sábado, 3 de julho de 2021

LITURGIA. 08/07/2021, 5ª-F., XIV SEMANA DO T. C., Beato Eugênio III. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ ---

---LITURGIA DA PALAVRA. 08/07/2021, QUINTA-FEIRA. XIV SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano B. Rito: Ofício do dia. Santo do dia: Beato Eugênio III. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Gênesis (Gn 44, 18-21.23-29; 45, 1-5): "...'Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.'...". SALMO RESPONSORIAL: Sl 105,16-17.18-19.20-21 (R: 5a). R - "Lembrai as maravilhas do Senhor!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 10,7-15): "...'De graça recebestes, de graça deveis dar!'" Fonte: novaalianca.com.br. ----

--SANTO DO DIA 8 DE JULHO: -
Beato Eugênio III. (FONTE: a12.com). O Papa Eugênio III nasceu em Monte Magno, numa família cristã, rica e da nobreza italiana. Foi batizado com o nome de Bernardo Paganelli, estudou e recebeu a ordenação sacerdotal na diocese de Pisa.

Possuía um temperamento reservado, era inteligente, muito ponderado e calmo. Em 1130 ele teve um encontro com Bernardo Claraval, fundador da Ordem dos monges cisterciense. Cinco anos depois ingressou no mosteiro dirigido pelo amigo e vestiu o hábito cisterciense. Tornou-se conhecido e foi escolhido para abrir um mosteiro. Foi consagrado abade pelo Papa Inocêncio II. Quando este Papa morreu, o abade Bernardo foi eleito Papa. Ele assumiu o pontificado com o nome de Papa Eugênio III. Ele era o homem adequado para enfrentar a difícil e delicada situação que persistia na época. Roma estava agitada e às voltas com graves transtornos políticos. Muitas casas de bispos e cardeais já tinham sido saqueadas. Por isto, os cardeais resolveram escolher o abade Bernardo, justamente porque ele estava fora do colégio cardinalício, portanto isento das pressões políticas. Mas mesmo assim teve de fugir de Roma a noite, horas após sua eleição. Apoiado pelo povo, o Papa Eugênio III retornou para Roma e assumiu o controle da cidade, restabelecendo a paz. Mas infelizmente ela durou pouco. Em 1146 teve que fugir novamente e exilou-se na França por três anos. Só retornou a Roma depois de receber ajuda do imperador alemão Frederico Barba-Roxa. Morreu no dia 08 de julho de 1153, depois de governar a Igreja por oito anos e cinco meses, num período complicado e violento da História. O Papa Eugênio III foi beatificado em 1872.

--REFLEXÃO: Eugênio foi um boníssimo Papa, habituado a quietude e a modéstia, manso e humilde de coração. Cresceu em maturidade e santidade, entre perseguições e lutas pela causa de Cristo. Soube conciliar a austeridade da vida monástica com as exigências da dignidade papal. Peçamos a Deus o dom da constância e da fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo. ---ORAÇÃO: Deus eterno e todo-poderoso quiseste que o Beato Eugênio III governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo nosso Senhor. Amém! -- Beato Eugênio III, ROGAI POR NÓS! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

Nenhum comentário: