- PESQUISADO POR repórter/radialista/blogueiro/youtuber Paulo Maciel, de Colatina/ES
- REDES digitais/telemáticas/web: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - facebook.com/paulomacieldaradio - Paulo Roberto Maciel Maciel
| Foto: Ari Dias/AEN |
- O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa do Paraná, em regime de urgência, em 8/11/25 (sábado), que prevê auxílio mais célere às famílias das cidades atingidas pelo tornado de 7/11/2025 9sexta-feira). Até então a lei permitia apenas repasse fundo a fundo com municípios e a mudança vai permitir o repasse direto de recursos financeiros às famílias que tiveram as casas destruídas, especialmente no município de Rio Bonito do Iguaçu. Os critérios serão estabelecidos por decreto, mas a ideia é liberar até R$ 50 mil por família. A Assembleia realiza duas sessões extraordinárias em 9/11/25 (domingo).
O Estado já decretou calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu após 90% da cidade ter sido impactada. De acordo com o chefe da Defesa Civil Estadual, coronel Fernando Schunig, a medida visa agilizar a reconstrução das moradias e garantir apoio imediato à população afetada. “Os prejuízos são muito grandes, os danos são severos e esse apoio do Estado é essencial neste momento”, destacou.
O governador Ratinho Junior esteve na região na manhã de sábado (8/11) e autorizou a liberação imediata de recursos para os municípios atingidos. As verbas serão aplicadas em obras emergenciais como reconstrução de estradas, pontes, escolas, creches e unidades de saúde que foram destruídas. Ele disse que "a nova lei vai possibilitar auxiliar na recuperação de maneira muito mais célere".
Equipes da Cohapar, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e das prefeituras trabalham nos levantamentos.
O trabalho de recuperação envolve uma ação integrada entre diversos órgãos do Estado, incluindo Defesa Civil, Fundepar, Secretaria da Saúde, Copel, Sanepar e Cohapar. Também foram ativadas linhas de crédito pelo BRDE e pela Fomento Paraná para atender empreendedores locais afetados pela tragédia.
O Estado também trabalha com a possibilidade de locação de hotéis da região para abrigar famílias em situação de vulnerabilidade, principalmente pessoas com deficiência ou acamadas. Muitas casas estão completamente destruídas, sem condição de uso. Por isso, procura-se garantir acolhimento digno até que a reconstrução avance. A mesma medida foi tomada durante as enchentes em União da Vitória e São Mateus do Sul, em 2023.
A Defesa Civil Estadual coordena, junto às prefeituras da região, a instalação de abrigos temporários em municípios como Laranjeiras do Sul e Quedas do Iguaçu, além da remoção de entulhos e da limpeza das áreas afetadas.
- Equipes da Saúde do Paraná já fizeram 750 atendimentos a vítimas do tornado
- Com mais de mil desalojados e desabrigados, governo e municípios preparam abrigos
FECAP – Desde 2023, o Governo do Paraná já investiu R$ 61,2 milhões em ações específicas de recuperação e de prevenção nos municípios com recursos do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap). Ao menos 102 municípios foram atendidos nos últimos três anos, com a grande maioria dos casos para recuperação em situações de emergência, como vendaval, tornado, enxurrada, geada e estiagem. Ele tem como finalidade custear, no todo ou em parte, ações de resposta e de recuperação de áreas atingidas por desastres que tiverem a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecidos. Os recursos são transferidos diretamente aos fundos municipais, dispensando a celebração de convênio e demais instrumentos jurídicos. - Publicação: 08/11/2025 - 17:20. Editoria: Defesa Civil.
Governo do PR decreta estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu
- O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, decretou (Decreto 11.838/2025 ), em 8/11/2025 (sábado), estado de calamidade pública no município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, após o tornado que atingiu cerca de 90% das residências e prédios comerciais, provocando seis mortes (número parcial). O governador foi à cidade acompanhando o trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das equipes estaduais que prestam atendimento à população e fazem o levantamento dos danos à infraestrutura. Ele disse que movimentou as equipes do Interior e também da Capital, principalmente para atender a população desabrigada, e também foram acionados hospitais da região para reforçar os atendimentos. Agora será feito o levantamento local da infraestrutura atingida. O estado de calamidade pública permite dar mais celeridade aos atendimentos e à liberação de recursos. Serão estudadas estratégias para a reconstrução das moradias e alojamentos garantirão o amparo às famílias. O decreto de calamidade pública é uma medida administrativa que reconhece oficialmente a gravidade da situação em um município ou região. Ele permite que o Governo Estadual adote procedimentos emergenciais, como a dispensa de licitações, a mobilização imediata de recursos e o pedido de apoio federal. O objetivo é acelerar a resposta às situações de desastre e dar suporte mais rápido à população atingida. A partir do decreto, o município também pode solicitar recursos da União e do Fundo Estadual de Calamidade Pública, além de firmar convênios emergenciais para reconstrução. MOBILIZAÇÃO – Desde a noite de sexta-feira (7/11/2025), equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Sanepar, Copel e Secretaria de Estado da Saúde trabalham em conjunto para restabelecer os serviços essenciais e atender a população. O Governo do Estado também enviou ambulâncias, maquinários, caminhões e tropas de apoio de várias regiões do Paraná. - Publicação: 08/11/2025 - 10:20. Editoria: Defesa Civil.
- (Pesquisado no site do Governo do Estado do Paraná - parana.pr.gov.br - por repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES - 08/11/2025)
Nenhum comentário:
Postar um comentário