segunda-feira, 3 de julho de 2023

LITURGIA. 9/7/23 - DOM. - XIV SEMANA DO TEMPO COMUM. SANTOS: Paulina, Melânia e Mª dos Anjos,... Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

- Edição, PESQUISA e postado por repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NOS ENDEREÇOS TELEMÁTICOS @paulorobertomacielmaciel7919 - BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, PERFIL Paulo Roberto Maciel Maciel E instagram.com/paulorobertomaciel6/

- LITURGIA. 09/07/2023 - DOMINGO. XIV SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano A. Rito: Missa Própria, Gloria, Creio, Prefácio do Domingo. 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias (Zc 9, 9-10): "...Eis que vem teu rei ao teu encontro; ele é justo, ele salva...". - SALMO RESPONSORIAL: Salmo responsorial: Sl 144 (145), 1-2.8-9.10-11.13cd-14 (R. 1b). R.: "- Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!  ". 2ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos (Rm 8, 9.11-13): "se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis.". EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Mateus (Mt 11, 25-30): "... 'o meu jugo é suave e o meu fardo é leve'....". - (Fonte: ) -- (FONTE: revista.arautos.org - e Martirológio Romano) - [...].
Santa Madre Paulina
- SANTOS DO DIA 9 DE JULHO: -
 Santa Paulina, virgem (†1942). Nascida na Itália, mudou-se para o Brasil quando ainda criança. Fundou em Nova Trento, Santa Catarina, a Congregação das Filhas da Imaculada Conceição, para a assistência aos pobres e abandonados. ... Amábile Lucia Visintainer, em religião Madre Paulina do Cora­ção Agonizante de Jesus, é a fundadora da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Concei­ção. Nasceu em 16 de dezembro de 1865, numa tarde de inverno, em Vígolo Vattaro, pitoresca cida­de da província de Trento, ao nor­te da Itália, dominada naquele tem­po pelo Império Austro-Húngaro.... Era chamada de “anjo da guarda” pela carida­de para com a avó paterna. E “uma santa” pelas companheiras de trabalho. Como ofício escolhia casulos para fiar a seda e dividia a sua me­renda com as amigas mais pobres. Todas eram unânimes em concordar que o nome, Amábile, ia mui­to de acordo com a sua bela alma.... em se­tembro de 1875, Vigolo Vattaro assistiu à partida do terceiro grupo de emigrantes que vinham em bus­ca do Brasil. Aqui a família dirigiu-se para o atual Estado de Santa Catarina, aportando na cidade de Itajaí. Por sugestão de um padre jesuíta, ins­talaram-se na localidade de Al­fe­res, no vale do rio Tijucas. Sempre amparada pelos padres italianos da Companhia de Jesus, aos 12 anos Amábile fez a primeira comunhão, começando a parti­cipar da vida paroquial. Ficou encarregada de dar catecismo às crianças, fazer visitas aos doentes e cuidar da limpeza da capela, o que fazia com esmero.... Com 25 anos de idade, Amábile, tendo a permissão de seus pais e o apoio do Pe. Marcello Rocchi, SJ, deixou a casa paterna e, juntamente com uma companheira, foi morar num pequeno casebre para cuidar de uma senhora cancerosa.... Estava plantada a primeira semente da obra de Madre Paulina. Era o dia 12 de julho 1890. Dessa data em diante, ela se deixaria consumir pela caridade em favor dos mais necessitados.... A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição tem hoje mais de 600 religiosas e se espalha por todo o Brasil, atingindo também outros seis países latino-ame­ricanos e três africanos. A primeira casa da Congregação foi fun­dada no povoado de Vígolo, nos arredores de Nova Trento (SC), a 100 quilômetros de Florianópolis.... Em 1938 teve início sua via-sa­cra com os sofrimentos causados pela diabetes que contraiu. So­freu am­­putações progressivas no braço direito. A doença levou-a pos­teriormen­te à cegueira completa. A 9 de julho de 1942, ... entregou a sua esplendorosa alma ao Pai Eterno. Passou desta vida à Pátria Celeste, deixando “em todos os presentes, a impressão de calma e de uma santa entrada na eternidade”. Sua vida terrena dura­ra 76 anos, 6 meses e 24 dias... São Nicolau Pieck, presbítero, e companheiros, mártires (†1572). Sacerdote franciscano torturado e enforcado pelos calvinistas junto com 10 religiosos de sua ordem e oito sacerdotes seculares em Brielle, Holanda, por defenderem o Primado do Papa e a Presença Real de Jesus na Eucaristia.

Santa Verônica Giuliani, abadessa (†1727). Aos dezessete anos, ingressou como religiosa capuchinha no mosteiro de Città di Castello, Itália. Recebeu os estigmas da Paixão do Senhor. - São Joaquim He Kaizhi, mártir (†1839). Catequista estrangulado em Guiyang, China, por sua Fé cristã. - Beata Joana Scopelli, virgem (†1491). Religiosa carmelita, fundou em Reggio Emilia, Itália, um mosteiro do qual foi prioresa. Destacou-se por sua grande devoção a Nossa Senhora e suas austeras penitências. - Beatas Melania e Maria dos Anjos, virgens e mártires (†1794). Religiosas ursulinas martirizadas durante as perseguições da Revolução Francesa. - Beato Fiel Chijnacki, mártir (†1942). Religioso capuchinho preso durante a ocupação da Polônia e enviado ao campo de concentração de Dachau. - Beata Maria de Jesus Crucificado  Petkovič, virgem (†1966). Fundou na diocese de Dubrovnik, Croácia, a Congregação das Filhas da Misericórdia Franciscanas.

Nenhum comentário: