quarta-feira, 28 de julho de 2021

LITURGIA. 01/08/2021, DOM., XVIII SEMANA DO T. C., Sto.Afonso Maria de Ligório. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ ---

---LITURGIA DA PALAVRA. 01/08/2021, DOMINGO. Santo Afonso Maria de Ligório, Doutor da IgrejaXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: verde. Ano B. Rito: Glória, Creio - Prefácio do Domingo. Santo do dia: Santo Afonso Maria de Ligório. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Êxodo (Ex 16,2-4.12-15): "...'Eis que farei chover para vós o pão do céu.'....". SALMO RESPONSORIAL: Sl 77 (78) . "R: O Senhor deu a comer o pão do céu." 2ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios (Ef 4,17.20-24): "não continueis a viver como vivem os pagãos, cuja inteligência os leva para o nada." Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 6,24-35): "...'estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos.'. ..." Fonte: rs21.com.br. ---Reflexão: Pe. Guido Mottinelli, RCJ: "Iniciamos o mês de agosto, dedicado à apreciação de todas as vocações, desde a mais comum para a família, até as mais especiais, quais a vida sacerdotal e religiosa. Todos somos chamados a cumprir o grande projeto de Deus, que é a nossa santificação. Neste primeiro Domingo destacamos a vocação mais nobre, a do sacerdote. O Padre é a “ponte entre Deus e a humanidade”, como afirmava Santa Catarina de Sena; a vida do sacerdote requer uma consagração total a Deus, para o bem espiritual dos fiéis que são entregues aos seus cuidados pastorais. Rezemos para os nossos padres, e não esqueçamos: o presente mais bonito que Deus pode dar a uma família é doar-lhe um filho que se torne sacerdote. Propósito: Repitamos frequentemente: “Enviai, Senhor, apóstolos santos à vossa Igreja”.
------

-----SANTO DO DIA 01 DE AGOSTO: Santo Afonso Maria de Ligório. (FONTE: a.12.com). - Afonso Maria de Ligório nasceu no dia 27 de setembro de 1696, no povoado de Marianela, em Nápoles, na Itália. Filho de pais cristãos, ricos e nobres, que ao se depararem com sua inteligência privilegiada, deram-lhe todas as condições e suporte para se tornar uma pessoa brilhante. Enquanto seu pai o preparava nos estudos acadêmicos e científicos, sua mãe se preocupava em educá-lo nos caminhos da fé e do Cristianismo. Ele cresceu um cristão fervoroso, músico, poeta, escritor e, com apenas dezesseis anos de idade, doutorou-se em direito civil e eclesiásticoEle sempre foi muito prudente, atendia a todos, ricos ou pobres, com igual empenho. Era um advogado bem sucedido, mas em uma ocasião, por influências políticas desonestas, acabou perdendo uma importante causa. Após este acontecimento, decidiu abandonar tudo e seguir a vida religiosa. Ele concluiu os estudos de teologia, sendo ordenado sacerdote aos trinta anos, em 1726. Seu pai demorou a aceitar sua decisão, mas vendo as ações do filho, acabou reconhecendo a graça de Deus presente nele. Afonso colocou seus talentos a serviço do povo de Deus. Em suas pregações, usava as qualidades da oratória e colocava sua ciência a serviço do Redentor. As suas palavras eram um bálsamo aos que procuravam a reconciliação e orientação através do confessionário, ministério ao qual se dedicou durante todo o seu apostolado. Aos que lhe perguntavam qual era seu lema, dizia: "Deus me enviou para evangelizar os pobres"Em 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor, destinada exclusivamente à pregação aos pobres, às regiões de população abandonada, sob a forma de missões e retiros. Em 1762, aceitou ser o Bispo da diocese de Santa Águeda dos Godos. Entretanto, a saúde enfraquecida o fez retirar-se de volta para o convento, onde continuou a escrever. Durante a vida, chegou a escrever mais de 120 livros e tratados. Dentre os mais célebres estão: Teologia Moral; Glórias de Maria, Visitas ao SS. Sacramento e o Tratado sobre a oração. Afonso Maria de Ligório morreu aos noventa e um anos, no dia 1º de agosto de 1787. Santo Afonso é doutor da Igreja e padroeiro dos confessores e moralistas.  
---REFLEXÃO: ---ORAÇÃO: Ó Deus, que marcastes pela vossa doutrina a vida de Santo Afonso Maria de Ligório, concedei-nos, por sua intercessão, que sejamos fiéis à mesma doutrina, e a proclamemos em nossas ações. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém! -- Santo Afonso Maria de Ligório, ROGAI POR NÓS! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

Nenhum comentário: