(Fonte: www.ipea.gov.br)
SIPS e Nota Técnica lançados na quinta tratam da tolerância às agressões e casos de estupro
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Ipea lança duas pesquisas que abordam a questão da violência contra as mulheres. O evento foi nesta quinta-feira, dia 27 de março, na sede do Instituto, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Bl. J, Ed.BNDES/Ipea, auditório do subsolo).
O primeiro estudo é o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre o tema tolerância social à violência contra as mulheres, que traz um primeiro levantamento de opiniões e percepções da sociedade brasileira sobre questões como o sexismo e a violência contra as mulheres. A pesquisa de campo obteve, por exemplo, opiniões da sociedade sobre a pertinência ou não de intervenção estatal em brigas de marido e mulher, e sobre se comportamentos femininos supostamente influenciam casos de agressão e estupro. O SIPS será divulgado por Rafael Osorio, diretor de Estudos e Políticas Sociais do Ipea.
Em seguida, Daniel Cerqueira, diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, apresentará um estudo inédito com uma radiografia sobre o estupro no Brasil e os condicionantes associados à vitimização recorrente; às consequências para as vítimas; e ao tratamento oferecido pelo SUS. A pesquisa intituladaEstupro no Brasil: Uma Radiografia Segundo os Dados da Saúde é o primeiro estudo quantitativo nacional que trata desta temática. A partir de dados do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (SINAN), foram analisados todos os registros deste crime no país. O intuito é compreender mais detalhadamente o fenômeno, para contribuir de forma efetiva nas políticas públicas orientadas para a superação desse grave problema social.
Rafael Osorio e Aparecida Gonçalves, secretária de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), participarão da mesa de abertura. Para o debate, estarão presentes Natália Fontoura, especialista em Gestão Governamental e Políticas Públicas do Ipea, Lourdes Bandeira, secretária-executiva da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM-PR), e Nina Madsen, do Cfemea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário