sábado, 26 de novembro de 2022

LITURGIA. 01/12/2022, (5ª-F.), I SEMANA DO ADVENTO. Santo: Bv. Mª Clementina Anuarite Nengapeta e Santo Elígio. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, NO CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, NO PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ --

-- LITURGIA. 01/12/2022, QUINTA-FEIRA. I Semana do Advento. Cor: Roxa. Ano A. Rito: Missa Própria - Prefácio I do Advento. Santo do dia: Bv. Mª Clementina Anuarite Nengapeta e Santo Elígio. --- 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías ( Is 26, 1-6): "... 'Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna.'..." SALMO RESPONSORIAL: Sl 117 (118), 1.8-9.19-21.25-27a (R. 26a). "R. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor!” EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 7, 21.24-27): "...'quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo'... " FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR. 

SANTO DO DIA 01 DE DEZEMBRO:
Santo Elígio. (FONTE: rs21.com.br) - Nasceu em Chaptelat no Limosine por volta do ano de 588, seus pais eram nobres, camponeses e cristãos. Elígio exerceu muitas profissões, foi escultor, modelista, marceneiro, ourives e, então, Bispo. Quando jovem ingressou na escola de ourives, e foi com essa profissão e de ferreiro que ficou conhecido pela sua honestidade. Tinha uma vida austera e de oração mediativa, ganhou apelido de monge e ficou muito conhecido, diz-se que chegou aos ouvidos do rei Clotário II, que o contratou para fazer um trono de ouro, empenhou-se tanto e com tamanha honestidade que, com o metal que tinha, fez dois tronos. O rei admirado com a atitude do artista, o convidou para ser guardião do tesouro real. E, assim, foi morar na corte. Mesmo trabalhando para o rei, continuou com as suas obras, uma delas sendo o túmulo de São Martinho de Tours. O dinheiro que recebia pelos trabalhos na Corte, usava-o todo para resgatar prisioneiros de guerra, fundar e reconstruir mosteiros masculinos e femininos, igrejas e para contribuir com outras tantas obras para o bem estar espiritual e material dos mais necessitados. O rei morreu em 639 e todos os funcionários da corte foram demitidos, depois de dois anos, foi consagrado Bispo de Noyon, em Flanders. Onde exerceu sua atividade por mais ou menos 20 anos. Morreu, durante uma viagem missionária na Holanda, em 1º de dezembro de 660.

OUTRO SANTO: 
Bem-aventurada Maria Clementina Anuarite Nengapeta - A beata irmã Maria Clementina Anuarite Nengapeta nasceu em 1939, de pais pagãos, na periferia de Wamba, na República Democrática do Congo. Tendo sido batizada juntamente com a mãe e com as irmãs, desde criança queria servir a Deus. Certo dia, na escola primária, aproximou-se da professora e disse-lhe: “Quero o trabalho de Deus”. Como todas as jovens africanas, Anuarite estava intimamente ligada à sua família e a maternidade ocupa um lugar predominante na cultura africana. Porém, sentindo-se chamada por Cristo no caminho de celibato, Anuarite respondeu sim, tornando-se religiosa na congregação belga das Irmãs da Sagrada Família, onde desempenhou diversas funções, como professora escolar, sacristã e ajudante de cozinha. Seu drama começou em 29 de Novembro de 1964, quando — juntamente com outras irmãs de hábito — Anuarite foi capturada pelos rebeldes Simbas. Levada para Isiro, seria assassinada por não ter traído sua vocação. Entretanto, o capitão Olombe quis uma moça bonita para servir-lhe, escolhendo a irmã Anuarite. A jovem não teve dúvidas e disse-lhe: “Não quero! Prefiro morrer do que ser sua!”. Em contrapartida, o homem tornou-se furioso: murros, bofetadas e pancadas em todo o seu corpo. E, no final, empunhando um revólver, assassinou-a. Maria Clementina Anuarite Nengapeta foi beatificada pelo Papa São João Paulo II, em 15 de Agosto de 1985, durante a sua viagem apostólica à Africa. Anuarite é um exemplo para todos: cristãos, não-cristãos e governantes, na sua capacidade de permanecer fiel aos compromissos assumidos, até ao martírio. Na terrível preocupação de ver violentada a sua pureza, diante da ameaça contra a própria vida, encontrou em Jesus, seu Esposo, a força para dizer com Ele: “Agora a minha alma está perturbada”. E, para defender a superiora, ameaçada de morte por causa da sua rejeição, Anuarite dirigiu-se aos soldados com as seguintes palavras: “Matai-me só a mim”. Depois, ao ser atingida pelos tiros mortais, acrescentou: “Perdoo-vos, porque não sabeis o que fazeis. Era assim que eu queria, era assim que eu queria!”
-- (((FONTE de pesquisa sobre santos: -- Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). -- - Bv. Mª Clementina Anuarite Nengapeta e Santo Elígio, ROGAI POR NÓS!

Nenhum comentário: