quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Liturgia da Palavra. 6ª-f., 1º de outubro de 2021. Sta. Teresinha do Menino Jesus. XXVI S.T.C. Voz: Paulo Maciel

-TEXTO, pesquisa, redação e edição: repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES, para facebook.com/paulomacieldaradio; instagram.com/paulorobertomaciel6/, BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com e CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel

LITURGIA DA PALAVRA. SEXTA-FEIRA, 01/10/2021. Cor do paramentos litúrgicos: Branca. Rito: Ofício da Memória.  Missa de Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem e Doutora da Igreja. Primeira Leitura: Leitura do Livro de Baruc (Br 1, 15-22): "Ao Senhor nosso Deus, cabe justiça; enquanto a nós, resta-nos corar de vergonha...". ; Salmo Responsorial: Sl 78 (79 na Bb. Hbr.) 1-2. 3-5. 8.9 (R. 9b). "R - Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos, ó Senhor!". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 10, 13-16): "...quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou". (FONTE: diversas, 29/09/2021)

--


--SANTO DO DIA 01/10/2021: Santa Teresinha do Menino Jesus. (Fonte: a12.com). - A vida da Santa Teresinha do Menino Jesus marca na História da Igreja uma nova forma de entregar-se à religiosidade. No lugar do medo do "Deus duro e vingador", ela coloca o amor puro e total a Jesus, amor puro, infantil e total, como deixaria registrado nos livros "Infância Espiritual" e "História de uma alma". Teresinha na França, em 02 de janeiro de 1873. Foi batizada com o nome de Maria Francisca. Nasceu numa família muito religiosa. Aos quinze anos conseguiu permissão para entrar no o Carmelo, em Lisieux, concedida especial e pessoalmente pelo Papa Leão XIII. Sua obra não frutificou pela ação evangelizadora ou atividade caritativa, mas sim em oração, sacrifícios, provações, penitências e imolações, santificando o seu cotidiano enquanto carmelita. Teresinha teve seus últimos anos consumidos pela terrível tuberculose que, no entanto, não venceu sua paciência com os desígnios do Supremo. Morreu em primeiro de outubro de 1897 com vinte e quatro anos, depois de prometer uma chuva de rosas sobre a Terra quando expirasse. Essa chuva ainda cai sobre nós, em forma de uma quantidade incalculável de graças e milagres alcançados através de sua intervenção em favor de seus devotos. O papa Pio XI a chamou de "Padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo”.

---REFLEXÃO: A vida de Santa Terezinha do Menino Jesus expressa, de um lado, uma meiguice, uma candidez, um respeito à natureza e às pessoas que a cercavam, mas, por outro lado, fica explícito que a mesma tinha uma têmpera, uma força interior. Santa Terezinha do Menino Jesus veio para demonstrar que o lugar comum: ponto de ônibus, a queixa de um parente, os desencontros no ambiente profissional, tudo isto podem ser transformados em momentos alegres para Deus.

---ORAÇÃO: Santa Teresinha, a vós recorremos em nossas trevas. Alcançai para nós, para a nossa pátria, as luzes do Divino Espírito Santo, para que todo o nosso íntimo seja luz e claridade, para que recebamos sempre os raios benéficos e esplêndidos de quem se apresentava ao mundo como a Luz celeste. Amém!

- Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!

- COLABORAÇÃO: Padre Evaldo César de Souza

----Reflexão do Padre Guido Mottinelli, RCJ (FONTE: rs21.com.br - 29/09/2021): "Hoje celebramos Santa Teresinha do Menino Jesus, uma das santas mais amadas no mundo. Ainda muito jovem, superou dificuldades para entrar no Carmelo de Lisieux, na França, onde consagrou-se ao Senhor como religiosa. Faleceu aos 24 anos de idade. Foi declarada Doutora da Igreja pelo Papa João Paulo II. Também seus pais, Luiz e Zeli, são santos e foram canonizados pelo Papa Francisco. Teresinha encontrou a santidade no oferecimento de tudo o que acontece no dia a dia. Quando se retirava para o descanso noturno, dizia: “Meu Senhor, o que devia fazer no dia de hoje, já fiz. Agora vou dormir, mas toda vez que o meu coração bater nesta noite, ofereço como um ato de amor ao Senhor”. Propósito: Consagrar tudo que faremos no dia como um ato de amor a Deus.

----PALAVRAS DO SANTO PADRE (PAPA fRANCISCO): "A fé em Deus pede que renovemos todos os dias a escolha do bem em vez do mal, a escolha da verdade em vez da mentira, a escolha do amor ao próximo em vez do egoísmo. Aqueles que se converterem a esta escolha, depois de terem experimentado o pecado, encontrarão os primeiros lugares no Reino do Céu, onde há mais alegria por um só pecador que se converte do que por noventa e nove justos (cf. Lc 15, 7). Mas a conversão, mudar o coração, é um processo, um processo que nos purifica das incrustações morais. E por vezes é um processo doloroso, porque não há caminho para a santidade sem alguma renúncia e sem combate espiritual. Mas isto, mesmo o menor compromisso concreto, não pode ser feito sem a graça. A conversão é uma graça que devemos pedir sempre: “Senhor, concedei-me a graça de melhorar. Dai-me a graça de ser um bom cristão”. (Angelus, 27 de setembro de 2020). -- (fonte: vaticannews.va/pt/palavra-do-dia/2021/10/01

Nenhum comentário: