Liturgia Diária da Palavra,1º-07-2019,2ª-f.,13ª Semana do Tempo Comum. Dia de São Galo. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Gênesis (Gn 18,16-33): “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?”. Salmo Responsorial (Sl 102,1-2. 3-4. 8-9. 10-11 (R. 8a)): "R. O Senhor é indulgente, é favorável.”. Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 8,18-22): "'Segue-me, e deixa que os mortos sepultem os seus mortos.'". Fonte: www.liturgiadiaria.cnbb.org.br . TEXTO, edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (27/06/2019)
SANTO DO DIA 1º DE JULHO: SÃO GALO- (Fonte: www.a12.com ):
Filho de pais nobres e ricos, Galo nasceu na França no ano 489. Na sua época era costume os pais combinarem os matrimônios dos filhos. Por isto, ele estava predestinado a se casar com uma jovem donzela de nobre estirpe. Mas Galo desde criança já havia dedicado sua alma à vida espiritual. Para não ter de obedecer à tradição social, ele fugiu de casa, refugiando-se num convento.
Ele era tão dedicado às cerimônias da Santa Missa que se especializou nos cânticos. Contam os escritos que, além do talento para a música, era também dotado de uma voz maravilhosa que encantava e atraía fiéis para ouvi-lo cantar no coro do convento.
Sua atuação religiosa fez dele uma pessoa querida. Foi designado para atuar na corte de Teodorico. Em 527, quando morreu o bispo Quinciano, Galo era tão querido e respeitado que o povo o elegeu para ocupar o posto.
Se não bastasse sua humildade, piedade e caridade, para atender às necessidades do seu rebanho, Galo protagonizou vários prodígios ainda em vida. Salvou sua cidade de um pavoroso incêndio que ameaçava transformar em cinzas todas as construções locais e livrou os habitantes de morrerem vítimas de uma peste que assolava a região.
Ele morreu em 01 de julho de 554, causando forte comoção na população, que logo começou a invocá-lo como santo nas horas de dor e necessidade.
Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
Reflexão:
Destaca-se na pessoa de São Galo seu zelo pela liturgia da Igreja.
Para ele, o zelo pelas celebrações, tornando-as agradáveis e profundas,
era um meio de trazer mais pessoas para viver o mistério de Cristo. A
Igreja sempre deu à liturgia um lugar de destaque. Celebrar com
dignidade e criatividade é parte essencial da vida cristã. Como a sua
comunidade tem celebrado o mistério da morte e ressurreição de Jesus
Cristo?
Oração:
Deus Pai de bondade, que criaste o ser humano para a felicidade e o
dispuseste para cantar o seu louvor, alcançai-nos viver com amor o
mistério do Cristo e que possamos, a exemplo de São Galo, revestir-nos
de humildade para que o vosso nome seja engrandecido. Por Cristo nosso
Senhor. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário