terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Liturgia. 29/12/22 (5ª-f.). Santo: TEMPO DO NATAL. OITAVA DO NATAL. SANTO: São Tomás Becket. Por Paulo Maciel. Colatina

- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/

---- LITURGIA. 29/12/2022, QUINTA-FEIRA. TEMPO DO NATAL. Oitava do Natal. Cor: Branca. Ano A. Rito: Prefácio do Natal - Ofício do Dia. Santo do dia: São Tomás Becket.

--- 1ª Leitura: Leitura do Início da 1ª Carta de São João (1 Jo 2, 3-11): "... 'O que ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar.'..." SALMO RESPONSORIAL: Sl 95(96),1-2a.2b-3.5b-6 (R. 11a). "R: O céu se rejubile e exulte a terra!" EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Lucas (Lc 2,22-35): "...'podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação'..." . -FONTE: novaalianca.com.br. 
- SANTO DO DIA 29 DE DEZEMBRO: 

São Tomás Becket - O Santo nasceu no dia 21 de dezembro de 1118, em Londres. Cresceu na Corte ao lado do herdeiro do trono, Henrique. Foram amigos íntimos até que a Henrique foi coroado e foram afastados. Depois de coroado Henrique II, ele nomeou Tomás como seu chanceler. Mas em certo momento da vida do Santo, ele se dedicou a vida religiosa. Ele se destinou a doutrina cristã. Sendo amigo do Arcebispo de Canterbury, por sua orientação deste, Tomás se entregou à fé. Deixou de ser chanceler e foi nomeado Arce diácono do religioso. Quando o Arcebispo Teobaldo morreu e o Papa concedeu o privilégio ao rei de escolher e nomear o sucessor, Henrique II colocou seu amigo. Tomás foi ordenado sacerdote em 1162 e, no dia seguinte, consagrado Arcebispo de Canterbury. E foi, então, como ferrenho defensor da Igreja Católica, se contrapôs a posição do rei. Negou-se a reconhecer as novas leis das “constituições de Clarendon”, que permitiam direitos abusivos a realeza. Para escapar da fúria do rei, Tomás fugiu para França, onde ficou exilado por seis anos, até que o Papa Alexandre III conseguiu uma paz formal entre os dois. O Santo, então, retornou para Diocese de Canterbury. Foi aclamado pelos fieis. Mas Tomás sabia do seu fim e disse “Voltei para morrer no meio de vós”, e então derrubou os Bispos que pactuavam com o rei. Henrique II, com muita raiva, falou que o mataria. O Santo não fugiu e disse sua celebre frase “O medo da morte não deve fazer-nos perder de vista a justiça” e esperou os quatro cavaleiros que foram assassiná-lo. O próprio Papa Alexandre III canonizou Tomás Becket três anos depois de sua morte.
- (((FONTE de pesquisa sobre santos: -- Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). -- - São Tomás Becket, ROGAI POR NÓS

Nenhum comentário: