segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Confira mais alguns resultados das Eleições 2016 para prefeito em 2º turno

(Texto e pesquisa: Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel) 
Em Belo Horizonte/MG, foi eleito Alexandre Kalil (PHS); em Curitiba/PR, o veterano Rafael Greca (PMN) voltará a administrar a cidade; na capital de Santa Catarina, Florianópolis, o novo prefeito é Gean Loureiro (PMDB); em Porto Alegre/RS, o PSDB governará pela primeira vez a capital gaúcha com Nelson Marhezan Júnior. No Centro-Oeste, aos 82 anos, voltará a comandar a Prefeitura de Goiânia pela quarta vez o veterano Íris Rezende (PMDB), cuja primeira eleição ocorreu há cinquenta anos e que já galgou vários cargos importantes na política, como ministro, governador, senador.
Iris Rezende Machado (Foto de divulgação; TSE) é natural de Cristianópolis/GO, já governou o estado de Goiás e concorreu pela coligação “Experiência e Confiança”, formada pelo PMDB, DEM, PDT, PRP, PTC e PRTB. Em 2017 completará 83 anos e será o prefeito mais idoso das capitais de estados brasileiros. Na região Nordeste, Geraldo Júlio (PSB) foi reeleito prefeito da capital de Pernambuco, Recife; no Ceará, a capital Fortaleza teve o prefeito Roberto Cláudio (PDT) também reeleito para o mandato 2017-2020. Em Belém/PA, foi reeleito o prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB); e em Manaus/AM, outro reeleito é Artur Virgílio Neto (PSDB). Segundo analistas políticos, o grande vencedor das Eleições 2016 (contando também com os resultados do 1º turno) foi o PSDB, com destaque para a influência política do governador de São Paulo, Geraldo Alkcmin (Foto de divulgação: www.saopaulo.sp.gov.br).
O PSDB teve uma vitória emblemática no 1º turno, que foi a do empresário João Doria em São Paulo-Capital, a maior cidade do país, justamente um candidato estreante indicado e apoiado por Alckmin. No 2º turno o governador paulista ganhou também em importantes cidades do maior estado brasileiro, tanto com o PSDB e aliados do PSB. O PMDB elegeu um maior número de prefeitos nas cidades menores, porém, na densidade eleitoral (em cidades mais importantes) o vencedor foi o partido dos tucanos.
O presidente da República, Michel Temer (PMDB), também sai vitorioso pois, além do seu partido, os outros aliados foram os grandes vitoriosos deste pleito de 2016, incluindo o PSDB. (Foto de Michel Temer reproduzida de imagens da TV: Paulo Maciel)

Nenhum comentário: