quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

CATOLICISMO. Missa das Cinzas em Colatina/ES, às 7h, na Catedral 22/02/2023

- POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, PARA facebook.com/paulomacieldaradio; BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com ; instagram.com/paulorobertomaciel6/ E CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel

- FÉ. Católicos colatinenses iniciam Quaresma, tempo de jejum, oração e esmola. A primeira missa da Quarta-Feira de Cinzas (22/02/2023) na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Colatina/ES, foi às 7h, na Catedral. O presidente da celebração eucarística foi o padre José Valdecy Romão, pároco local. Com o rito, os católicos iniciam o Tempo da Quaresma, que são quarenta dias dedicados à conversão e penitência, com as práticas mais acentuadas do jejum, oração e esmola. No ato religioso católico, houve a bênção e distribuição/imposição das cinzas na cabeça dos fiéis, um gesto de humildade para lembrar a cada um que "éramos pó e ao pó voltaremos". O momento substitui o Ato Penitencial, pois o dirigente pede ao Senhor que "reconhecendo que somos pó e ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do Cristo...". O padre explicou que quarenta dias ou quarenta anos são tempos expressos na Bíblia Sagrada, como o tempo de travessia dos judeus no deserto, libertos da escravidão no Egito. Há ainda quarenta dias relacionados ao profeta Elias; a Moisés antes de receber, no Monte Sinai, a Lei de Deus; e a Jesus Cristo, que passou esse período - dia e noite - no deserto, sendo tentado pelo Diabo. O clérigo disse que a Quaresma são quarenta dias de conversão, e esse tempo é contado excluindo-se os domingos, pois não são considerados dias de penitência. A Quaresma é tempo de "rasgar o coração" e voltar ao Senhor. O Salmo do dia é forte apelo penitencial. Na Segunda Leitura da missa, o apóstolo Paulo exorta os fiéis a deixarem se reconciliar com Deus, pois é o tempo favorável para, entre outras atitudes cristãs, uma boa confissão. No Evangelho, Jesus apresenta a necessidade da esmola, oração e jejum, mas sem o exibicionismo dos fariseus, que já seria a sua recompensa. A oração deve ser uma experiência com Deus; o jejum serve para o nosso autoconhecimento; e a esmola é o gesto de partilha. Somos chamados, neste tempo, a reviver a experiência de Jesus no deserto, quando o Diabo o tentou a transformar pedra em pão, a ganhar reinos do mundo e a um show público pulando do Templo. E Jesus venceu as três tentações do ter, ser e poder, nos chamando a fazer o mesmo. "Rezar mais, jejuar mais e dar mais esmolas", é a recomendação do sacerdote para o tempo quaresmal. Ele informou ainda sobre a Campanha da Fraternidade, que trata de questões relacionadas à fome que atinge muitos irmãos. O padre advertiu que não somos proprietários mas, sim, administradores dos bens que possuímos, pois nada levaremos após a morte física. Devemos, então, praticar o espírito de desapego aos bens materiais, com "adesão incondicional" a Jesus Cristo e à sua Palavra: "Convertei-vos e crede no Evangelho!". - (PRM)






IMAGEM. Padre e ministras impõem cinzas. POR repórter Paulo Maciel. Colatina-ES. 22-2-23

Nenhum comentário: