sexta-feira, 20 de abril de 2012
Viagens de turismo pelo Brasil. Aparecida, São Paulo, Campos do Jordao, Rio ...
Viagem com roteiro turístico e religioso a Aparecida-SP (I)
TEXTO: Paulo R.Maciel para reporterpaulomaciel.blogspot.com
Muitas excursões (viagens religiosas, de turismo ou de negócios) são realizadas frequentemente, partindo de Colatina-ES com destinos diversos. Há pessoas experientes nesse trabalho (guias) que lideram as viagens orientando os participantes. As viagens podem ser semanais, mensais, anuais com planos de pagamento variados. Os contatos são mantidos via telefone com os organizadores. É uma opção para quem não quer procurar as agências de turismo, que são mais especializadas em profissionais no ramo. Semanalmente ocorrem viagens bate-volta destinadas principalmente aos conhecidos sacoleiros, que vão às compras nas lojas populares do Brás e da Rua 25 de Março, na cidade de São Paulo-SP. Os ônibus voltam carregados. Eu, particularmente, gosto de fazer apenas turismo. Quando não vou por minha conta em ônibus das linhas normais ofertadas pelas empresas de viação, escolho um guia indicado por amigos e entro em contato.Das viagens mais marcantes que excursionei ressalto a que teve como roteiro cidades históricas de Minas Gerais (Mariana, Ouro Preto, Congonhas do Campo, Gruta de Maquiné...) chegando até a Belo Horizonte, e a mais recente cujo ponto culminante foi a cidade de Aparecida (terra de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil, onde fica o Santuário Nacional de Aparecida), no estado de São Paulo. O roteiro incluiu também o Brás e a 25 de Março na capital paulista, Guratiguentá (terra do Santo Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, e da Gruta de Água Sagrada de Nossa Senhora de Lourdes), Cachoeira Paulista (sede da organização católica Canção Nova), Campos do Jordão e a cidade do Rio-RJ.
Partimos de Colatina numa quinta-feira (12-01-2012) por volta das 11 horas, em três ônibus-leito da Viação Cordial. Os veículos tinham poltronas muito confortáveis, ainda que não se comparem ao leito caseiro. A viagem teve algumas interrupções em pontos específicos para receber novos passageiros mas parada mesmo para um pequeno relaxamento, higiene pessoal e refeições só no Apoio Rodoviário (espécie de minirrodoviária à beira das rodovias). Antes disso, no interior do ônibus, houve instruções gerais e distribuição de biscoitos, salgados, doces, água e refrigerante.Filmes e shows artísticos foram exibidos em DVD durante o percurso para distrair os turistas. Um dos contratempos que atrasaram a viagem durante a ida foi um acidente de trânsito perto de Iconha-ES. Saindo de Colatina, pude observar mais atentamente a passagem por Serra, Cariacica, Viana, Iconha, Rio Novo do Sul e Rio Itabapoana, na divisa com o estado do Rio de Janeiro. A parada para jantar foi no Ponto de Apoio da Rede Flecha, em Campos-RJ, onde chegamos às 20 horas e partimos uma hora depois.
Às 5 horas da madrugada de sexta-feira estávamos chegando a Aparecida. Os estandes das feiras de produtos diversos já começavam a ser montados nas ruas que cercam o Santuário. É a partir dali que a economia do local se movimenta, em meio a muitos hotéis e restaurantes. Pouco antes das 6 horas, quem não quis ir direto pro hotel participou de uma viagem até a capital paulista, onde visitamos o Brás e a 25 de Março. Ficamos na conhecida Feirinha da Madrugada, onde todos foram liberados para passeio ou compras até o fim da tarde quando retornamos a Aparecida. Chegamos ao América Palace Hotel a tempo de jantar antes de nos recolhermos ou conhecer um pouco das atrações da noite de Aparecida.
(CONTINUA...)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
No Brasil cada cidade deve ser emocionante. Um país quente com pessoas muito animadas e simpáticas.
Postar um comentário