quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Câmara de Colatina, Defesa Civil, Hospedagem, Santa Teresa, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Proerd, Vida de Jesus são destaques no Blog
Câmara Municipal de Colatina terá mais quatro vereadores
A Câmara Municipal de Colatina terá mais quatro vereadores em 2013. O projeto de emenda à Lei Orgânica que dispõe sobre esse aumento foi aprovado pela maioria dos vereadores na sessão ordinária do último dia 21. Em uma votação nominal, os vereadores Olmir Castiglioni (PSDB), Sérgio Meneguelli (PMDB) e Laudeir Cassaro (PT) foram contra a aprovação do projeto. No dia 7 de novembro, esse mesmo projeto foi colocado em primeira discussão e também havia sido aprovado pela maioria dos vereadores. Assim, para a próxima legislatura, Colatina terá 15 vereadores.
Matérias votadas na segunda-feira (17/11):
ÚNICA DISCUSSÃO: (Aprovado por unanimidade) - Projeto de Lei nº 125/2011, de autoria do Poder Executivo Municipal, que altera os artigos 2º, 5º, 7º e 11º, da lei municipal nº 4850, de 1º de julho de 2003, que institui gratificação de produtividade para os fiscais de renda do município de Colatina. As Comissões Permanentes de Legislação, Justiça e Redação Final e a de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas opinam pela aprovação. SEGUNDA DISCUSSÃO: (Aprovados por unanimidade)
- Projeto de Lei n° 108/2011, de autoria do Vereador Sérgio Meneguelli, que dispõe sobre a preferência no atendimento aos idosos na apreciação, resolução e análise de processos administrativos municipais. A Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final opina pela aprovação.
- Projeto de Lei n° 116/2011, de autoria do PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, que institui o Plano de Demissão Incentivada para empregados e servidores municipais do Município de Colatina. As Comissões Permanentes de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas opinam pela aprovação.
MOÇÕES: (Aprovadas por unanimidade)
- Moção n° 081/2011, de autoria do ERIVALDO LEITE DE OLIVEIRA, de aplausos ao Presidente da Associação de Moradores do Bairro São Marcos - Sr. Nilton Pereira, juntamente com a comunidade evangélica e católica.
- Moção n° 088/2011, de autoria do SERGIO MENEGUELLI, de pesar aos familiares do Sr. Herice Luis Neponucen.
- Moção n° 090/2011, de autoria do SERGIO MENEGUELLI, de pesar aos familiares da Sra. Maria Ilma Gomes Paiva.
- Moção n° 091/2011, de autoria do SERGIO MENEGUELLI, de pesar aos familiares da Sra. Helena Musso Dalla.
REQUERIMENTOS: (Aprovados por unanimidade)
- Requerimento n° 076/2011, de autoria do vereador CHARLES HENRIQUE LUPPI, dirigido ao Sr. Marcos Cani, Secretário Municipal de Saúde, requerendo informações sobre as obras da Unidade de Saúde do Bairro Santos Antonio, requerendo informações sobre a paralisação da construção e o recomeço da mesma.
- Requerimento n° 078/2011, de autoria do vereador WADY JOSÉ JARJURA, ao SANEAR, solicitando vistoria técnica no braço do Rio Doce no Bairro Honório Fraga (trecho Fisa) até chegar ao Vovô Balbino para constatar a necessidade da dragagem.
Terras retiradas de loteamentos precisam ser transportadas
Toda cidade que cresce precisa de aumentar a oferta de moradias. E em Colatina isso não é diferente. Vários loteamentos regularizados estão sendo feitos para suprir a demanda existente. Porém, o vereador Wady José Jarjura alerta para o fato de que, em alguns desses, as terras retiradas não estão sendo transportadas para locais seguros. O que deixa a população na iminência de um desastre. Afinal, a época das chuvas está chegando e essa terra pode virar lama e invadir as ruas. Jarjura disse que no loteamento do Parque dos Pássaros, por exemplo, o movimento de terras é grande e o transporte não está acontecendo. Com isso, uma hora de chuva pode ocasionar uma inundação em São Silvano. E a situação se repete no bairro Morada do Sol. Por isso, o vereador solicitou à prefeitura que fiscalize essa situação e acione as construtoras responsáveis pelas obras para que possam antecipar a retirada das terras. Evitando assim que uma tragédia ocorra. (30/09) (Fonte: Cristiane Salume - Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Colatina. Tel.: (0xx27 3722-3444)
...
Defesa Civil de Colatina se prepara para período de chuva
Devido às chuvas que têm caído na cidade, a Defesa Civil de Colatina vem se capacitando cada vez mais para atender as demandas de forma ágil e eficiente. Por isso seus funcionários têm participado de vários cursos promovidos pela Coordenação Estadual de Defesa Civil. Nos dias 16, 17, 18, 21 e 26 de novembro, os representantes da Defesa Civil estiveram em Vitória, onde participaram de um curso sobre como achar pontos de risco em prédios e outras estruturas quem fiquem dentro da cidade. Nesta sexta-feira (02/12), os membros da Defesa Civil vão para Guarapari onde vão receber o Curso Básico de Defesa Civil. O curso acontece no auditório do Corpo de Bombeiros Militar de Guarapari, das 9 às 17 horas, e vai falar sobre os procedimentos em casos de enchentes e como identificar áreas de risco na cidade e no interior. (Fonte: Prefeitura)
...
Plano de Ação para hospedagem é apresentado em Colatina
A Prefeitura Municipal de Colatina e o Sebrae discutiram recentemente, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) em Colatina, o Plano de Ação para os Meios de Hospedagem da Região. Segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o plano se faz necessário para tratar o turismo como um empreendimento economicamente viável e com grande possibilidade de desenvolvimento, aproveitando as potencialidades existentes em cada município pertencente à Região Doce Pontões Capixaba. O Plano de Ação elaborado para o desenvolvimento e o crescimento dos meios de hospedagem de Colatina e região tem o objetivo de estruturar e qualificar os setores que envolvem a infraestrutura turística e capacitar os envolvidos no setor. Para que o plano fosse elaborado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Colatina realizou em parceria com a Associação de Desenvolvimento do Turismo Doce Pontões Capixabas (Adetur), e o Sebrae oficinas para identificar os gargalos que envolvem e dificultam o desenvolvimento do turismo sustentável em nosso município e em nossa região. O Plano de Ação visa também propor aos empreendimentos do segmento de hospedagem que fazem parte da região Doce Pontões Capixaba, mecanismos de gestão, capacitação e desenvolvimento para o turismo sustentável, além de incrementar a indústria turística desenvolvendo ações que possam preservar os patrimônios culturais e naturais da região, gerando melhorias no atendimento ao hóspede e visitante da região. (Fonte: Prefeitura)
...
Programação de Natal em Santa Teresa começará no próximo sábado (03)
O clima de Natal já vai tomando conta da Região Turística das Montanhas Capixabas. A exemplo do projeto ‘Brilho de Natal’ em Domingos Martins, o município de Santa Teresa lançará no próximo sábado (03) o ‘Natal Luz 2011’. A terra dos colibris, como é conhecido o município, tem uma programação para lá de especial que segue até 18 de dezembro. A decoração natalina já toma conta da cidade, com adornos e milhares de microlâmpadas em locais como a Praça Augusto Ruschi a Praça da Prefeitura, o Polo de Ecoturismo, próximo da rodoviária, entre outros pontos. Residências e estabelecimentos comerciais também já estão "entrando no clima". Para completar, haverá uma extensa agenda cultural. As apresentações da tradicional Cantata de Natal da Escola Santa Catarina e do grupo Vozes e Cordas "Os Colibris" devem repetir o sucesso do ano passado e contagiar moradores e turistas. E tem ainda apresentações do Projovem Adolescente, Trombonistas da Serra dos Pregos e uma atração estadual, que é o VozES, coral dos servidores do Estado. Os palcos serão a Praça Augusto Ruschi, a Casa da Cultura e a Igreja Matriz. A Escola São Francisco de Assis (Esfa) também elaborou uma programação para o dia 8 de dezembro. Já o comércio - de olho no aquecimento das vendas - tem uma ação promocional coordenada pela Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), com vários prêmios que serão sorteados para os consumidores das lojas e serviços locais participantes. Mais informações com a Secretaria de Turismo e Cultura de Santa Teresa, pelo telefone (28) 3259-2357.
Programação:
Dia 03 - Praça Augusto Ruschi
18h30 - Apresentação do Gupo de Trombonistas da Serra dos Pregos
19 horas - Abertura Oficial
19h40 - Acender das Luzes de Natal
21 horas - Cantata de Natal da Escola Santa Catarina
22 horas - Apresentação do Quarteto de Violões do Projeto Vozes e Cordas “Os Colibris”
Dia 08 – Escola São Francisco de Assis (Esfa)
19 horas - II Noite de Natal da Esfa “Encantar para o Natal”- apresentações instrumentais natalinas e coral de alunos, pais e funcionários
Dia 10 - Praça Augusto Ruschi
19 horas - Apresentação de dança da Pestalozzi
19h30 - Apresentação do Grupo X-Style - Projovem Adolescente
20h00 - Apresentação do Grupo de Pagode Auto Estima - Projovem Adolescente
Dia 17 - Casa da Cultura
19 horas - Concerto de Natal com os alunos do Projeto Vozes e Cordas “Os Colibris”
Dia 18 - Igreja Matriz
18 horas - Apresentação VozES - Coral dos Servidores do Estado do Espírito Santo (Fonte: Governo do Estado)
...
Horta estimula preservação do meio ambiente em Governador Lindenberg
Uma horta feita na Escola Estadual Professor Santos Pinto, localizada no município de Governador Lindenberg, tornou-se muito mais que um espaço destinado ao plantio de hortaliças. O contato com a natureza feito constantemente durante as atividades possibilita o aprendizado sobre a preservação do meio ambiente e o reaproveitamento de materiais que, incialmente, pareceriam inúteis. A ideia, estruturada pelos estudantes do ensino médio juntamente com a professora de Ciências Iana Maria, foi um dos trabalhos de destaque apresentados na Feira de Ciências da unidade de ensino. No evento, comunidade escolar e familiares puderam conferir projetos feitos pelos alunos abordando assuntos voltados à reciclagem e às alternativas contra o desmatamento das florestas. Para construir a horta, os alunos levaram para a escola sementes e mudas de plantas, dando à unidade de ensino tons de verde e o colorido das flores. Além disso, garrafas PET foram recolhidas das ruas para serem aproveitadas nas paredes do canteiro. Depois que os vegetais começarem a crescer, eles serão utilizados para o consumo na escola ou, ainda, poderão ser levados para casa pelos alunos. “Por meio dessa ação, foi possível despertar nos jovens o interesse nas coisas simples da vida. Perceber que atitudes pequenas podem fazer toda a diferença foi uma lição muito importante ensinada a esses jovens. Por isso, investir desde cedo é garantir que o futuro do mundo estará salvo”, opina a diretora Márcia Regina. (Fonte: Governo do Estado)
...
Proerd forma 422 alunos em Baixo Guandu
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado, formará 422 alunos de nove escolas em Baixo Guandu, nesta quinta-feira, 1º de dezembro. A formatura será às 19h30min, no Ginásio Poliesportivo do município, e contará com a apresentação da Banda Municipal Lyra Guanduense. O encerramento ficará por conta da Banda Os Du Grotta. O curso começou no final de setembro deste ano e foi realizado para alunos de 20 turmas de escolas municipais, estaduais e particulares. Segundo o sargento Alderino Gonçalves, que ministrou as aulas para os formandos, o Proerd atinge 100% das escolas de todo o município e desde 2006 aproximadamente dois mil alunos já se formaram em Baixo Guandu. “Este curso foi maravilhoso. Os alunos aproveitaram bastante as aulas e ao final foi uma despedida com muito choro”, explicou o sargento Alderino. Além dele, o soldado Kalebe Madeira e a soldado Brenda Thomazin também deram aulas para os estudantes. Na formatura haverá um concurso de redação e o primeiro lugar feminino e masculino será premiado com uma bicicleta. Outra bicicleta será sorteada entre os demais participantes. Quem ficar no segundo e terceiro lugar receberá uma cesta de chocolates. Proerd - O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano D.A.R.E. – Drug Abuse Resistance Education – que surgiu em 1983. No Brasil, foi implantado em 1992 e atualmente tem como público alunos de quinta a sétima série, além de seus pais. No Espírito Santo ele é aplicado pela Polícia Militar desde 2001 e já atendeu 143.796 crianças e adolescentes. Em 2011, foi incluído no Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, do Governo do Estado, e atendeu 30.599 crianças e adolescentes de 487 escolas, em 48 municípios. A meta para 2012 é chegar a 44 mil alunos e aos 78 municípios do Estado. As comunidades e escolas públicas e particulares que quiserem participar do programa podem entrar em contato com a Unidade da Polícia Militar mais próxima, mandar um e-mail para proerd@pm.es.gov.br ou ligar para 3636-8723. (Fonte: Assessoria de Comunicação/PMES /Tenente Coronel Marcos Antonio Souza do Nascimento / Tel.: 3636-8717)
...
Espera em fila de cartórios não excederá 20 minutos
O tempo de espera por atendimento nos cartórios públicos do Espírito Santo não poderá exceder 20 minutos. É o que dispõe o Projeto de lei nº 327/2011, do deputado Glauber Coelho (PR), que esta semana recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa (Ales). Na proposta formulada pelo deputado, os cartórios deverão fornecer senhas de atendimento nas quais constará, impresso mecanicamente, o horário em que o cidadão a recebeu. A partir disso, o atendimento deverá ser feito em até 20 minutos. O cartório que ainda não tiver o sistema de senhas terá que providenciar. Deverá, ainda, afixar em local bem visível cartaz informando o tempo máximo de atendimento, bem como o número do telefone do Procon. O projeto, segundo Glauber Coelho, visa “coibir abusos cometidos por cartórios que não têm respeito com o cidadão no que diz respeito ao tempo de atendimento”. Em discurso no Plenário Dirceu Cardoso, Glauber Coelho ponderou que é comum as pessoas ficarem horas na fila de espera aguardando uma documentação ou uma simples procuração. E, muitas vezes, são tratadas “de forma irresponsável” pelos servidores do cartório. (Fonte: Aída Bueno Bastos / Web Ales)
...
Paroquianos da Catedral vão encenar a vida de Jesus em teatro musical
A Catedral de Colatina será palco do teatro musical “Jesus Cristo”, que será encenado no dia 11 de dezembro, após a missa das 19 horas. A ideia é da paroquiana Jussara Richa que, por meio de pesquisa bíblica, montou os atos que vão desde a anunciação do anjo Gabriel à Maria até a ressurreição de Jesus. Além da interpretação, a equipe envolvida na peça se preocupou com outros detalhes que farão toda a diferença. Um deles é o jogo de luzes que criará um ambiente para favorecer ao clima de oração. Outro recurso utilizado será a música. A cada ato, o coral da Catedral cantará um hino relacionado à cena apresentada. Ao todo, o coro será formado por 40 vozes adultas e 20 infantis. A peça conta com um elenco de 51 atores, todos membros da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Catedral), além de dois diretores, três técnicos de iluminação, um sonoplasta, um diretor de figurino e sete pessoas que vão apoiar na movimentação dos atores. (Fonte: Diocese de Colatina)
...
Empresa colatinense, Frisa é destaque no Brasil e nos mercados internacionais
A qualidade dos produtos do Frigorífico Rio Doce S/A (FRISA) ultrapassou as fronteiras nacionais e levou a carne brasileira para outros continentes. Segundo a empresa, o FRISA está preparado para atender a qualquer norma técnica ou sanitária exigida pelos mais rigorosos mercados. A flexibilidade de suas linhas de produção permite oferecer cortes especiais, adequados à tradição culinária, cultural e religiosa – halal e kosher, por exemplo – de cada país. Consumidores na União Européia, Oriente Médio, África e até no Extremo Oriente recebem os produtos FRISA. Esta tradição no mercado internacional consolidou-se graças à credibilidade do frigorífico, que trabalha com animais selecionados. Além disso, suas pastagens estão localizadas fora de qualquer área de risco para a ocorrência de males como febre aftosa e “vaca louca” ou BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina), entre outros. O abate, preparo e condicionamento da carne também seguem rigorosos padrões de qualidade. Depois de cortada e embalada a vácuo, a carne é estocada sob rígidas regras de resfriamento. A segurança alimentar é garantida pelo sistema internacional HACCP (Hazard Analysis and Critical Control Points). A empresa conta, ainda, com um moderno laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas dentro de suas instalações, a fim de monitorar a qualidade dos produtos do abate até à comercialização. EMPRESA - O FRISA foi criado em 1968 por um grupo de empresários que encontrou, na cidade de Colatina, no Espírito Santo, as condições ideais para instalar o primeiro frigorífico da região. As extensas áreas verdes passaram a receber um gado que poderia ser criado sem confinamento e engordado somente nas pastagens, seguindo uma dieta balanceada e rica em sais minerais. As carnes do FRISA conquistaram o mercado brasileiro e não tardaram a chegar também às mesas dos europeus e orientais. Para manter a tradição de qualidade, a indústria investe sempre em tecnologia e treinamento de pessoal especializado. Os cuidados com a carne vão desde o abate até a comercialização. O FRISA garante sua qualidade com procedimentos que vão desde a estocagem dos produtos – que é feita nas mesmas unidades onde é realizado o abate – ao transporte até o ponto de venda, em caminhões frigoríficos da empresa. O controle de todo processo garante a saúde dos consumidores. Nas unidades de abate e industrialização, todo cuidado é mantido. Sempre sob a supervisão do Serviço de Inspeção Federal (SIF), em todas as dependências do frigorífico, o abate e a desossa são feitos em ambiente próprio com os mais rígidos padrões de qualidade. A capacidade de produção diária é de mais de 100 toneladas de carne. Nas três principais unidades de abate do FRISA - Colatina, no Espírito Santo, Nanuque em Minas Gerais e Teixeira de Freitas na Bahia - a capacidade de abate é de 1500 cabeças por dia. O processo de embalagem é outro ponto forte do frigorífico. Embalada à vácuo, a carne é transferida para as câmaras de maturação em bandejas. Para garantir que as carnes cheguem ao consumidor sem passar por mudanças de temperatura, a empresa possui uma frota própria de mais de 100 caminhões frigoríficos. Já para o melhor controle das vendas realizadas no Brasil e no exterior, o FRISA conta com um importante apoio logístico no seu entreposto do Rio de Janeiro. Sua capacidade de estocagem - 10 mil toneladas - é a maior de todas as unidades do FRISA que, ao todo, pode armazenar até 20 mil toneladas de carne. (Fonte: Frisa)
Marcadores:
Baixo Guandu,
Camara Colatina,
Frisa.,
Governador Lindenberg,
Proerd,
vereadores,
Vida de Jesus Cristo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário