domingo, 25 de setembro de 2022

Igreja Católica vivencia 26ª Semana do Tempo Comum. Padre orienta sobre Eleições 2022: Família, Igreja, antidrogadição

-TEXTO, PESQUISA, FILMAGEM E POSTAGEM: REPÓRTER/RADIALISTA Paulo Maciel, de Colatina/ES, no CANAL DO YOUTUBE "Paulo Roberto Maciel Maciel"; "Paulo Roberto Maciel Maciel"; "Instagram.com/paulorobertomaciel6/" e BLOG "reporterpaulomaciel.blogspot.com" - Na missa das 7h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Colatina/ES, neste domingo (25/09/2022), o padre José Valdecy Romão informou que no mês de outubro próximo serão realizados dois importantes eventos na paróquia central. Estão sendo preparados o Encontro de Gestantes e o Encontro de Viúvos. Os interessados em participar já podem procurar a secretaria (telefone (0xx27) 2102-5010). Outra informação para os tutores de animais: no dia 4 de outubro, ao fim da missa haverá bênção para os bichos de estimação. Está ocorrendo também uma exposição sobre a Bíblia, no Edifício João Paulo II, já que este é o mês dedicado ao Livro Sagrado. - HOMILIA. Na homilia, o padre lembrou que um dos lugares para ler e acolher a Palavra de Deus é a Liturgia Dominical. Sobre os textos bíblicos do dia disse que a parábola d' "O Rico e Lázaro" fecha um ciclo de três domingos em que o Senhor trata da misericórdia e economia do Reino. Na primeira leitura, o profeta Amós fala dos poderosos que vivem na fartura e banquetes e esquecem dos necessitados. Por isso, foram para o exílio, pois não prestaram atenção aos sinais dos tempos. No domingo anterior, Jesus orienta usar o dinheiro injusto para fazer amizades. É recado aos fariseus, muito ciosos de sua fé mas com muito amor ao dinheiro. O Mestre contra a parábola d'"O Rico e Lázaro" a fim de lhes dar um choque de realidade. O texto diz que Lázaro vivia à porta do rico, que fazia festa todo dia mas não lhe dava atenção. É uma catequese sobre a Escatologia, ou seja, as últimas coisas e a realidade que nos espera após esta vida terrena. O rico não é condenado por ter dinheiro, mas porque prescinde de Deus, não usa o dinheiro para fazer amigos. O pecado dele é a indiferença para com aquele pobre que estava à sua porta, ou seja, sua falta de solidariedade. Só o pobre tem nome na parábola. Chama-se Lázaro, que significa "Deus protege"; já o rico não tem nome na história, pois já o tem na sociedade. Assim como na parábola, devemos escutar os ensinamentos de Moisés e dos Profetas aqui nessa peregrinação terrestre, tendo em vista que após a morte a situação será irreversível. Agora é o tempo da conversão, na prática da caridade e amor fraterno. Depois desta vida, o abismo entre o Céu (região de sossego) e o inferno (região de tormentos) prevalecerá. O sacerdote alertou os fiéis para os acontecimentos do mundo de hoje, quando se vê uma campanha de descristianização, um crescente paganismo e ateísmo, um diferentismo religioso. É algo perigoso, pois é um movimento que vai crescendo, inclusive na área política. Ele criticou os políticos que defendem regimes que prendem padres e freiras, em tempos obscuros para a fé. O presbítero orientou os católicos para que votem corretamente no próximo domingo (02/10/2022), quando haverá eleição para presidente da República, governador, senador e deputados. É um momento em que a sociedade delega pessoas para agir em seu nome. O eleitor concorda com as ideias que o candidato defende, ao votar nele. Por isso é necessário verificar se o passado do candidato é de honestidade. Será que você o deixaria tomar conta do seu cofre? Não devemos votar em candidatos que são contra a família ou são a favor das drogas. O clérigo enfatizou que já viu, numa comunidade terapêutica, o sofrimento de quem sofre com os entorpecentes. Desejou que todos escolham candidatos conscientes e comprometidos com o Evangelho de Jesus Cristo. -- ((Pesq./Dgt.: PRM))

IMAGEM. Catedral colatinense. CRÉDITO: Repórter Paulo Maciel/Colatina-ES. 25-10-2022/

Nenhum comentário: