quinta-feira, 31 de março de 2022

LITURGIA. 02/04/2022, SÁB. DA IV SEMANA DA QUARESMA. S. Francisco de Paula Eremita. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

--- Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, NO CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, NO PERFIL facebook.com/paulomacieldaradio E instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- -

-- LITURGIA. 02/04/2022, SÁBADO, IV SEMANA DA QUARESMA. Cor: Roxa. Ano C. Rito: Missa própria/Prefácio da Quaresma. Ofício do dia. PARA comemoração: São Francisco de Paula - eremita. SANTO: São Francisco de Paula - Eremita.
--- 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jr 11, 18-20): "... 'Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício,' ...". SALMO RESPONSORIAL: Sl  7,  2-3. 9bc-10.  11-12  (R.: 2a). "R: Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.". EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São João (Jo 7, 40-53): "...'Ninguém jamais falou como este homem.'" FONTE: NOVAALIANCA.COM.BR. 
---

--- SANTO DO DIA 2 DE ABRIL: São Francisco de Paula - Eremita. (FONTE: rs21.com.br). --Quem já atravessou o estreito de Messina terá perguntado por que um dos ferry-boat traz o nome na proa: são Francisco de Paula. Há cinco séculos um frade muito magro pelos jejuns e longa viagem pediu em vão a todos os barqueiros o favor de o transportarem do outro lado. Como todos se recusassem ele estendeu o seu velho manto sobre a água e velejou para o outro lado até o porto de Messina. O prodígio valeu ao frade a fama de milagroso e no futuro o título de santo padroeiro dos marinheiros. A vida toda deste grande santo está repleta de milagres. Viveu num ambiente de honrarias e ambições, mas não se corrompeu. Sua fama ultrapassou os Alpes e o próprio rei da França, Luís XI, exigiu que o papa lhe mandasse o santo calabrês para curá-lo de uma grave doença. O humilde frade, avisado por um mensageiro do papa, saiu com destino a Paris. O soberano não queria morrer, mas o santo conseguiu reconciliá-lo com Deus e fazê-lo aceitar a morte. Antes de morrer, Luís o nomeou diretor espiritual do seu filho e sucessor, Carlos VIII. Francisco nasceu na Calábria em 1416. Foi o mais jovem fundador de Ordem religiosa. Aos 13 anos vestiu o hábito franciscano, mas depois de dois anos já havia desaparecido. Após alguns anos um caçador o descobriu. A fama da santidade e dos milagres atraiu numerosos jovens desejosos de seguir seu exemplo. Fundou o mosteiro de Cosenza de são Francisco de Assis, os Mínimos. Aos três votos de pobreza, castidade e obediência acrescentou um quarto, o do jejum quaresmal, da quarta-feira de cinzas até sábado santo: pão, peixe, verdura e água. As duras penitências não lhe abreviaram a vida: 91 anos. Morreu na sexta-feira santa, 2 de abril de 1507. Foi canonizado em 1519, apenas a doze anos da morte. Um santo para cada dia – Paulus Editora.
-- (((FONTE geral: -- Rede Século 21: Rua João Previtale, 1834 - Alto da Colina - Valinhos/SP - CEP: 13272-315 - Fone: +55 (19) 3871-9620).
- São Francisco de Paula - Eremita, ROGAI POR NÓS!
--- HOMILIA DO EVANGELHO. Reflexão: Pe. Guido Mottinelli, RCJ. "Na Palestina Jesus inicia sua longa caminhada, percorrendo as regiões da Galileia, Samaria e Judeia, e o povo que o escuta é formado por pessoas simples, sem cultura, sem o necessário para o seu sustento. Mas será este povo o primeiro destinatário da pregação de Jesus. Quanta gente será beneficiada, curada, convertida e libertada. A pregação de Jesus começa a surtir o efeito desejado, quando as multidões se multiplicam, e um grupo de doze homens será chamado pelo mesmo Jesus de “apóstolos”, isto é, “enviados” a pregar o evangelho no mundo. Hoje somos nós os continuadores dos apóstolos, iniciando a evangelização nas dependências de nossas casas, no aconchego da família, e instruindo as pessoas que precisam ser tocadas pela graça de Deus."

Nenhum comentário: