votar pelo sistema biométrico mais de 290 mil eleitores do Espírito Santo, abrangendo 18 dos 78 municípios do Estado. O Espírito Santo tem hoje 2.618.008. (FONTE E FOTO: TRE-ES, Vitória, 08 de Julho de 2013)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário