quinta-feira, 31 de dezembro de 2020
LITURGIA 02/01/2021, Sáb., Santo do dia: São Basílio Magno. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES
-Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: www.instagram.com/paulorober.tomaciel6/
- LITURGIA DA PALAVRA.02/01/2021, SÁBADO. SANTOS BASÍLO E GREGÓRIO, BISPOS E DOUTORES. Cor: Branca. Ano B. Rito: Prefácio do Natal ou dos Pastores - Ofício da Memória. Santo do dia: São Basílio Magno.
1ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São João (1 Jo 2,22-28): "...poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.. ....". Sl 98, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R: 3a): R - "Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus". Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 1,19-28): "...'Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias'....". Fonte: www.novaalianca.com.br . ---
SANTO DO DIA 02 de Janeiro: - São Basílio Magno. (FONTE: www.a12.com)-
Basílio nasceu na Capadócia no ano 329. Pertencia a uma família de santos. O jovem estudou em Atenas e Constantinopla e foi sua irmã, Macrina, que o levou para a vida religiosa. Após fecunda experiência de vida com os monges do deserto, Basílio escreveu suas famosas "Constituições", primeira regra de vida espiritual destinada aos religiosos e referência para toda a vida religiosa posterior.
Seu jeito de pregar encantava cristãos e judeus. Era tão admirado que recebeu o cognome de “Magno”, ou seja, era um grande pregador e evangelizador. Basílio mantinha uma intensa atividade em favor dos pobres. Doava tudo o que ganhava para eles. Foi o primeiro bispo a fundar um hospital para aos carentes e depois criou asilos e orfanatos.
Seus sermões são repletos de citações da Sagrada Escritura. Escreveu seus textos de maneira agradável, clara, profunda e convincente. Muito belas são suas cartas, cerca de quatrocentas, que nos inspiram gestos e palavras de amor pelo próximo. Trabalhava e escrevia sem cessar, apesar da saúde débil. Sofrendo de hepatite, quase não podia se alimentar, a ponto de sua pele tocar os ossos. Morreu dia 02 de janeiro de 379, com apenas quarenta e nove anos.
---REFLEXÃO: São Gregório Nazianzeno, amigo de Basílio e também santo da Igreja, afirmou: "Basílio santo, nasceu entre os santos. Basílio pobre viveu pobre entre os pobres. Basílio, filho de mártires, sofreu como um mártir. Basílio pregou sempre; com seus lábios e com seus exemplos, e seguirá pregando sempre com seus escritos admiráveis".
---ORAÇÃO: Deus, nosso Pai, enriquecestes a Igreja e deste-nos em São Basílio um exemplo de que a vossa Palavra é vida e luz para nossos corações. Por sua intercessão, sejamos dignos da vocação a que fomos chamados, e tudo façamos para que o vosso Reino de justiça cresça no meio dos homens. Por Cristo nosso Senhor. Amém! -- São Basílio Magno, ROGAI POR NÓS! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário