terça-feira, 31 de janeiro de 2023

LITURGIA. 01/02/2023 (4ª-f.). IV *S.T.C. . SANTOS: BRÍGIDA E LUDOVICA. VOZ: Paulo R. Maciel. Colatina/ES

- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/

-- LITURGIA. 01/02/2023, QUARTA-FEIRA. IV Semana do Tempo Comum. Cor: Verde. Ano A. Rito: Ofício do Dia. SANTOS: BRÍGIDA E LUDOVICA. - 1ª Leitura: Leitura da Carta aos Hebreus (Hb 12, 4-7.11-15): "... 'cuidai para que ninguém abandone a graça de Deus. Que nenhuma raiz venenosa cresça'...". SALMO RESPONSORIAL: Sl 102 (103), 1-2.13-14.17-18a (R. cf.17). R. "O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.". EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Marcos (Mc 6, 1-6): "...'Um profeta só não é estimado em sua pátria'...". - FONTE: revista.arautos.org - SANTO DO DIA 01 DE FEVEREIRO: (- O Santo do Dia é uma resenha diária dos Santos guardados na memória da Igreja, histórias de mestres da vida cristã de todos os tempos que como faróis luminosos orientam o nosso caminho.). (FONTE: VATICANNEWS.VA)

BEATA LUDOVICA ALBERTONI - VIÚVA ROMANA -
Ludovica ou Luísa, de nobre família romana, realizou sua vocação somente ao se tornar viúva. Entrou para a Ordem Terceira de São Francisco, onde trabalhou, de modo particular, pela educação das jovens mais vulneráveis. "No passado, fui mais do meu marido do que de mim mesma, sem poder me dedicar a vós, Jesus. Agora, vivendo apenas por mim, deixo ser minha para ser totalmente vossa". Nem sempre é fácil pertencer a uma família nobre: é claro que a sobrevivência é garantida, mas há obrigações, às vezes muito onerosas, às quais é preciso se submeter. Isso Ludovica sabia muito bem.
Nascida em 1474, era filha do patrício romano, Estêvão Albertoni, e de Lucrécia Tebaldi. Ludovica ficou órfã de pai com apenas dois anos de idade. Sua mãe casou-se novamente, mas ela foi criada pela avó e algumas tias, que lhe deram uma educação cultural e católica. Aos 20 anos, Ludovica teve que renunciar à sua vocação, e se casar (conforme o desejo da família) com o nobre do bairro romano de Trastevere, Tiago de Cetera, de caráter rude e instável. Não obstante, a jovem foi uma esposa fiel e lhe deu três filhas. Aos 32 anos, porém, ficou viúva. Ao ganhar a contenda com seu cunhado, sobre a herança do marido, distribuiu os bens entre suas filhas e ofereceu toda a sua parte e si mesma aos pobres.
Há tempos frequentava a vizinha igreja de São Francisco de Ripa e era guiada, em seu caminho espiritual, pelos Frades Menores, que a acompanharam na decisão de se tornar Terciária franciscana. Seguindo as pegadas do Pobrezinho de Assis, Ludovica dedicou-se, de modo particular, a tirar as jovens da rua e da ignorância, educando-as, pessoalmente, e ensinando-lhes uma profissão honesta com a qual se manter. Em 1527, durante o Saque de Roma pelos Lanzichenecchi, ela não poupou esforços para ajudar os romanos, abrindo-lhes até as portas da sua casa, levando-a a receber o título de "Mãe dos pobres". Faleceu aos 60 anos e foi sepultada, segundo o seu desejo, na Capela de Santana, na igreja de São Francisco de Ripa. Ali, foi imediatamente venerada pelo povo, que conhecia a sua fama de bondosa, mas também os episódios de êxtase e levitação que o Senhor quis dar-lhe em vida. O artista Gian Lorenzo Bernini dedicou-lhe uma famosa estátua, obra-prima da escultura barroca. Foi beatificada pelo Papa Clemente X, em 1671, e é venerada como copadroeira de Roma. - OUTRO SANTO: SANTA BRÍGIDA - ABADESSA NA IRLANDA: Brígida, que continuou a obra evangelizadora de São Patrício, foi fundadora de um dos primeiros mosteiros da Irlanda, em Kildare, perto de Dublin, onde foi abadessa dos ramos masculino e feminino. Na Idade Média, os peregrinos a ela recorriam, dizendo: "Santa Brígida, protege-nos na nossa viagem".  - OUTROS SANTOS (FONTE: revista.arautos.org): - São Sigisberto III, rei (†656). Filho do rei merovíngio Dagoberto I. Construiu os mosteiros de Stavelot, de Malmedy, na Bélgica. Distribuiu esmolas às igrejas e aos pobres. Morreu em Metz, França, aos 26 anos. - Santo Agripano, Bispo e mártir (†séc. VII). Muito se empenhou na conversão dos arianos em sua diocese. Foi martirizado por idólatras em Puy-enVelay, França. - São Raimundo, abade (†1163). Abade do mosteiro cisterciense de Fitero, Espanha, e fundador da Ordem de Cavalaria de Calatrava. Seus membros se submetiam à regra beneditina e foram uma das forças mais atuantes da Reconquista. - Beata Joana Francisca da Visitação, virgem (†1888). Fundadora do Instituto das Irmãzinhas do Sagrado Coração, em Turim, Itália. - Beato Luís Variara, presbítero (†1923). Missionário salesiano de origem italiana falecido em Cúcuta, Colômbia. Dedicou-se ao cuidado dos leprosos, e fundou a Congregação das Filhas dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
- SANTA BRÍGIDA E SANTA LUDOVICA, ROGAI POR NÓS!

Nenhum comentário: