terça-feira, 6 de agosto de 2013
EDP Escelsa alerta: chuveiro elétrico pode ser o vilão da conta de luz no inverno. A Distribuidora reuniu algumas dicas para economia de energia na hora do banho
Vitória, 01 de agosto de 2013 – No período do inverno, o chuveiro elétrico pode se tornar um vilão e representar um aumento significativo na conta de luz no final do mês. Para isso, a EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, alerta que o uso racional do equipamento pode ser um grande aliado na economia da energia elétrica. O chuveiro elétrico pode representar entre 30% e 45% do valor da fatura de uma residência de uma família, com uma média de quatro pessoas, no final do mês.
As dicas começam antes da escolha do modelo do chuveiro, isso porque a potência elétrica do equipamento está diretamente relacionada ao investimento nas instalações elétricas da residência, uma vez que, quanto maior a potência do chuveiro, mais elevado será o consumo de energia e, consequentemente, maior deverá ser a capacidade dos fios e do disjuntor do circuito.
Na hora da compra do chuveiro, o gestor Executivo da EDP Escelsa, Amadeu Wetler, informa que um dos fatores fundamentais para a economia de energia é a potência. “Geralmente, os produtos de menor potência esquentam menos a água. Mas, se o fluxo de água for diminuído, o chuveiro aquece o suficiente para o banho e ainda reduz o consumo de água, contribuindo para meio ambiente”.
Outro fator fundamental é a mudança de hábito. “Banhos mais curtos, consomem menos energia. Além disso, a questão da segurança nas instalações é muito importante, água e energia elétrica não combinam e uma fuga de corrente elétrica pode causar um acidente. Por isso, as conexões devem ser feitas e isoladas para que não ocorra aquecimento. Acima de tudo, para um banho seguro, jamais toque no chuveiro com ele ligado, a chave inverno/verão deve ser acionada com o chuveiro sempre desligado”, acrescenta Wetler.
O gestor Executivo da EDP Escelsa orienta ainda que se na hora do banho o consumidor identificar algum cheiro de algo queimando, pode indicar aquecimento em uma uma conexão mal feita. “Desligue o chuveiro imediatamente e chame um eletricista para promover os reparos”, alerta.
Confira algumas dicas para economia de energia na hora de utilizar o chuveiro elétrico:
- Sempre que possível, mantenha o chuveiro na chave "verão". O consumo de energia é cerca de 30% menor que na posição inverno;
- Evite banhos longos. Usar o chuveiro representa despesas de água e energia. O consumidor deve limitar seu tempo debaixo do banho de água quente ao mínimo indispensável;
- Não faça a barba, escove os dentes ou se depile debaixo do chuveiro;
- Ao ensaboar-se ou lavar os cabelos, desligue o chuveiro. Com essa atitude, um banho que dura, em média, de 8 a 10 minutos, pode demorar no máximo 3 ou 4 minutos;
- Siga as instruções de instalação do produto conforme o manual e dicas do fabricante. Uma fiação antiga ou mal instalada pode significar um desperdício de energia elétrica;
- Nunca reaproveite uma resistência queimada, pois aumenta o consumo e põe em risco a sua segurança;
- Limpe periodicamente os furos de saída de água do chuveiro. Isso possibilitará uma água mais quente ao abrir menos o registro;
Você sabia?
Quando, no meio do banho quente, o chuveiro desliga porque caiu o disjuntor quando alguém ligou um microondas, por exemplo, significa que o circuito elétrico não está corretamente dimensionado para um consumo tão grande de energia ao mesmo tempo. Neste caso, a dica é não colocar a segurança em risco e recorrer a um eletricista capacitado para fazer uma avaliação da fiação elétrica as sua residência.
EDP Escelsa inova com o projeto Boa Energia Solar -
Reforçando o seu compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus clientes, com ações que reduzem a conta de luz e contribuem para a preservação do meio ambiente, a EDP Escelsa está desenvolvendo o projeto o Boa Energia Solar.
Ao todo, 4.240 residências nos bairros Serra Dourada I, II e III, Eldorado e Novo Horizonte, na Serra, Prolar e Itanguá, em Cariacica, Jabaeté e Jacarenema, em Vila Velha, Estrelinha e Nova Palestina, em Vitória, e um conjunto residencial em Castelo, interior do Estado, estão recebendo a instalação de painéis solares nas casas para aquecimento de água, permitindo, assim, a substituição dos chuveiros elétricos existentes nas casas por outros mais eficientes.
“A economia média no valor da fatura com a utilização de equipamentos eficientes, como lâmpadas fluorescentes, e por meio do uso dos chuveiros com aquecimento solar pode variar entre 25% a 30%”, informa Wetler.
As residências recebem, gratuitamente, a instalação de painéis solares para o aquecimento da água, reservatório térmico para armazenamento, misturadores de água quente e fria para regular a temperatura até que a água fique agradável ao banho, além de orientações de técnicos capacitados sobre a perfeita utilização dos equipamentos.
O sistema que está sendo implantado pela EDP Escelsa garante que a luz do sol será suficiente para aquecer a água do banho em cerca de 80% dos dias do ano.
Sobre a EDP Escelsa - A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,35 milhão de unidades consumidoras, em 70 municípios capixabas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.
(FONTE: Fernanda Lozer, da Assessoria de Imprensa)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário