sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

LITURGIA.19/01/26 -2ª-F.-- I S.T.C.-SANTOS: Remígio de Rouen, Liberata e Faustina... POR rep.Paulo Maciel

- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - Paulo Roberto Maciel Maciel - facebook.com/paulomacieldaradio

Missa, Igr.V.Lenira. 8h,1-1-26. Rep.Paulo Maciel
- LITURGIA. 19/01/2026 - SEGUNDA-FEIRA - II SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO LITÚRGICO "A". Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. - 1ª Leitura: Leitura do Primeiro Livro de Samuel (1Sm 15, 16-23): "... porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele te rejeitou....". - Sl 49 (50), 8-9. 16bc-17. 21. 23 (R. 23b). R.: "A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Marcos (Mc 2, 18-22): "...'o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar'....". - FONTE: Várias publicações católicas.

- SANTOS DO DIA 19 DE JANEIRO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano

- São Mário. DE ACORDO com pesquisa do padre Evaldo César de Souza, CSsR, a memória de São Mário está ligada ao martírio do século terceiro. Junto com ele está a memória de outros mártires: Marta, sua esposa, Audifax e Ábaco, supostamente seus filhos e o padre Valentim. Os cinco testemunhos foram narrados cerca de um século depois dos fatos, o que dificulta separar fatos de tradições orais. A tradição conta que Mário e sua família vieram da Pérsia para Roma, venerar os túmulos de Pedro e Paulo. Nos arredores da cidade acabaram ajudando o padre Valentim a enterrar os corpos de duzentos e sessenta mártires, que jaziam decapitados e abandonados ao lado de uma estrada. Eles foram flagrados no cemitério e presos. Todos morreram, pois não renegaram a fé e se recusaram a prestar culto ao imperador. Os homens foram decapitados na Via Cornélia, e Marta, mesmo informando que ainda não havia recebido o batismo, também morreu afogada num poço fora dos muros de Roma. SÃO MÁRIO, ROGAI POR NÓS! - São Macário Magno, presbítero e abade (†c. 390). Discípulo de Santo Antão, viveu como eremita no deserto durante mais de cinquenta anos. Tendo se juntando ao seu redor vários discípulos, constituiu com eles o mosteiro de Scete, no Egito. - São Bassiano, Bispo (†409). Lutou junto com Santo Ambrósio de Milão para defender seu povo da heresia ariana, ainda viva na Diocese de Lodi, Itália. - Santas Liberata e Faustina, virgens (†580). Duas irmãs pertencentes a uma nobre família de Piacenza (Itália). Enlevadas com a vida ascética, fundaram perto do lago de Como o Mosteiro de Santa Margarida. - São João, Bispo (†595). Na diocese de Ravena, cuidou eximiamente das necessidades da Igreja quando a Itália estava devastada pela guerra contra os lombardos. - São Remígio de Rouen, Bispo (†c.762). Irmão do rei Pepino o Breve. Teve grande influência na introdução do canto gregoriano na França. - Santo Arsênio, Bispo (†séc. X). Abraçou a vida monástica aos doze anos. Nomeado Bispo de Corfu, Grécia, foi muito dedicado à sua grei e assíduo à oração noturna. - Beato Marcelo Spínola y Maestre, Bispo (†1906). Arcebispo de Sevilha, Espanha, demonstrou ardente zelo pela santificação das almas.

Nenhum comentário: