domingo, 18 de dezembro de 2022

Liturgia.26/12/22 (2ª-f.). Santo: SANTO ESTÊVÃO - DIÁCONO E PROTOMÁRTIR. Por Paulo Maciel. Colatina

-- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- -- LITURGIA. 26/12/2022, SEGUNDA-FEIRA. SANTO ESTÊVÃO - DIÁCONO E PROTOMÁRTIR. OITAVA DO NATAL. Cor: Vermelha. Ano A. Rito: Glória, Prefácio do Natal - Ofício da Festa. Santo do dia: SANTO ESTÊVÃO.

--- 1ª Leitura: Leitura do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 6, 8-10; 7, 54-59): "... Enquanto o apedrejavam, Estevão clamou dizendo: 'Senhor Jesus, acolhe o meu espírito'." SALMO RESPONSORIAL: Sl 31,3cd-4.6.8ab.16c.17 (R: 6a). R: "Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito." EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 10, 17-22): "...'sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo'." . -FONTE: novaalianca.com.br.


SANTO DO DIA 26 DE DEZEMBRO:
SANTO ESTÊVÃO. (FONTE: rs21.com.br). - Os Doze apóstolos passaram a pregar o evangelho de Cristo para os hebreus, dando início às perseguições mortais aos seguidores do Messias. Com extrema dificuldade, os apóstolos e Estêvão fundaram a primeira comunidade cristã, que conseguiu estabelecer-se como um exemplo vivo da mensagem de Jesus, o amor ao próximo. Assim, dentro da comunidade, tudo era de todos, tudo era repartido com todos, todos tinham os mesmos direitos e deveres. Para suprir as necessidades da comunidade que ia crescendo, designaram sete para serem os “ministro da caridade”, chamados de diáconos, que administravam os bens, recolhiam e distribuíam para todos. Um desses sete foi o São Estêvão, foi era cheio de fé e do Espírito Santo. O Santo não só fazia parte da comunidade, mas era um grande evangelizador, divulgava a palavra de Cristo. Foi acusado de dizer que Jesus de Nazaré prometera destruiu o templo sagrado e que iria mudar as leis de Deus passadas a Moisés. Por essa falsa acusação, foi preso. Num discurso iluminado, Estêvão repassou toda a história hebraica, de Abraão até Salomão, e provou que não blasfemara contra Deus, nem contra Moisés, nem contra a Lei, nem contra o templo. Teria convencido e sairia livre. Mas não, seguiu avante com seu discurso e começou a pregar a palavra de Jesus. Os acusadores, irados, o levaram, aos gritos, para fora da cidade e o apedrejaram até a morte. Antes de tombar morto, Estêvão repetiu as palavras de Jesus no Calvário, pedindo a Deus perdão para seus agressores. Fazia parte desse grupo de judeus um homem que mais tarde se soube ser o apóstolo Paulo, que, na época, ainda não estava convertido. Antes de tombar morto, Estêvão repetiu as palavras de Jesus no Calvário, pedindo a Deus perdão para seus agressores. Fazia parte desse grupo de judeus um homem que mais tarde se soube ser o apóstolo Paulo, que, na época, ainda não estava convertido.

- (((FONTE de pesquisa sobre santos: -- Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). --

- SANTO ESTÊVÃO, ROGAI POR NÓS

Nenhum comentário: