quinta-feira, 31 de março de 2022

LITURGIA. 05/04/2022, 3ª-F. DA V SEMANA DA QUARESMA. Santos: Vicente Ferrer, Catarina Tomás, Zeno, Bv. Mariano de La Mata Aparício. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

 -- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, NO CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, NO PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- -

-- LITURGIA. 05/04/2022, TERÇA-FEIRA DA V SEMANA DA QUARESMA. Cor: Roxa. Ano C. Rito: Missa própria. Prefácio da Quaresma. Comemoração: S. Vicente Ferrer, Presbítero. SANTO: São Vicente Ferrer. --- 1ª Leitura: Leitura do Livro dos Números (Nm 21, 4-9): "...o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; ..." SALMO RESPONSORIAL: Sl 101, 2-3. 16-18. 19-21 (R. 2). "R: Ouvi, Senhor, e escutai minha oração e chegue até vós o meu clamor." EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São João (Jo 8, 21-30): "...'Vós sois daqui de baixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo '... ." FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR.
-----

--- SANTO DO DIA 5 DE ABRIL: SÃO VICENTE FERRER, PRESBÍTERO. (FONTE: rs21.com.br). -
“Beba a água do mestre Vicente”, diz-se na Espanha para se incutir o silêncio. É alusão ao conselho que o santo deu a uma mulher casada que lhe pedia orientação para ter harmonia com o marido muito briguento: “Quando ele chegar do trabalho encha a boca de água e fique assim com a boca cheia por mais tempo que puder”. Evidentemente durante todo o tempo que estava com a boca cheia não podia responder aos insultos do marido. Essa anedota torna um tanto simpática a figura humana deste grande reformador dos costumes, que mereceu dos contemporâneos o apelido de anjo do Apocalipse, porque nas suas práticas costumava ameaçar com flagelos e tribulações. Vicente nasceu em Valência em 1350. Aos dezessete anos já havia terminado filosofia e teologia e foi logo incluído no corpo docente. Entrando no convento dos dominicanos de Valência, foi ordenado sacerdote em 1378, data que coincide com o grande cisma do Ocidente até 1417. A grave confusão dividiu os cristãos em duas obediências: a de Roma e a de Avignon. Era inevitável que também espíritos corretos, como Vicente Ferrer, se encontrassem do lado do papa ilegítimo. Fez tudo o que podia para restituir à Igreja a unidade. Percorreu quase toda a Europa, pregando com sua robusta voz, e um fato um tanto milagroso costumava acontecer em suas pregações: falava em sua língua materna e os fiéis de outras línguas o entendiam. Um grande arauto da mensagem cristã que, também na velhice, tinha tanto vigor na voz e pregava tão bem que as igrejas não continham as multidões. Por onde andava tinha de pregar em enormes praças. Em suas pregações fustigava os costumes, xingava, ameaçava. Recomposta a unidade da Igreja no concílio de Constância, Vicente viajou pela França na tentativa de pôr fim à guerra dos Cem anos. Morreu no dia 5 de março de 1419. - (((Um santo para cada dia – Paulus Editora)))).
--- (((FONTE geral: -- Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620). - SÃO VICENTE FERRER, ROGAI POR NÓS!

Nenhum comentário: