terça-feira, 10 de junho de 2014

Primeiro Impostômetro do estado do Espírito Santo funciona na sede da FINDES, em Vitória


 
Começou a funcionar na quinta-feira (29 de maio de 2014) o primeiro Impostômetro capixaba, instalado na sede do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). O instrumento de monitoramento dos tributos será implantado em Vitória por meio de parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) – um dos idealizadores do projeto e o responsável pelo cálculo dos dados.
Os números fornecidos pelo Instituto apontarão o montante arrecadado no Brasil durante o ano, minuto a minuto. Até o momento, cerca de R$ 696 bilhões foram recolhidos. Para o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, a instalação do Impostômetro dá visibilidade ao alto valor pago em impostos pelos brasileiros ao Governo Federal, nem sempre percebido pela população.
“Um dos principais entraves ao crescimento da indústria no Espírito Santo e no Brasil é a altíssima carga tributária. É preciso debater, urgentemente, uma reforma no país, a fim de garantir maior competitividade aos nossos produtos e promover o crescimento econômico do Estado. Nós, da Findes, temos orgulho de participar deste movimento e contribuir para o debate com os poderes constituídos”, destaca o presidente.

Segundo estudo do IBPT, o brasileiro trabalhará até o dia 31 de maio, apenas para pagar impostos, o equivalente a 41% dos salários. Na comparação com o Produto Interno Bruto (PIB) do país, a carga tributária chega aos 36,4%, a segunda maior da América Latina – atrás apenas da Argentina (37,3%) – e uma das 30 maiores do mundo.
 *Para visualizar o Impostômetro é necessário que o seu navegador de internet tenha o plug-in do Adobe Flash. Caso não tenha, você pode baixar aqui.

FONTE:Saite do Sistema FINDES

Nenhum comentário: