-- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, NO CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, NO PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ --
-- LITURGIA. 09/12/2022, SEXTA-FEIRA. II Semana do Advento. Cor: Roxa. Ano A. Rito: Missa Própria - Prefácio I do Advento. Santo do dia: Santa Leocádia, Santa Joana Franciscana de Chantal. --- 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 48, 17-19): "... 'Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis'..." SALMO RESPONSORIAL: Sl 1, 1-2.3.4 e 6 (R. cf. Jo 8, 12). "R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida." EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 11, 16-19): "...'Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!'... " FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR.- SANTO DO DIA 09 DE DEZEMBRO: Santa Leocádia. (FONTE: rs21.com.br) - Leocádia viveu no século V. Narram que Leocádia pertencia a uma família nobre. Segundo a tradição Publio Daciano, prefeito romano da Espanha que aplicou um decreto de Diocleciano que ordenava a perseguição dos cristãos. Ao chegar a Toledo, o pretor Daciano manda prender Leocádia para que negasse sua fé em Jesus Cristo. Leocádia foi presa numa masmorra para que refletisse sobre os tormentos que a esperavam se não se retificasse. Como foi informada do martírio de Eulália de Mérida, Vicente, Sabina e Cristeta de Talavera, com os tormentos que lhes foram aplicados com crueldade, Leocadia morre na prisão. Foi enterrada no cemitério de Toledo. A perseguição de Abderramão I contra os cristãos provocou a fuga de muitos árabes, que levaram as relíquias de Leocádia, junto com outros santos toledanos. Os restos mortais de Leocádia foram levados a Oviedo, na Itália, onde Alfonso, o Casto, ergueu um templo em sua honra. De Oviedo, suas relíquias foram levadas a Flandes. Por mediação de Felipe II, os monges do cenobio de Saint-Ghislain (diocese de Cambrai) voltam a entregar os restos mortais de leocádia ao jesuíta Miguel Hernández, e em 1587 chegaram novamente à catedral de Toledo. O rei Felipe II participa da cerimônia de recepção. Os restos da santa repousam na catedral, numa relíquia de prata, com textos sobre sua vida. - OUTRO SANTO:
Santa Joana Franciscana de Chantal -Joana nasceu em Dijon, França, em 28 de janeiro de 1572, filha de Benigno Frèmiot, presidente do parlamento de Borgonha. Casou-se com o barão de Chantal, católico fervoroso, com quem levou uma vida religiosa e feliz. Após seu casamento, foi morar no castelo de Bourbillye, Mandou que fosse rezada uma missa diariamente e que todos os servidores domésticos participassem. A santa se dedicou a educação religiosa dos serviçais e os ajudava nas necessidades materiais. Seu marido faleceu por uma grave ferida causada durante uma caçada. Joana ficou viúva aos 28 anos e com seus filhos pra criar. Seus dias eram ocupados por oração e trabalho, se dedicando aos filhos. Se preparou para a vida religiosa com o então Bispo de Genebra, São Francisco de Sales. Depois de ser viúva por nove anos, retirou-se num convento. Em 1610 criou a congregação da Visitação de Santa Maria, que ajudava os doentes. Joana vestiu o hábito da nova Ordem, foi eleita madre superiora e dedicou-se à sua Obra. Com o anos, fundou setenta e cinco Casas religiosas. Morreu em Moulins em 13 de dezembro de 1641, de uma febre. Foi canonizada em 12 agosto de 1767.
-- (((FONTE de pesquisa sobre santos: -- Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). -- - Santa Leocádia e Santa Joana Franciscana de Chantal, ROGAI POR NÓS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário