PARCERIA APRIMORA TRABALHO DE PRODUTORES RURAIS
Uma parceria entre Prefeitura Municipal de Colatina, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) campus Itapina ofereceu mais uma etapa do curso de capacitação em Derivados do Leite – queijos e iogurtes, voltado para produtores rurais. É a chance que eles tem de aprimorar as técnicas da fabricação de queijos e iogurtes. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural o objetivo do curso é fazer com que o produtor aprenda e aprimore técnicas de fabricação, levando em consideração as boas práticas da fabricação dos alimentos exigidos e recomendados pelas legislações de alimentos. Além disso, oferecer mais uma fonte de renda para as famílias, e capacitar produtores na fabricação diversificada dos derivados do leite, aprimorando e ampliando o mix de produtos fabricados por eles. As aulas aconteceram nos dias 6, 7, 13 e 14 de agosto no Ifes campus Itapina, com 25 produtores inscritos. A carga horária é de 24 horas de curso.
Novas oportunidades
Devido ao grande número de interessados a Secretaria de Desenvolvimento Rural adianta que haverá uma nova chance para participar do curso. Isso porque provavelmente em outubro será feita uma lista de reserva de vagas. Os interessados deverão ficar atentos as publicações da Secretaria no site da Prefeitura (www.colatina.es.gov.br). Este é o segundo curso oferecido através da parceria Prefeitura, Ifes e Incaper. O primeiro aconteceu em maio deste ano e foi sobre Derivados da carne (embutidos), contou com a participação de 25 inscritos, sendo a maioria produtores rurais e funcionários de açougues de supermercados. Em novembro a palestra sobre o Serviço de Inspeção Municipal encerrara o ciclo de cursos desse ano. Nesse evento será entregue os certificados de todos os participantes dos eventos ocorridos durante o ano.
VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL
A Secretaria de Saúde promoveu no sábado, dia 14/08, a 2ª etapa da Campanha Nacional de Multivacinação contra a Paralisia Infantil ou poliomielite. Os pais levaram seus filhos menores de cinco anos à Policlínica e aos postos de saúde da cidade para imunizar as crianças. A vacinação é o meio mais eficaz de prevenir a poliomielite. A doença é causada pelo vírus (poliovirus) e transmitida através de via oral durante a fala, tosse ou respiro. A falta de saneamento básico e o elevado número de crianças morando em uma mesma residência favorecem a transmissão do vírus. No Brasil a vacinação acontece através de campanhas como essa, não existe tratamento específico, mas todos os casos com manifestações clínicas devem ser internados para acompanhamento médico. Por isso a importância da vacinação nas crianças.
CAMINHO DO SEMINARISTA 2010 QUER CHEGAR A 2 MIL INSCRITOS
O “Caminho do Seminarista” que acontece no próximo dia 28, começa animar os andarilhos que se preparam para a maratona que é um misto de fé, integração e esforço físico. Em sua sexta edição, a caminhada em pouco mais de uma semana de inscrições abertas, já conta com mais de 300 inscritos. No entanto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) destacou que as inscrições continuam abertas. A intenção da organização é superar a quantidade de participantes do ano passado que foi de 1,5 mil andarilhos e chegar a mais de duas mil pessoas percorrendo os antigos passos feitos pelos ex-seminaristas do Seminário Imaculado Coração de Maria entre os municípios de Colatina e Marilândia. As inscrições estão sendo feitas no site da Prefeitura Municipal, no endereço www.colatina.es.gov.br. Os primeiros mil inscritos ganharão o kit do andarilho composto de camisa e squeeze. A retirada do kit andarilho será entre os dias 23 e 27 de agosto na Sedetur, mediante a comprovação da inscrição e a entrega de 2 kg de alimentos. A concentração dos andarilhos acontecerá no dia 28 de agosto (sábado) em frente a Praça da Catedral de Colatina. Ao todo serão 25,5 km, ao longo do percurso serão quatro pontos de apoio com alimentos e água, além de ambulância e transporte de volta para quem retorna à Colatina.
CURSOS QUE MELHORAM A EQUIPE TÉCNICA DA PREFEITURA
A equipe técnica da Prefeitura concluiu mais dois cursos para aperfeiçoamento de suas competências, dentro do Programa de Capacitação de Gestores e Servidores Municipais, elaborado por meio das parcerias entre o município e a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). O curso de “Elaboração de projetos para a captação de recursos”, teve duração de 24 horas e aconteceu no Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo) Campus Colatina. Foram abordados assuntos como A cultura da inovação, A concepção de projetos, A árvore de problemas, A estrutura de um projeto, A apresentação de projetos e A visão do financiador. A responsável pela instrução foi a administradora de empresas e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Maria Cecília Bettero, que falou sobre a escrita de um projeto para a captação de recursos, por meio da exposição dos conceitos dos componentes de um roteiro básico de projetos, e da prática em grupo em sala de aula. O outro curso, de “Gestão da melhoria da qualidade do atendimento ao cidadão”, realizado no auditório do Ministério Público, capacitou servidores que atuam no atendimento ao cidadão a partir de um modelo de gestão que oferece instrumentos que auxiliam na melhoria da qualidade do seu trabalho diário. Foi apresentado pela administradora Cristina Batistuta, pós-graduada em Administração Financeira, Auditoria e Gerenciamento de Micro e Pequena Empresa e docente credenciada da Esesp e prestadora de serviço do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Na programação, os vários aspectos da questão do atendimento, como a administração pública voltada para o cidadão e as diretrizes para um padrão de qualidade, o acolhimento ao cidadão, as competências (conhecimento, habilidade e atitudes) para implementar o novo padrão de atendimento, estruturação, organização pública e o processo de trabalho, e ainda a equipe e o gestor. A secretária Municipal de Recursos Humanos, Dejane Brito do Nascimento Aguiar, disse que a Prefeitura vem cumprindo rigorosamente o cronograma de cursos que planejou para os seus servidores neste ano, mostrando o seu compromisso e sua responsabilidade com a melhoria da qualidade, tanto de atendimento ao público quanto das atividades da prestação de serviços desempenhadas para a população colatinense. Segundo ela, os resultados positivos que vêm sendo alcançados a cada curso realizado se devem às várias parcerias que a Secretaria firma, ao apoio da administração e também ao desempenho e força de vontade dos servidores.
COMEÇA PRIMEIRO MÓDULO DO PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
O primeiro módulo do Programa Formação pela Escola do Fundeb (Fundo Nacional de Educação Básica) começou no último dia 4, no auditório da Semed, com a realização da primeira fase, a presencial, que teve duração de oito horas e as participações de 40 profissionais de educação e também de servidores de outros setores da Prefeitura. A segunda fase deste módulo foi iniciada logo após o término do encontro do dia 4. O Programa consiste na realização de sete módulos, com duração de 40 horas cada, sendo oito horas na fase presencial (encontro), e 32 horas, à distância, em um período mínimo de 30 dias e máximo de 45. O término está previsto para o dia 22 de setembro. O Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), o Formação pela Escola, visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE, em parceria com a Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação). O objetivo é estimular a contribuição para a melhoria da qualidade da educação. É voltado para a capacitação de profissionais de ensino, técnico e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada, membros do comitê local do Plano de Ações Articuladas (PAR) e dos conselhos de controle social de educação que atuam na educação básica. São cursos de conhecimento sobre a execução das ações e programas, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalidade e mecanismos de controle social. Em busca de estimular a participação da sociedade nas ações. O participante é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem, realizado por um tutor do Programa, que desempenha o papel de orientador técnico e pedagógico (fase presencial e na educação à distância), e passará por um processo de autoavaliação, e ainda de avaliação que será realizado pelo tutor. Quem alcançar a nota mínima de 60 pontos receberá o certificado de conclusão do curso.
IESIS TEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO VOLTADO PARA LIDERANÇAS JOVENS RURAIS
O Instituto Espírito Santo de Inovação Social (Iesis) se prepara para colocar em prática sua primeira iniciativa: o Programa de Capacitação e Formação de Lideranças Jovens Rurais. A primeira etapa deste evento acontece de 27 a 29 de agosto, na sede do Iesis (Centro de Formação Nossa Senhora da Saúde), em Ibiraçu. O Iesis é um organismo da Diocese de Colatina, criado para apoiar a realização de atividades inovadoras e de inspiração cristã, capazes de transformar a sociedade por meio da educação, da cultura e do esporte. Este primeiro programa conta com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e atende a uma demanda documentada no Projeto Diocesano de Evangelização, que aborda, entre outros temas, o meio rural e as suas problemáticas. Por isso, esta iniciativa pretende sensibilizar os jovens da área rural para que possam realizar ações práticas que promovam o desenvolvimento de suas comunidades. A primeira etapa do programa de capacitação será de 27 a 29 de agosto e tem como tema “Liderança”, nas seguintes perspectivas: liderando mudanças, o papel do líder na sociedade, estratégia de vida, atitudes e comportamento do líder, construindo em equipe, alianças estratégicas e associativismo. O segundo momento deste programa será nos dias 11 e 12 de setembro, em Ibiraçu. As vagas disponíveis estão divididas entre as paróquias da Diocese de Colatina. Os interessados em participar devem, portanto, procurar a secretaria de sua paróquia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário