domingo, 26 de fevereiro de 2023

I DOMINGO DA QUARESMA: Devem-se vencer as tentações do poder, fama, corrupção, a fim de chegar à salvação eterna

 MISSA/COLATINA. Final da celebração eucarística das 7h, no domingo, 26/02/2023

Catedral de Colatina. Por repórter Paulo Maciel. 26-2-23
- DEVEMOS VENCER AS TENTAÇÕES. Na missa das 7h, no domingo (26/02/2023), na Catedral de Colatina/ES, o presidente da celebração, padre José Valdecy Romão, explicou que a Bíblia Sagrada contem um texto catequético, que visa a ensinar uma verdade. Falando sobre as leituras do I Domingo da Quaresma, referiu-se à tentação dos nossos primeiros pais (Adão e Eva), enganados pela serpente, quando o pecado entrou no mundo (Gn 2, 7-9; 3, 1-7). Deus criou o ser humano e lhe concedeu o livre arbítrio, a liberdade para tomar decisões próprias. E aí, o primeiro casal do mundo decidiu comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, sob a tentação do Diabo, a fim de tornar-se como Deus. Por essa desobediência ao Criador, eles se sentem nus, e precisam se vestir. Em sua carta, São Paulo Apóstolo (Rm 5, 12-19) catequiza que pela desobediência de Adão, o pecado entrou no mundo; e pela obediência de Jesus Cristo, veio a salvação. O sacerdote, na sua homilia, lembrou que, mesmo batizados, a concupiscência (desejo de pecar) permanece em nós e, por isso, devemos ser obedientes à Palavra de Deus, a fim de vencer as tentações que o mundo (a serpente) nos apresenta. No Evangelho (Mt 4, 1-11), Jesus, nos quarenta dias no deserto, vai desmontando as investidas do inimigo (Diabo), que oferece poder, prestígio, fama, glória, corrupção... As tentações em nossa vida, hoje, são ignorar e desobedecer a Deus para seguir as próprias vontades de ser, ter, poder, sem se indignar, por exemplo, com a corrupção. "O Demônio vem usando as pessoas, às vezes do nosso próprio convívio", para fazê-las desobedecer o que está no projeto de Deus. Por isso, todos devem ficar atentos, a fim de vencer as tentações do inimigo, se querem chegar à glória e salvação eternas. (Pesq.: PRM)

- Texto e imagem: Por repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES, PARA:
Facebook.com/paulomacieldaradio, instagram.com/paulorobertomaciel6/, reporterpaulomaciel.blogspot.com e CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel 









Nenhum comentário: