segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
Notícias da Diocese de Colatina, Prefeitura Municipal, Governo do Estado e Assembleia Legislativa
Campanha da Fraternidade 2012 será lançada no dia 22
“Fraternidade e Saúde Pública” é o tema da Campanha da Fraternidade 2012, que será lançada oficialmente em todo o Brasil no dia 22 de fevereiro, Quarta-Feira de Cinzas. O objetivo desta edição da campanha, que tem como lema “Que a Saúde se difunda sobre a Terra”, é refletir a dificuldade de milhões de brasileiros em ter acesso à assistência pública de saúde. “É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas”, alerta o texto-base da campanha. Entre os materiais disponíveis para aprofundamento no assunto estão texto-base, oração, hino oficinal (com partitura), cantos quaresmais e cartaz. A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela acontece desde 1964 e convida todos os cristãos a refletirem um tema atual e desafiador para a sociedade brasileira. A discussão do assunto acontece ao longo de todo o ano, mas é intensificada durante o tempo quaresmal.
Oração da Campanha da Fraternidade 2012
Senhor Deus de amor,
Pai de bondade,
nós vos louvamos e agradecemos
pelo dom da vida,
pelo amor com que cuidais de toda a criação.
Vosso Filho Jesus Cristo,
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos
e de todos os sofredores,
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.
Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,
e que a saúde se difunda sobre a terra.
Amém.
...
15 anos de episcopado: dom Décio recebe o carinho de fiéis e religiosos
O bispo diocesano de Colatina, dom Décio Sossai Zandonade, se emocionou com o carinho da comunidade na missa celebrada em ação de graças pelos seus 15 anos de Ordenação Episcopal. Centenas de pessoas acompanharam a celebração, que aconteceu na Catedral de Colatina, no dia 2 de fevereiro. Além de cerca de 40 padres, o arcebispo emérito de Vitória, dom Silvestre Scandian, também prestigiou dom Décio. Durante a missa, dom Décio abriu oficialmente a 8ª Assembleia Diocesana de Pastoral, convocando a todos para trabalharem e rezarem pelo bom andamento de todo o processo. Em sua homilia, o bispo enumerou uma série de informações pessoais sobre suas conquistas, desafios e frustrações. “Muitas coisas bonitas aconteceram. Nada por meu esforço ou mérito. Tudo por pura graça e misericórdia”, afirmou. Clique aqui e confira a homilia na íntegra, com trecho inédito. A Diocese de Colatina presenteou dom Décio com uma viagem à Terra Santa, local que o bispo ainda não conhece. “Amo muito esta Igreja Particular. Amo muito a vocês. Deus os abençoe”, emocionou-se.
Confira, a seguir, a poesia que foi declamada no momento da homenagem a dom Décio.
DOM DÉCIO
Assim é Dom Décio
Nascido em Venda Nova
Sua terra de paixão
Filho de Máximo e Amélia
Família de muitos irmãos
Desde o ventre materno
Maria, Mãe das vocações
Já o tinha em seu coração
Com seu “Sim”
Iniciou sua grande missão.
Assim é Dom Décio...
Sereno, atencioso, carinhoso
Quando fala das crianças
Parece trazer lembranças
Do seu tempo de infância
É um grande pai amoroso
Da juventude também
É um eterno apaixonado
Brilha nos olhos uma luz
Fala entusiasmado.
Assim é Dom Décio...
Um homem de oração
Quando sai pra viajar
De Oséias ou Jeremias...
Jamais põe o pé na estrada
Sem o rosário meditar
Mais se o chofer for devagar
Vai se cansar de escutar
Vai meu irmão, vai meu irmão,
A confiança dele
Nos impulsiona a avançar.
Assim é Dom Décio
Incansável,
Com sonhos audaciosos
Uma Rádio Diocesana
Pra melhor comunicar
O IESIS em Ibiraçu
Pra formação continuar
E o santuário Nossa Senhora da Saúde
Para todos abençoar
De onde vêm os recursos
Ele arregaça as mangas
Mas também diz...
Que Deus vai providenciar.
Assim é dom Décio
Sempre a evangelizar
Pois nesta data festiva
Vem alegre anunciar:
Está aberta a 8ª Assembleia
Prioridades das prioridades
Testemunhar Jesus Cristo
No céu,na terra e no mar.
Assim é Dom Décio
Um poeta, um artista
Não estou mentindo, posso provar
Todos viram na Canção Nova
Com a Eliana cantar.
Sua alegria é maior
Quando pega no acordeom
Puxando de lá pra cá
Menino da Porteira, Chico Mineiro
Gosta muito de tocar.
Mas a que mais lhe emociona
Agora vou lhes contar:
Sou caipira Pirapora Nossa Senhora...
(Fonte: Diocese de Colatina)
...
Procon de Colatina alerta sobre golpe da lista telefônica
O Procon de Colatina está alertando a população sobre o golpe da propaganda em lista telefônica que vem sendo praticado com frequência na cidade. O alerta está sendo feito com base no número de reclamações recebidas pelo órgão. Segundo o Procon, a prática é uma investida de golpistas de São Paulo e de outros estados para ganhar dinheiro fácil. O golpe consiste em uma ligação recebida por empresários propondo a divulgação de propaganda na lista telefônica, fazendo constar o número de telefone. De acordo com as queixas os empresários pagam um contrato duvidoso e em seguida é só decepção. Segundo o coordenador do Procon, Marcelo Carvalho Pretti, o contrato é enviado via fax sem valor. É solicitado pagamento da primeira parcela. “Logo se percebe que tudo não passa de um golpe. E o pessoal da lista telefônica ameaça colocar o nome do anunciante no SPC e Serasa, bem como protesto em cartórios, caso as demais parcelas não sejam quitadas, gerando prejuízos financeiros e emocionais” destaca o coordenador. O Procon pede que os consumidores fiquem atentos e aconselha que ninguém deve efetuar pagamento de boleto, assinar contratos que pairam dúvidas e nem passar para estranhos dados pessoais e de empresa por telefone e por fax. Os consumidores que se sentirem lesados devem procurar o sede do Procon que fica localizada na rua Papa Pio XII, Nº 240 - Bairro Esplanada (Térreo do prédio do antigo Fórum).
...
Continuam abertas inscrições para oficinas do Cras
O Cras (Centro de Referência de Assistência Social), do Bairro São Vicente, ainda está com inscrições abertas para quem quer participar das oficinas que começou a realizar no último dia 6, pela manhã e à tarde. As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, de 8 às 18 horas, para as comunidades da região de sua abrangência, formada pelos Bairros Colatina Velha, Bela Vista, São Judas Tadeu, Santa Margarida e IBC. Abaixo, as oficinas oferecidas pelo Cras. Mais informações, pelo telefone 3721-8099.
-Projeto Brincando e Aprendendo - (crianças de 0 a 6 anos) segundas e quartas-feiras (8 às 10 horas), e nas segundas e quintas-feiras (13 às 14h30).
-Teatro - (7 a 14 anos) nas terças e quintas-feiras (8 às 10 horas) e nas segundas e quartas-feiras (15 às 17 horas).
-Pintura - (a partir dos 15 anos) segundas e quartas-feiras (8 às 10 horas), nas segundas-feiras (13h30 às 15h30) e nas quartas-feiras (15 às 17 horas);
-Percussão - ( a partir dos 7 anos) nas terças e quintas-feiras (8 às 10 horas);
-Violão e teclado (Projeto Sinfonia) - ( a partir dos 7 anos) segundas-feiras (8 às 11 horas e 13 às 17 horas);
-Balé - ( até 10 anos) quartas-feiras (14 às 15 horas)
-Caixa decorativa - (a partir dos 15 anos) terças e quintas-feiras (8 às 10 horas e 13h30 às 15h30).
-Esporte infantil - (7 a 13 anos), nas segundas e sextas-feiras (8h30 às 10h30), e terças e quintas-feiras (14 às 17 horas)
-Esporte juvenil - (14 a 20 anos), nas terças e quintas-feiras (8 às 10 horas) e nas segundas e sextas-feiras (15 às 17 horas)
-Ginástica - ( a partir dos 15 anos) nas segundas, quartas e quintas-feiras (7 às 8 horas e de 18 às 19 horas)
-Capoeira - ( a partir dos 7 anos) nas quartas-feiras (8h30 às 10h30 e 13h30 às 15h30).
-Informática - ( a partir dos 12 anos) todos os dias da semana (13h30 às 15, de 17h10 às 19h30 e das 18 às 19h30) (8 vagas)
(Fonte: Prefeitura)
...
Governo do ES apresentará proposta de implantação do Samu 192 no Norte
O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), discute com prefeitos da Região Norte capixaba, nesta terça-feira (14/02), em São Mateus, uma proposta de implantação do Samu 192. O serviço funcionará em parceria com o Governo Federal e os municípios. A proposta inicial elaborada pela Sesa contempla 28 municípios das Macrorregiões Centro e Norte do Espírito Santo (veja a lista abaixo), abrangendo uma população de 836.071 habitantes. Atualmente, o serviço atua em 12 municípios das regiões Metropolitana da Grande Vitória, Serrana e Litoral Sul, com cobertura até Piúma. Segundo a coordenadora estadual do Samu 192, Engre Beilke, durante a reunião, será explicado o que é o serviço e sua forma de implantação, além da importância da central de regulação médica das urgências. O objetivo é ampliar o acesso à saúde da população em toda a região abrangida. A meta da Sesa é oferecer cobertura do serviço para todas as regiões do ES – a Região Sul também será contemplada conforme reunião realizada no fim do ano passado. Quem sai ganhando é a população, que passará a contar com uma referência na assistência pré-hospitalar de emergência e também com uma rede de urgência organizada para o atendimento médico. Hoje, o atendimento do Samu abrange uma área de 1.793.942 habitantes. Conta com 355 profissionais, 17 Unidades de Suporte Básico, seis Unidades de Suporte Avançado e quatro Motolâncias. Desde sua criação, em 2006, o serviço já recebeu 3,09 milhões de ligações - sendo 1,6 milhão de trotes -, realizou 443 mil regulações médicas e 216 mil envios de ambulâncias.
- Água Doce do Norte
- Águia Branca
- Alto Rio Novo
- Baixo Guandu
- Barra de São Francisco
- Boa Esperança
- Colatina
- Conceição da Barra
- Ecoporanga
- Governador Lindenberg
- Jaguaré
- Linhares
- Mantenópolis
- Marilândia
- Montanha
- Mucurici
- Nova Venécia
- Pancas
- Pedro Canário
- Pinheiros
- Ponto Belo
- Rio Bananal
- São Domingos do Norte
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- Sooretama
- Vila Pavão
-Vila Valério
(Fonte: Governo do Estado)
...
Agrotóxico é tema de debate em município do noroeste capixaba
A Comissão de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa (Ales) promoveu audiência pública o último dia 9 no município de Água Doce do Norte, região Noroeste do Estado, para discutir o uso abusivo e irregular de agrotóxicos. Trabalhadores rurais, representantes da sociedade civil e do poder público lotaram o auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) local. A audiência foi solicitada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Água Doce do Norte. De acordo com José Maia Custódio, presidente do Sindicato, a falta de informações por parte dos agricultores e também daqueles que fazem aplicação do produto é um dos maiores problemas. “A utilização dos agrotóxicos se dá em maior escala em propriedades que atuam ainda com o monocultivo. Têm surgido no município muitos casos de câncer e alergia. Não há exame laboratorial que indique o veneno como causador das doenças, mas há relatos de pessoas que passaram mal após o consumo de produtos locais”, afirmou José Maia Custódio. Uma das normas legais para o uso de agrotóxicos é a proibição de aplicação a menos de 30 metros de cursos de água para que rios, córregos e nascentes não sejam contaminados. Mas durante a audiência foram apresentadas fotos de frascos de agrotóxicos jogados à beira de mananciais que abastecem a cidade. Para o representante do Movimento dos Pequenos Proprietários de Água Doce do Norte, Bruno Pilon, o problema do uso indevido dos agrotóxicos é, acima de tudo, social. “Este modelo de agricultura utiliza muito veneno. Em 1990, produzíamos mais de 380 toneladas de arroz, por exemplo. Hoje, o município só produz 80 toneladas. Ou as pessoas pararam de comer ou a terra perdeu a sua função social”, questionou. O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Cada pessoa ingere, por ano, 5,2 quilos do produto. De 2000 a 2008, o Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 43.214 casos, sendo 14% deles referentes a pessoas vitimadas pelos venenos agrícolas, a segunda maior causa de intoxicação no Estado. A situação preocupa o deputado Genivaldo Lievore (PT), presidente da Comissão de Cidadania e dos Direitos Humanos. “A Comissão vai dar agora encaminhamentos às sugestões apontadas na audiência. Uma delas é a política de agroecologia, com a realização de uma feira, e outra é a luta pela implantação de uma escola agrícola no município”, disse o petista. Segundo o chefe do escritório do Incaper de Água Doce do Norte, Evandro Braga, já existe projeto de uma feira agroecológica para solucionar os problemas sociais, econômicos e de saúde dos agricultores locais. “Vamos capacitar 35 produtores para explorarem lavouras orgânicas. Já temos algumas boas experiências no município e precisamos expandi-las”, argumentou. Água Doce do Norte integra a Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus e sua economia é constituída pela agropecuária, indústrias de mineração (extração de granito e petróleo) e destilarias de álcool. Além de Água Doce do Norte, fazem parte da mesma bacia os municípios de Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Mantenópolis, Mucurici, Nova Venécia, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.
(Fonte: ales)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário