quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Parabéns, Matheus Felipe Pereira Jadjeski, Thusley Anamelly Surlo Gomes Guerra e Heitor Wiedenhoft Martins


Foi realizado de 21 a 25 de setembro o 1º Concurso de Desenho, Frase e Poesia, com o tema "Educação no Trânsito", nas escolas de Colatina/ES, numa iniciativa do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Superintendência Regional de Educação (SRE) - Polo Colatina, visando mobilizar a sociedade colatinense para comportamentos e atitudes que dizem respeito às regras de trânsito, além de promover a reflexão e o debate sobre o tema no ambiente escolar.
Várias atividades ocorreram no período, como minicircuito de trânsito, palestras educativas e contação de histórias, além da realização do Concurso "Educação no Trânsito" do Sest/Senat, nas seguintes categorias: Desenho (Educação Infantil - 1º e 2º Períodos e Ensino Fundamental - 1º ano à 2ª série); Frase (Ensino Fundamental - 3ª série à 6ª série); e Poema (Ensino Fundamental - 7ª e 8ª séries e Ensino Médio). Houve a participação de 20 escolas. Confira o resultado a seguir. Frase: 1º lugar - Matheus Felipe Pereira Jadjeski (EMEF "São Marcos" - 6ª série - "Motorista educado é trânsito descomplicado!"; Poema: 1º lugar - Thusley Anamelly Surlo Gomes Guerra (EEEFM "Professora Néa Monteiro Costa" - 8ª série – “Trânsito, responsabilidade de todos”/Em 10 de Dezembro de 1868/O primeiro semáforo foi criado/Na velha capital de Londres/Para que o trânsito pudesse ser organizado./ Já em 1920, por um policial/Vários semáforos foram construídos/Verde, amarelo e vermelho/Para os motoristas serem instruídos./Logo vieram as regras/Com o objetivo de ajudar/Mas não foram obedecidas/Pois os sinais muito queriam "furar"./Dos problemas do trânsito/Ninguém pode fugir/Pois acidentes não escolhem/A quem vão atingir./Embriagado e sem noção/Não vê nada na pista/Ultrapassa qualquer condução/E a própria vida arrisca./A lei seca foi criada/Para ser obedecida/No início era lembrada/Hoje é esquecida./Não somente pelos carros/O trânsito é dominado/Motoqueiros sem capacete/Correm acelerados./Não atravessam na pista/E não olham para os lados/Pedestres irresponsáveis/Deveriam ser multados./Há estradas esburacadas/Pistas em más condições/Acidentes são causados/Por falta de sinalização./O governo promete melhorias/Mas não vemos resultados/Acabam-se nas rodovias/Milhões de carros dilacerados./Para lidar com o trânsito/É preciso atenção/Antes de ensinar/Devemos ter educação./Se queremos mudanças/Precisamos trabalhar/A união faz a força/Então vamos mudar.” Desenho: 1º lugar - Heitor Wiedenhoft Martins (EMEF "Ferrúcio Forechi" - 2º CBA). (Confira o desenho do vencedor na ilustração dessa matéria do blog reporterpaulomaciel.blogspot.com . Fonte: Prefeitura. Adaptada e inserida por Paulo Roberto Maciel)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Repórter Paulo Maciel ao redor do jequitibá com 10m de diâmetro, em rio Ubá, no município de João Neiva/ES




Eis uma foto interessante. Da esquerda para a direita estão Cílio Cobilenski, Hermes Cobilenski, repórter Paulo Maciel, Antônio Cobilenski e Souza, ao redor do enorme tronco da árvore entranhada nessa floresta capixaba. A árvore é um jequitibá dos mais antigos do Espírito Santo, conforme comentário da região de Rio Ubá (perto do distrito de Barra do Triunfo), no município de João Neiva/ES. Os moradores dizem que o jequitibá tem mais de 10 metros de diâmetro e é muito antigo. Observem, frequentadores do blog reporterpaulomaciel.blogspot.com, que há cinco pessoas ao redor do tronco e ainda existe espaço para mais gente. Realmente é uma obra-prima da natureza. Uma dádiva de Deus.

Repórter Paulo Maciel em Portsmouth (Inglaterra), na década de 70. Na época estava na Marinha do Brasil, quando fez uma viagem ao exterior


Esta foto é uma recordação dos tempos em que o repórter Paulo Roberto Maciel, de Colatina/ES, foi marinheiro. A pose foi feita na cidade de Portsmouth (Inglaterra) – uma base militar - no fim da década de 70. Na época Paulo Maciel estava na Marinha do Brasil, quando fez uma viagem ao exterior no navio Barroso Pereira.

Repórter Paulo Maciel em Rotterdam (Holanda), na década de 70. Na época estava na Marinha do Brasil, quando fez uma viagem ao exterior


Esta foto é uma recordação dos tempos em que o repórter Paulo Roberto Maciel, de Colatina/ES, foi marinheiro. A pose foi feita na cidade de Rotterdam (Holanda), no fim da década de 70. Na época Paulo Maciel estava na Marinha do Brasil, quando fez uma viagem ao exterior no navio Barroso Pereira.

Repórter Paulo Maciel em Hamburgo (Alemanha), na década de 70. Na época estava na Marinha do Brasil, quando fez uma viagem ao exterior


Esta foto é uma recordação dos tempos em que o repórter Paulo Roberto Maciel, de Colatina/ES, foi marinheiro. A pose foi feita na cidade de Hamburgo (Alemanha), no fim da década de 70. Na época Paulo Maciel estava na Marinha do Brasil, quando fez uma viagem ao exterior no navio Barroso Pereira.

Governo do Estado autoriza concurso público. Superintendência Regional de Saúde de Colatina será beneficiada


O Governo do Estado autorizou a realização de concurso público para contratação efetiva de profissionais de diversas áreas para atuarem na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “O objetivo do concurso é fortalecer as áreas de Regulação, Vigilância em Saúde e Superintendências Regionais de Saúde, além do quadro de especialistas médicos, em caráter complementar ao concurso de 2008, como pediatras. Serão oferecidas 155 vagas e o edital está em fase de elaboração”, disse o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi (FOTO). As áreas contempladas no concurso são consideradas estratégicas para que a Secretaria possa exercer seu papel de gestora do sistema, promovendo o desenvolvimento institucional e sua efetiva estruturação organizacional. O concurso faz parte do Plano Estadual de Saúde, onde está prevista a descentralização de ações e serviços e o fortalecimento das quatro Superintendências Regionais de Saúde – em Vitória, Cachoeiro, São Mateus e Colatina. Na área de Regulação – que realiza controle, avaliação e auditoria – serão disponibilizadas vagas para Assistente Social; Enfermeiro; Farmacêutico; Farmacêutico-Bioquímico; e Médicos Auditor, Supervisor, Regulador, Cardiologista e Clínico Geral. Já a Vigilância em Saúde – outra atividade de regulação inerente ao poder público, desenvolvida em parceria com os municípios – será fortalecida para desempenhar de forma eficiente e ágil as atividades normativas, de licenciamento e fiscalização dos estabelecimentos de interesse à Saúde. Serão incrementadas ainda as atividades de vigilância epidemiológica das doenças tradicionais em nosso meio e das emergentes como dengue, Influenza A (H1N1), entre outras. A especificidade requerida para o profissional que vai trabalhar nesta área exige dele extrema responsabilidade, considerando que a finalidade da vigilância é a promoção da saúde da população. Serão disponibilizadas vagas para Arquiteto; Assistente Social; Biólogo; Enfermeiro; Engenheiros Agrônomo, Civil, de Alimentos e Químico; Farmacêutico; Farmacêutico-Bioquímico; Físico; Médicos Epidemiologista, Infectologista, Sanitarista e Veterinário; Nutricionista; Odontólogo; Psicólogo e Químico. Para as áreas médicas, estão previstas vagas para Pediatra, que atuarão nos hospitais infantis da rede pública estadual. Nesta especialidade é onde se encontra o maior déficit de profissionais em todo o Brasil. Também serão abertas vagas para médico psiquiatra, para atender a Rede de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas. (Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

sábado, 26 de setembro de 2009

Foto de Paulo Maciel, ao lado daimagem de Geraldo Pereira, pioneiro da radiodifusão no Norte do Espírito Santo. Foi fundador da Difusora de Colatina


Nos 30 anos de profissão de Paulo Maciel, radialista da Difusora de Colatina/AM, eis mais uma fotografia - atendendo a pedidos - dele, ao lado da imagem do fundador da emissora, o também radialista Geraldo Pereira.

Capa do livro "Minhas Viagens Marítimas Pelo Mundo", de Paulo Maciel, lançado em 1980


Esta é a capa do livro "Minhas Viagens Marítimas Pelo Mundo", escrito e lançado por Paulo Roberto Maciel em 1980, após deixar espontaneamente a Marinha do Brasil. No livro são narradas despretensiosamente algumas passagens por Cabo Verde (Ilha de São Vicente), Espanha (Vigo), França (Brest), Alemanha (Bremen e Hamburgo), Holanda (Rotterdam), Inglaterra (Portsmouth)) e Las Palmas (Ilhas Canárias).

Primeira Igreja Batista em Colatina completa 79 anos.Templo está situado na avenida prefeito José Zouain (Avenida Beira-Rio)


A Primeira Igreja Batista em Colatina está realizando eventos desde sexta-feira (25/09) para comemorar seus 79 anos de atividades. A programação será cumprida também neste sábado (26) e no domingo (27). O templo está localizado na avenida Prefeito José Zouain (Avenida Beira-Rio), n° 218, telefone (0xx27) 3722-0930. Em situações normais os cultos são realizados às 19h30min (nas quintas-feiras) e às 9h, 10h e 19h30min (aos domingos).
(Reportagem: Paulo Roberto Maciel)

Polícia Civil de Colatina prende suspeito de tráfico de drogas. Entorpecentes estavam enterrados no quintal dentro de potes


Depois de receber uma denúncia anônima, que gerou uma minuciosa investigação, a equipe de policiais civis das Delegacias de Crime Contra a Vida (DCCV) e Entorpecentes de Colatina, efetuou, nesta sexta-feira (25), a prisão de um homem acusado de tráfico de drogas. A ação foi realizada em uma boate no bairro 15 de outubro e envolveu uma equipe de oito policiais e três viaturas. J.A.M.R., 23 anos, gerente do estabelecimento, foi preso depois que os policiais encontraram 64 papelotes de cocaína, 73 pedras de crack prontas para a venda e 150 gramas da droga, em 15 pedras maiores, além de uma quantia em dinheiro. "Encontramos a droga e o dinheiro dentro de potes enterrados no quintal da boate. Tínhamos um mandado de busca e apreensão. J. será autuado por tráfico de drogas. As investigações vão continuar", disse o delegado Alexandre Passamani, responsável pela operação. (Fonte: Polícia Civil. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Repórter Paulo Maciel na Olimpíada Rio 2007


Estive no Rio de Janeiro/RJ na Olimpíada de 2007 e não pude deixar de tirar uma foto na Praia de Copacabana, em frente à logomarca do evento, para registrar esse momento. Adoro fotografia! Que recordação bonita. Voltei ao Rio em 2009. No ano de 2008 não pude ir porque minhas férias foram canceladas em virtude de dois locutores da Rádio Difusora de Colatina - Cirilo de Tarso Batista e Alcenir Coutinho - terem entrado na disputa das eleições municipais. Com isso tive que me desdobrar em dois para cobrir os espaços deixados pelos meus dois colegas.

(Paulo Roberto maciel)

Encontro da Juventude Negra do Espírito Santo em Acióli, João Neiva/ES


III Encontro da Juventude Negra do Espírito Santo – ENJUNES
Etapa Estadual
Data: 25, 26 e 27 de Setembro de 2009
Local: Escola de Acioli – Acióli – João Neiva/ES
Inscrições: Enviar nome e telefone para o e-mail: fejunes_es@yahoo.com.br ou (27) 3222-4331 / 9932-7062 / 8808-2142
Programação
Sexta-feira, 25/09/09
19h30 – Saída das Delegações
21h – Acolhida em João Neiva/ES e Jantar Cultural
Sábado, 26/09/09
08h – Café da Manhã.
09h – Painel – “Novas perspectivas na Militância étnico-racial e o processo de organização da juventude negra”.

Expositores: Edson Bomfim – Coordenação Nacional do Círculo Palmarino.
Jônatas Nery – Coordenação do FEJUNES.
10h – Debate.
12h – Almoço.
13h30 – Grupos de Trabalho – GT’s.
1. Mídia e Racismo. Facilitadora: Thayane Guedes – Grupo Olho da Rua
2. Gênero e Diversidade Sexual: combate ao machismo, sexismo e a homofobia. Facilitadores: Cynthia Roza e Mauro Sério – FEJUNES
3. Políticas de Promoção da Igualdade Racial e intervenção nos espaços institucionais. Facilitador: Eduardo Luiz – FEJUNES
4. Movimento Negro e Relações com os Movimentos Sociais. Lula – FEJUNES/FONAJUNE
5. Violência Racial e Territorialidade. Igor Vitorino – Historiador
16h – Café da Tarde.
16h30 – Retorno aos GT’s.
18h – Reunião de Sistematização.
19h – Jantar.
20h – Noite Cultural.
Domingo, 27/09/09
08h – Café da Manhã.
09h – Plenária de Apresentação e Discussão dos Trabalhos do GT’s.
12h – Almoço e Encerramento.
Realização: Fórum Estadual da Juventude Negra do ES – FEJUNES

(Inserida por Paulo Roberto Maciel)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Mais uma ExpoFlor em Colatina/ES. Flores e plantas de Holambra/SP, à disposição de todos. Preços acessíveis


Está prevista para os próximos dias a realização da Sexta ExpoFlor de Colatina, com flores e plantas de Holambra/SP. “Uma festa para quem ama a natureza”, informam os promotores do evento. A exposição para vendas será na Praça Sol Poente (antiga estação ferroviária), no bairro Esplanada, de 30/09 a 04/10, das 9h às 21h, com entrada franca. A iniciativa é do Lions Clube. É a “festa do verde”, oferecendo boas oportunidades para enfeitar residências, quintais e lojas, com flores e plantas de várias espécies. Os preços são variados, mas acessíveis a todos. (Reportagem: Paulo Roberto Maciel)

Curso Propedêutico completa 10 anos de instalação em Colatina/ES. Curso é para futuros padres


(Foto: Da esquerda para a direita, padre Marinaldo, Jean Carlos, Dom Décio, Bruno, Fábio e Irineu)


Neste ano de 2009, o Curso Propedêutico da Diocese de Colatina completa 17 anos de atuação, dez dos quais no município de Colatina. O Propedêutico é um processo formativo de discernimento vocacional pelo qual os jovens passam antes de ingressarem no seminário. “Nesse período, ele é convidado a amadurecer nas dimensões espiritual, humano-afetivo, pastoral e intelectual”, complementa o padre Marinaldo Serafim, o atual orientador. O curso tem duração de um ano em média e, nesse período, os “propedêutas”, como são chamados os estudantes do Propedêutico, residem no Seminário Nossa Senhora Mãe dos Pobres, que fica no bairro Colúmbia, em Colatina. O curso foi fundado em 1992 e funcionava em Marilândia. Um ano depois, foi transferido para Ibiraçu. Finalmente, em março de 1999, passou a ser em Colatina. Os propedêutas recebem acompanhamento psicológico, pedagógico, comunitário e espiritual. “Trata-se de um momento rico de experiência de vida que auxilia o jovem vocacionado na tomada de decisões e contribui para fazer a diferença no processo formativo de nossos futuros padres”, explica padre Marinaldo. Concluído o Propedêutico, o jovem é convidado a ingressar no Seminário Diocesano, após ter prestado vestibular para o curso superior de Filosofia. Atualmente, o Curso Propedêutico da Diocese de Colatina conta com quatro alunos: Bruno Lotero, Fábio Chagas, Irineu Sales e Jean Carlos Borghi.

(Fonte: Diocese de Colatina. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Festa evangélica em Colatina/ES. Sexta, sábado e domingo. Aniversário do Ministério Missão Evangélica do Brasil “Falando de Deus, na presença de Deus”


Neste fim de semana será comemorado o sexto aniversário do Ministério Missão Evangélica do Brasil “Falando de Deus, na presença de Deus”, com o tema: “O Fim Vem! Estás Preparado?” (Mt 24; 14). O pastor responsável é Cleber Coelho Dias. Os atos religiosos ocorrerão nos dias 25, 26 e 27 de setembro (sexta-feira, sábado e domingo). Nos dias 25 e 26, a programação será cumprida na Escola Oséias Rangel de Amorim, no bairro Colatina Velha. E no dia 27, a partir das 8h, haverá estudo bíblico no templo. Às 19h, está previsto o encerramento do evento no templo, situado na rua Sebastião Demétrio, n° 114, próximo do Supermercado Colatina Velha (do Elias). Os preletores são: ev. Flávio (Colatina), bispo Carlos (Rio de Janeiro), pr. Rogério Rodrigues (Rio de Janeiro); e cantores: Lucinéia, Sidney, Juarez (Colatina), Almir Torres (Colatina), Césia de Oliveira (Rio de Janeiro), pb. Ronilson e outros.
(Reportagem: Paulo Roberto Maciel)

Festa para o professor Carlão em Colatina/ES. Homenagem ao sessentão será no Clube da Terceira Idade da Rosinha, na rua Santa Maria

(Frente do Clube da Terceira Idade, na rua Santa Maria, Colatina. Foto de Gemada Pinturas)


A presidente do Clube da Terceira Idade de Colatina, Rosinha Flores, informa que nesta sexta-feira (25/09) será realizada uma festa para homenagear os 60 anos do professor Carlos Roberto Daví (Carlão). O homenageado é um artista de multifaces. Já participou de desfiles de escolas de samba, cantou e fez performance em grupos musicais, participou e produziu espetáculos musicais, animou carnavais, dirigiu clubes da terceira idade (Sesi e Iate Clube), foi diretor da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Conde de Linhares. O clube onde ocorrerá a festa está situado na rua Santa Maria, no Centro da cidade de Colatina/ES.

Espetáculo teatral no Teatro Marista de Colatina. “A Química do Riso” começa às 20h desta quinta-feira


Mais uma peça “stand-up comedy” será apresentada em Colatina. Desta feita é “A Química do Riso”, sob a direção de Jamile Luppi, com a participação especial do ator Victor Boechat (como “Silvio Santos”). A classificação é para dezesseis anos. Segundo os organizadores, trata-se de um “espetáculo inédito”, com ingressos limitados. “Mais de três mil pessoas já assistiram em Vitória”, dizem os divulgadores. A peça começa às 20h, nesta quinta-feira (24/09), no Teatro Marista de Colatina. Os ingressos podem ser adquiridos no Darwin e na Papelaria Prisma. O patrocínio é de Farmácia Santa Lúcia, Unitour Viagens e Turismo e Prisma Papelaria.(Reportagem: Paulo Roberto Maciel)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

SAIBA UM POUCO SOBRE A CIDADE DE COLATINA/ES. VISITE A PRINCESA DO NORTE DO ESPÍRITO SANTO



(Foto de divulgação cedida ao blog reporterpaulomaciel.blogspot.com por Claudio Roberto Costa de Andrade)


Morar em Colatina representa viver em uma cidade que oferece o conforto dos grandes centros do país, com a vantagem de não conviver com a violência. O bucolismo está presente no município. O ar interiorano é o principal charme. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que em 1970 era de 0,425, em 2000 já atinge a 0,773. Os colatinenses são hospitaleiros e recebem os visitantes “como se fossem velhos amigos”. São comuns os passeios e reuniões nas diversas praças da Princesinha do Norte. Uma delas, a Praça Sol Poente, é o principal centro de lazer e cultura, onde acontecem os mais variados eventos. Neste local é realizado, nos fins de semana, uma feira de artesanato e de comidas típicas, conhecida como Projeto Coisa Nossa. Colatina é um polo regional de referência em saúde de toda a macrorregião Noroeste do Estado, um importante centro de atendimento médico-hospitalar que possibilita a realização de tratamentos, desde a atenção básica até exames de alta complexidade. Formam este polo oito hospitais, 30 unidades de Saúde municipais, 12 laboratórios de clínica e patologia , oito clínicas de radiologia, dois centros de hemodiálise, um Centro Regional de Especialidades, um hemonúcleo e um Centro Municipal de Vigilância em Saúde. As inúmeras conquistas no setor educacional garantem a qualidade do ensino em todos os níveis, contando com uma extensa rede de estabelecimentos, desde os centros de educação infantil até cursos superiores. São 95 escolas municipais, 10 estaduais, 15 particulares, duas federais e dois complexos universitários. (Fonte: Prefeitura. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

30 anos de Rádio: Repórter Paulo Maciel ao lado da imagem de Geraldo Pereira, fundador da Rádio Difusora de Colatina


Nesta foto está o repórter Paulo Roberto Maciel, que completa neste ano de 2009 seus 30 anos de atividades nos meios de comunicação. O trabalho mais efetivo de Paulo Maciel foi na Rádio Difusora de Colatina, como locutor, repórter e redator, mas passou também, entre outros órgãos, pelos jornais Folha do Norte, Nova Geração, Jornal do Vale, A Tribuna, O Colatinista, O Colatinense (órgão oficial do município de Colatina), Norte News, Revista Nossa, Revista Evidência e Rádio CBN (correspondente "free-lancer"). Foi também assessor de Imprensa da Associação Empresarial de Desenvolvimento de Colatina (Assedic) e da Câmara Municipal de Colatina, e, na Prefeitura Municipal de Colatina, foi Auxiliar Técnico (exercendo as funções de Redator e Repórter do jornal O Colatinense), Chefe do Departamento de Cultura e Assessor Especial de Gabinete. Na foto, ao fundo, está uma imagem de Geraldo Pereira, fundador da Rádio Difusora de Colatina. Foi ele quem colocou Paulo Maciel na Difusora no ano de 1979. Geraldo Pereira, além de radialista, foi músico (destacando-se muito como exímio cantor), político, advogado e empresário. Marcou muito a sua história a manutenção dos grupos musicais Imagem e Eclipse e a empresa de Sonorização RDC, além de uma gravadora de comerciais. Geraldo Pereira gostava muito de cantar no conjunto Imagem, se apresentando em diversas cidades.

30 anos de Rádio: Repórter Paulo Maciel ao lado de uma imagem de Geraldo Pereira, fundador da Rádio Difusora de Colatina


Na foto, o repórter Paulo Roberto Maciel está ao lado da imagem de Geraldo Pereira, pioneiro da radiodifusão no Norte do estado do Espírito Santo e um dos fundadores da Rádio Difusora de Colatina. Geraldo - que morreu num acidente de trânsito em 1990 - foi, além de radialista, músico, advogado, empresário e político. Na política Geraldo Pereira se elegeu vereador e presidente da Câmara Municipal de Colatina. Sua história e fatos marcantes da Rádio Difusora de Colatina encontram-se no livro "História Viva de Colatina", escrito em 2004 por Paulo Maciel, e que encontra-se ainda à venda nas bancas do Briel e do Joaquim, ambas no Centro de Colatina.

30 anos de Rádio: Repórter Paulo Maciel digitando notícia em computador da Rádio Difusora de Colatina



Em agosto de 2009, o repórter Paulo Roberto Maciel completou 30 anos de trabalho na Rádio Difusora de Colatina. Na foto em destaque, o radialista digita um texto noticioso. Seu ingresso na emissora se deu em 1979.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Encontro de Capacitação em Detecção Precoce do Câncer de Boca em Colatina


eA Prefeitura promove nesta terça-feira (22/09), às 14 horas, no auditório da Apae, um encontro para capacitação em detecção precoce do câncer de boca, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO). Vai acontecer por meio do Programa Municipal de Saúde Bucal, para cirurgiões dentistas da região Noroeste e profissionais da atenção primária, como médicos, enfermeiros e dentistas que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nas Unidades de Saúde (US) do município. Segundo a coordenadora de Saúde Bucal da ESF, Margarida Busatto, o evento já é uma preparação das atividades que estão sendo programadas para a Semana de Saúde Bucal, que será de 19 a 23 de outubro, e que vai abordar o assunto. Cerca de 70 profissionais são esperados no encontro. Um total de 62 dentistas atuam na rede municipal, sendo 12 na ESF, mais 17 no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e 33 na rede básica. Entre as atividades, terá busca ativa de casos da doença, e ações educativas com orientação sobre a importância do auto-exame e os fatores de risco, que serão realizadas nas unidades de saúde e com a participação dos agentes de saúde. Os fatores que podem levar à doença, causados principalmente na idade superior a 40 anos, são vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas. O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de dois centímetros (2 cm) de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado. Homens com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas. Para prevenir o de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer. Deve-se considerar a realização anual de exame clínico da boca por profissional médico ou dentista, para indivíduos com alto risco para câncer de boca. (Fonte: Prefeitura. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

UOT contrata representantes comerciais para SP, PR, PA e RS. Interessados devem acessar site


Quem pretende trabalhar numa empresa inovadora, social e ambientalmente responsável, e que alinha seus objetivos aos objetivos de seus clientes, tem uma boa oportunidade. A empresa colatinense UOT informa que está contratando profissionais para sua equipe. Há vagas para representantes comerciais para os estados de SP, PR, PA e RS. Os interessados devem acessar o site UOT e preencher o formulário de interesse clicando no banner da página inicial. A UOT foi fundada em 1986, atua na quase totalidade do território brasileiro e oferece excelentes condições de trabalho, segundo as informações da empresa. (Fonte:UOT. Adaptada e inserida por Paulo Roberto Maciel).

sábado, 19 de setembro de 2009

Em pleno fim de inverno, repórter Paulo Maciel, em visita-relâmpago à Praia da Costa, na cidade de Vila Velha/ES. Clima de verão já se avizinha


Paulo Maciel
Que legal voltar à Praia da Costa, em Vila Velha/ES, nesta última sexta-feira (18/09). Viajei no início da tarde para tomar um banho de mar – pontualmente às 17h - na linda Praia da Costa, próximo das Castanheiras, local também chamado de “Sereia”. Apesar do calor vigente na cidade, o vento era frio e a água do mar também. Mas isso não impediu que eu tomasse o meu banho revigorante e subisse nas pedras características do local para desfrutar daquele bonito visual, tanto do oceano quanto dos espigões que se erguem em toda a orla, da Praia da Costa até Itaparica e Itapoá. Como já fui marinheiro não pude deixar de observar os cerca de vinte navios que aguardavam ao largo da barra para atracar nos portos de Vitória. No fim da tarde não havia muitos banhistas. Estavam apenas aqueles freqüentadores habituais, os pescadores e, logicamente, os turistas. Após o banho de mar fiz uma longa caminhada pelo Calçadão da Praia da Costa até a casa de minha irmã, na rua Coronel Sodré, no Centro de Vila Velha. No caminho observei as obras de reurbanização da rua Jerônimo Monteiro e da avenida Champagnat, que estão sendo tocadas pela Administração do prefeito Neucimar Fraga (PR). Aliás, fiquei sabendo que Neucimar e o senador Magno Malta (PR) estarão em Colatina no próximo sábado para uma espécie de convenção da sigla.

PDT de Colatina faz reunião no Iate Clube. Presidente regional, Sérgio Vidigal comparece


Neste domingo (20/09), o PDT de Colatina realiza filiação em massa de novos militantes que queiram aderir ao partido. Além do presidente municipal da sigla, deputado estadual Josias Mário Da VItória, participarão do evento o presidente regional do Partido Democrático Trabalhista, Sérgio Vidigal (prefeito da Serra, na FOTO em destaque), vereadores de toda a região noroeste do estado, além de lideranças partidárias da Princesa do Norte. De olho nas eleições do ano que vem, o partido resolveu ampliar para a sociedade o debate sobre o quadro eleitoral de 2010 e discutirá o assunto durante a reunião, que será realizada a partir das 9h30min no Iate Clube, no centro de Colatina. As informações foram passadas ao blog reporterpaulomaciel.blogspot.com por Gabriela Conti, assessora-adjunta de Imprensa do parlamentar.
(Paulo Roberto Maciel)

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Censo 2010: IBGE abre 556 vagas para agentes. Colatina está na agenda. Dermeval Mariani envia e-mail ao blog reporterpaulomaciel.blogspot.com


O coordenador de subárea do Censo 2010, Dermeval Mariani, enviou e-mail relevante para o blog reporterpaulomaciel.blogspot.com, que merece a atenção de quem procura emprego. Leia a seguir a matéria. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza processo seletivo simplificado com 556 vagas para Agentes Censitários no Espírito Santo, divididas em: 5 vagas de Agente Censitário Regional (ACR), 15 de Agente Censitário Administrativo (ACA), 99 Agentes Censitários Municipais (ACM), 415 Agentes Censitários Supervisores (ACS) e 22 de Agentes Censitários de Informática (ACI), distribuídas por todos os 78 municípios do Espírito Santo. O quadro de vagas por municípios e áreas de trabalho será disponibilizado no site da Fundação Cesgranrio (http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/ibge0509/ibge0109.html). Estão reservados 5% do total de vagas para os portadores de necessidades especiais. As inscrições estarão abertas de 21 de setembro a 06 de outubro de 2009, e poderão ser feitas pela Internet (http://www.cesgranrio.org.br/eventos/concursos/ibge0509/ibge0109.htmlhttp://www.cesgranrio.org.br/) ou em Agências dos Correios do município onde o candidato desejar trabalhar. A taxa de inscrição é de R$ 22,00 para as funções de Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário de Informática (ACI); de R$ 18,00 para a função de Agente Censitário Administrativo (ACA) e de R$ 30,00 para a função de Agente Censitário Regional (ACR). A previsão de execução dos trabalhos é de até: 12 meses para o ACR, 10 meses para o ACM, 10 meses para o ACI, nove meses para o ACS, e 12 meses para o ACA. Para todas as funções a jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias. As vagas para as funções de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor terão uma única inscrição e uma mesma prova. Para os candidatos às funções de ACM e ACS, a classificação final será divulgada em uma lista única, relacionando os candidatos não eliminados, por Município, por ordem de colocação. Ao candidato que obtiver melhor classificação será oferecida a vaga de ACM definida para a função em cada Município. Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de ACS. O candidato portador de necessidades especiais será inicialmente classificado de acordo com as vagas de ampla concorrência para a função e Município a que concorre. Caso não esteja situado dentro dessas vagas, será classificado em relação à parte, disputando as vagas reservadas a portadores de necessidades especiais na função e Município a que concorre, caso existam. As remunerações de cada função encontram-se no quadro abaixo. Os profissionais ainda terão direito aos auxílios transporte e alimentação, além de férias e décimo-terceiro salário proporcionais. Para concorrer é necessário ter, pelo menos, 18 anos de idade, ser brasileiro nato ou estrangeiro naturalizado, ter concluído o ensino médio (antigo 2º Grau), estar em pleno gozo dos direitos políticos e, no caso dos candidatos do sexo masculino, estar em dia com o Serviço Militar. É vedada a participação de servidores da Administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas e, ainda, de contratados temporariamente nos últimos 24 meses.
A prova será aplicada das 13h às 17h de 06 de dezembro de 2009.
(Fonte: E-mail de Dermeval Mariani. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Câmara de Colatina é uma das que menos gastam no ES. Jornal A Gazeta, de Vitória, publica reportagem isentando-a de ser das mais gastadoras


Uma reportagem publicada recentemente no jornal A Gazeta falava que os vereadores do Espírito Santo (ES) gastaram R$ 12,7 milhões a mais em 2008. A matéria tinha também o custo das dez maiores Câmaras Municipais do estado e a de Colatina não se encontrava neste ranking. Pois ela, ao contrário de outras, é uma das que menos gasta no ES, proporcionalmente aos seus habitantes. De acordo com uma lei colatinense, o total das despesas com o Poder Legislativo municipal não pode ultrapassar a 5%. Antes, o repasse feito pelo Poder Executivo era de 7%. Em termos de comparação, o Poder Legislativo do município de Aracruz gastou R$ 8,886 milhões em 2008. Já a Câmara Municipal de Colatina (CMC) gastou R$ 3,5 milhões, uma diferença de cerca de R$ 5 milhões, sendo que a população e o número de vereadores de Aracruz são menores do que os de Colatina. Outras Câmaras, como a de São Mateus, Guarapari e Anchieta, também gastaram mais do que a de Colatina. Isto mostra que o Poder Legislativo colatinense controla bem os seus gastos, cumprindo um de seus papéis constitucionais.
(Fonte: CMC. Telefone (0xx27) 3722-3444. Inserida e adaptada por Paulo Roberto Maciel)

Projeto prevê a reativação da Banda de Música "Maestro Walfredo Rubim". É um resgate cultural para Colatina/ES


A Câmara Municipal de Colatina (CMC) aprovou o projeto de lei nº 61/2009, em sua sessão ordinária realizada no dia 8 de agosto. Pela mensagem, o Poder Executivo Municipal fica autorizado a celebrar um contrato de comodato com a Associação Cultural e Educativa Pró-Música do Espírito Santo (ACEPMES). Este acordo terá por objeto a cessão dos instrumentos musicais que pertencem ao patrimônio público, com a finalidade de serem usados para reativar a Banda de Música “Maestro Walfredo Rubim”. A banda é uma instituição ligada à cultura local e a sua reorganização é um importante elemento para o resgate da cultura musical de Colatina. Os instrumentos em questão serão cedidos a ACEPMES e ficarão sob responsabilidade da mesma os ensaios e os músicos para reativar a banda. Caberá a Prefeitura Municipal de Colatina (PMC) custear o reparo dos equipamentos. Para incentivar ainda mais o projeto, a Administração Municipal se propõe a repassar R$ 300,00 à banda, por cada apresentação nos eventos do município. O vereador Genivaldo José Lievore (PT) disse que este projeto é muito importante e espera que a banda “Maestro Walfredo Rubim” volte a abrilhantar os eventos.
(Fonte: CMC. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Vereadores de Colatina aprovam Biblioteca Digital. Por falar nisso, e a Internet grátis vem pra Colatina? Vitória já tem. Copacabana também

(a logomarca acima é da Câmara Federal dos Deputados, que fica em Brasília/DF)


(Adaptada e com nova redação de Paulo Roberto Maciel.(e-mail: paulomaciel2004@ig.com.br). Fonte: CMC. Telefone: (0xx27) 3722-3444)


Os vereadores da Princesa do Norte do Espírito Santo aprovaram o projeto de lei que cria a Biblioteca Municipal Digital. A votação ocorreu em duas discussões, na Câmara Municipal de Colatina (CMC), uma no dia 31 de agosto e outra no dia 8 de setembro. Em ambas, a matéria foi aprovada por unanimidade. A proposição é de autoria do vereador Wady José Jarjura (PDT). É muito louvável o projeto em questão, mas eu gostaria de fazer uma colocação. Várias cidades do país estão recebendo o acesso gratuito à Internet. E Colatina, quando vai receber essa gratuidade? Tá passando da hora. Até Copacabana, bairro da Zona Sul no Rio de Janeiro/RJ, tem Internet grátis. Vila Valério foi incluída na agenda pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Em Vitória/ES (Jardim Camburi e Ilha das Caieiras) também já foi implantado o serviço. Lá foi por iniciativa do prefeito João Coser (PT). No caso de Colatina, seria uma responsabilidade ou atribuição da Prefeitura ou da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia? Vamos esperar pra ver. Não é uma reivindicação interessante, Dr. Robson Vasconcelos, nosso seguidor mais recente? Bem, mas voltemos à notícia principal. De acordo com o projeto de lei, esta biblioteca será constituída de obras digitais, que estarão disponíveis em escolas, centros culturais e na Biblioteca Pública Municipal “Dr. João Chrisostomo Belesa”, com livre acesso a todos. Na Biblioteca Digital estarão disponíveis computador, notebook (um laptop ou notebook, como é mais conhecido no Brasil, é um computador portátil, leve, que pode ser levado a qualquer lugar) e e-book (abreviação de "eletronic book" ou "livro eletrônico" numa tradução literal), com todo o acervo da Biblioteca Municipal de Colatina, e informações sobre os pontos culturais e centros históricos da cidade. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso aos acervos históricos e fazer com que o Poder Executivo promova ações que estimulem a leitura para jovens e adultos. Vale dizer que com o advento da Internet, milhões de pessoas podem ter acesso a uma grande quantidade de informações, permitindo novas descobertas. Tudo isso contribuirá para uma melhor formação intelectual dos colatinenses.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Diocese de Colatina arrecada mais de R$ 23 mil para o Óbulo de São Pedro. Ação visa atingir obras sociais e caritativas do Papa


No dia 28 de junho foi realizada a coleta anual em favor do Óbulo de São Pedro. Trata-se de uma ação da Igreja Católica no mundo para angariar recursos visando às obras sociais e caritativas do Santo Padre, o Papa. (na FOTO em destaque, o papa Bento XVI). A Diocese de Colatina acaba de divulgar oficialmente o valor total arrecadado: R$ 23,376,24. Veja a seguir como foi a participação individual das 29 paróquias na Diocese para o Óbulo de São Pedro:
Paróquia Nossa Senhora da Glória (Colatina): R$ 644,45
Paróquia Santa Clara (Colatina): R$ 456,30
Paróquia Imaculado Coração de Maria (Colatina): R$ 529,90
Paróquia do Divino Espírito Santo (Colatina): R$ 442,65
Paróquia Nossa Senhora da Penha (Colatina): R$ 380,50
Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Colatina/Catedral): R$ 1.560,25
Paróquia São Sebastião (Novo Brasil): R$ 190,40
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Marilândia): R$ 789,20
Paróquia Santa Luzia (Pancas): R$ 864,05
Paróquia São Domingos (São Domingos do Norte): R$ 207,35
Paróquia Bom Pastor (Linhares): R$ 1.053,35
Paróquia Santíssima Trindade (Linhares): R$ 2.011,50
Paróquia Santa Rita de Cássia (Linhares): R$ 1.194,55
Paróquia São Paulo Apóstolo (Linhares): R$ 391,10
Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Linhares): R$ 1.991,45
Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Rio Bananal): R$ 997,35
Paróquia Cristo Rei (Sooretama): R$ 981,30
Paróquia São João Batista (Aracruz): R$ 1.665,99
Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Aracruz): R$ 434,25
Paróquia Imaculada Conceição (Coqueiral/ Aracruz): R$ 850,70
Paróquia Coração Eucarístico de Jesus (Guaraná/ Aracruz): R$ 161,90
Paróquia São José (João Neiva): R$ 955,40
Paróquia São Marcos (Ibiraçu): R$ 643,55
Paróquia São Pedro (Baixo Guandu): R$ 446,25
Paróquia Nossa Senhora Medianeira (Itaguaçu): R$ 746,20
Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Itarana): R$ 665,00
Paróquia Missionária São Francisco Assis (Laranja da Terra): R$ 187,00
Paróquia Santa Teresa (Santa Teresa): R$ 1.148,80
Paróquia São Roque (São Roque do Canaã): R$ 785,55
(Inserida por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Diocese de Colatina)

20° Baile do Hawaí, na Praça Sol Poente, em Colatina, no dia 19 de setembro (sábado), a partir das 16h. Chiclete com Banana e Voadois animam a festa


O 20º Baile do Hawaí de Colatina/ES será na Praça Sol Poente no dia 19 de Setembro, tendo como atrações a banda Chiclete com Banana e Voadois. O evento começará às 16h. Os ingressos custam, no primeiro lote, R$ 45,00 (meia) e R$ 90,00 (inteira). Somente 1000 ingressos foram disponibilizados. A classificação etária é para 16 anos. Os ingressos podem ser adquiridos em Colatina na Banca do Briel e na loja Placar Sport. Regina Malacarne Decorações (0xx27 3721-1050) estará no evento. A realização é de Marcos Marino Promoções.
(Paulo Roberto Maciel)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Teatro Marista de Colatina terá peça de Plínio Marcos em outubro. “Dois Perdidos Numa Noite Suja” é a obra que será encenada


O Circuito Banescard de Teatro apresentará em Colatina a peça "Dois Perdidos Numa Noite Suja". A obra dramatúrgica, de Plínio Marcos, é a tragicomédia de maior sucesso do Brasil, com elenco top do cenário nacional (André Gonçalves e Freddy Ribeiro), segundo o agente cultural Valbert Vago. A encenação será no dia 2 de outubro (sexta-feira), às 19h30min, no Teatro Marista de Colatina. Os Ingressos antecipados podem ser adquiridos na UOT e no Colégio Marista, com desconto de 20% para clientes Banescard/ Banestes. Escrita em 1966, em São Paulo, no bar Ponto de Encontro, transferindo-se em seguida para o Tatro de Arena, “Dois Perdidos Numa Noite Suja” é uma das peças mais importantes de Plínio Marcos. Alguns dizem que se trata da peça mais intensa escrita no Brasil. O texto já foi encenado, além de vários estados brasileiros, na França, Alemanha, Inglaterra, Portugal, Cuba, e também foi adaptado para o cinema. Nesta montagem Paco é “André Gonçalves” e Tonho “Freddy Ribeiro”. A direção é assinada pelo ator e diretor Silvio Guindane.
(Fonte: Valbert Vago. Inserida e adaptada por Paulo Roberto Maciel)

Colatina contrata pessoas para trabalhar em área social. Projovem Adolescente, Bolsa Família e Atenção Integral à Família são programas beneficiados


As pessoas interessadas em trabalhar nos programas sociais desenvolvidos no município já podem se inscrever para concorrer a uma das vagas. A Prefeitura Municipal de Colatina (PMC) assinou convênio com a Associação das Damas de Caridade de Colatina, que ficará responsável pela seleção e contratação dos profissionais. O Edital que prevê a contratação de 43 profissionais para trabalhar no Projovem Adolescente, Bolsa Família e Atenção Integral à Família já foi publicado. As inscrições podem ser feitas na sede da Associação das Damas de Caridade, localizada na Praça Anita Costa, n° 7, no bairro Operário, nos dias 14 e 15/09, ou seja, até esta terça-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Para se inscrever o candidato deverá apresentar cópia simples do certificado de conclusão do curso exigido para a função, curriculum vitae e cópia simples da Carteira de Identidade e CPF. A escolha será por processo seletivo simplificado e os selecionados executarão atividades sócio-educativas, formativas, qualificação profissional, cultural, esportiva, lazer e promoção humana. Mais informações poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, situada na rua Melvim Jones, n° 90, bairro Esplanada, telefone 3177-7020 ou 3177-7085, ou, ainda, no site http://www.colatina.es.gov.br/.
(Fonte: Prefeitura. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Banestes convoca candidatos aprovados em concurso. São mais de 100 convocados para provas objetivas do concurso público 2008


Banestes convoca, para avaliação médica, 111 candidatos aprovados nas provas objetivas do concurso público 2008 para técnico bancário (98), analista econônico-financeiro (04), analista de tecnologia da informação e comunicação (08) e médico do trabalho (01). Edital referente à convocação será publicado nesta terça-feira (15) no Diário Oficial do Estado do Espírito Santo. Os candidatos convocados deverão agendar o exame médico também a partir desta terça-feira, pelo telefone 3383-1303, no horário de 9 às 17h30min. Os candidatos aprovados no exame médico e, portanto, considerados aptos para o exercício do cargo, iniciam treinamento de integração, cujo período será ainda definido pelo Banco. O treinamento versa sobre a instituição, regime disciplinar, política de crédito e produtos e serviços oferecidos pelo Banco, entre outros tópicos. Para os técnicos bancários que vão desempenhar suas funções em agências o treinamento se estenderá por mais uma semana, quando conhecerão, por meio de simulação, os procedimentos de rotina realizados nessas unidades, a exemplo de cadastro e abertura de contas-correntes.
(Fonte: Assessoria de Comunicação do Banestes. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Colatina pode ter reserva de vagas para idoso em estacionamentos públicos e privados. Projeto tramita na CMC. Medida não os isenta do pagamento


Um projeto de lei que dispõe sobre a reserva de cinco por cento das vagas nos estacionamentos públicos e privados da cidade para os idosos está tramitando na Câmara Municipal de Colatina (CMC). Considera-se idoso a pessoa com 60 anos ou mais. A matéria é de autoria do vereador Genivaldo José Lievore (PT) e já foi aprovada por unanimidade em primeira discussão na sessão de 8 de setembro. Se aprovada em segundo turno segue para sanção do prefeito. O Estatuto do Idoso já assegura a reserva de vagas para estas pessoas, nos termos da lei local. Assim sendo, o projeto de lei visa garantir a existência destas vagas. Elas deverão ser posicionadas de um modo que garantam melhor comodidade à pessoa idosa. De acordo com o autor do projeto, as vagas também terão que ser sinalizadas e apresentar indicação sobre a finalidade a que se destinam e sobre as condições para sua utilização. A reserva das mesmas não implicará na gratuidade ou no desconto dos preços cobrados nos estacionamentos. Ficará o Poder Executivo Municipal incumbido da regulamentação da nova lei, no prazo máximo de 90 dias, conforme a resolução nº 303/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a contar de sua publicação. Segundo Lievore, este projeto é importante e irá beneficiar muitos idosos. Para ter direito a essas vagas, os idosos terão que pegar autorização para isto na Secretaria Municipal de Trânsito. Lá, eles receberão uma carteirinha que deverá ser apresentada sempre que solicitada para comprovar que têm direito a este benefício.
(Fonte: CMC, telefone (0xx27) 3722-3444. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Repórter Paulo Maciel nos estúdios da Rádio Difusora-AM de Colatina/ES


Repórter Paulo Maciel nos estúdios da Rádio Difusora-AM de Colatina/ES


Artigo – Pelas mãos de Geraldo Pereira, eu (Paulo Maciel) ingressei na Rádio Difusora de Colatina. Foi em 1979. Já se vão 30 anos


Texto: Paulo Roberto Maciel
Em 1979 retornei a Colatina, vindo do Rio de Janeiro, onde servi na Marinha de Guerra do Brasil por quase cinco anos, mais precisamente no Navio de Transporte de Tropas “Barroso Pereira”. Meu sonho era trabalhar em rádio. Por isso deixei a Marinha. Ao chegar à “Princesa do Norte”, me deparei com as ruas cheias de lama, fruto da grande enchente que atingiu a cidade. Esperei um pouco para a coisa melhorar e depois procurei o empresário e radialista Geraldo Pereira. Falei para ele que havia feito um curso de empostação de voz com a professsora Graziela de Salerno, no Consevatorio Brasileiro de Música, no Rio. Mostrei meus documentos e pedi uma chance. Geraldo, então, me orientou que gravasse alguns comerciais, cujos textos, datilografados por ele, me foram apresentados. Gravei a voz e poucos dias depois ele já me chamava para trabalhar, a princípio como uma espécie de estágio. Foi aí que começou a minha carreira de locutor, radialista e repórter. Na foto que ilustra este artigo estou ao lado da imagem do saudoso Geraldo Pereira, fundador da Rádio Difusora de Colatina. Geraldo morreu num acidente de trânsito em 1990.

sábado, 12 de setembro de 2009

Educador e historiador Paulo Henrique de Souza, de Vitória/ES, ministra palestra na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas. Entrada é franca


Texto: Paulo Roberto Maciel
(titular deste blog: reporterpaulomaciel.blogspot.com)

“Quais são as forças do BEM?” Este é o tema da palestra que o orador, educador e historiador Paulo Henrique de Souza (Vitória/ES) - na FOTO desta notícia - estará proferindo em Colatina, neste domingo (13/09), das 9h às 10h. Segundo o organizador do evento, Virgílio Knupp, “trata-se de uma avaliação filosófica e psicológica das Forças Interiores que nos promovem o crescimento”. A palestra será na Sociedade Colatinense de Estudos Espíritas (SCEE), situada na rua Santa Maria, N° 51, no Centro da cidade. A entrada é franca, mas quem quiser pode levar um quilo de alimento não perecível para ser doado a entidades filantrópicas.

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, da Catedral de Colatina/ES, lança jornal "O Evangelizador". Distribuição é gratuita nas igrejas católicas





Reportagem: Paulo Roberto Maciel

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Catedral de Colatina) acaba de lançar o jornal impresso “O Evangelizador”, fundado em 20 de agosto de 2009. É um veículo de informação e evangelização, distribuído gratuitamente aos fiéis católicos. O primeiro número começa com a notícia “Conhecendo a História de Nossa Paróquia”. Tem ainda a Mensagem do bispo Dom Décio Sossai Zandonade (na FOTO, ilustrando a matéria); fotos antigas de Colatina; Palavra ao Leitor, com o padre Adriano Marcos Luchi (pároco); Nova Encíclica do papa Bento XVI “Caritas em Veritate”; Momento com o Sagrado Coração de Jesus; Ano Sacerdotal e Ano Catequético: Momentos Fortes da Igreja de Cristo; História de Fé (com destaque para os senhores Camata, Marino e Bianchi e as senhoras Adélia, Ozília e Rosa, “memórias vivas de tempos heróicos da fé.”); A Igreja em Ação: Pastoral da Criança Ultrapassando Limites. O diretor responsável é o padre Adriano tendo como assessora jornalística Fernanda Faria Fraga. As pessoas seguintes formam o Conselho Editorial e o quadro de redatores: padre Adriano, padre Paulo César da Silva, Maria Helena Lorenzoni Romanha, Jussara Richa e Jorge Generoso do Nascimento. Neste primeiro número de “O Evangelizador” são colaboradores: Café Meridiano Ind. e Com. Ltda, WPS Engenharia LTDA-ME, Viação Joana D´Arc, Maria de Lourdes Vieira, Metalosa Indústria Metalúrgica S.A., Padaria e Confeitaria Veneza, Tok Original, Supermercado Três Irmãos Ltda. e Farmácia Bosi. Mais informações pelo telefone 2102-5010.

Diretor financeiro do Sanear explica aumento da tarifa de água. Colatinenses já estão pagando 9% a mais pelo consumo do líquido precioso


Após avaliar os atuais valores da tarifa de água cobrada em Colatina, o Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental (Commasa) aprovou a pedido do Sanear (Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental) de reajuste de 9%. O novo índice passou a vigorar nas contas emitidas a partir de terça-feira, dia 8 de setembro. Segundo o diretor financeiro do Sanear, Lucas Venturim, o reajuste se faz necessário para corrigir a defasagem da tarifa em relação aos custos operacionais e incrementar a capacidade da autarquia de atender o crescimento da cidade e a demanda dos serviços. O diretor fez questão de ressaltar que, mesmo com o reajuste, a conta de água em Colatina ficou abaixo da tarifa cobrada por municípios abastecidos pela Cesan, que é uma empresa vinculada ao Governo do Estado e que faz apenas serviço de abastecimento, enquanto o Sanear, além do tratamento e abastecimento de água, cuida da coleta e tratamento final do lixo. Os novos recursos arrecadados serão utilizados ainda como contrapartida dos financiamentos contraídos com a Caixa Econômica Federal e o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) destinados à construção do novo reservatório de água tratada que vai abastecer a cidade, do sistema de abastecimento do polo industrial de Maria Ortiz, do macrossistema de esgotamento sanitário e da estação de tratamento de esgoto (ETE) que vão viabilizar o tratamento de 100% do esgoto doméstico do município, contribuindo para a revitalização do rio Doce.
(Fonte: Prefeitura. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Artigo – Vitória/ES nos seus 458 anos em 2009. “Cidade-Sol”, “Ilha do Mel”. Minha irmã Adair me levou quando criança à Capital capixaba


(Na foto estão Adair e o repórter Paulo Maciel (seu irmão), na rua da casa dela, em Vila Velha/ES)


Texto: Paulo Roberto Maciel

No aniversário de 458 anos da nossa Capital capixaba, Vitória/ES, várias foram as reportagens falando sobre a “Ilha do Mel” ou a “Cidade-Sol” (Conforme o seu hino: “Cidade-Sol com o céu sempre azul...”). Uma dessas reportagens me tocou especialmente. Foi a que passou no Tribuna Notícias (TV Tribuna – SBT), na data magna da cidade, 8 de setembro de 2009, às 12h. Nela pude rever a professora Lígia Rosa, o Tadeu Rosa e a Marzília, pessoas que já moraram em Colatina e há muitos anos mudaram para Vitória. É muito bom recordar os velhos tempos de Vitória e rever aqueles que são colatinenses mas adotaram a Capital para passar o resto de suas vidas. Eu não cheguei a morar especificamente em Vitória, mas morei durante alguns anos em Vila Velha/ES, em minha tenra infância e depois na adolescência. E naquela época fui muitas vezes a Vitória, algumas delas acompanhado da amiga Leusa. Andamos de bonde e freqüentamos muito o Parque Moscoso. Com meu cunhado Délio Evangelista e minha irmã Adair, fomos à Praia do Suá e outros pontos de Vitória onde o mar se destaca. Não consigo ficar mais de um mês sem ir a Vitória ou Vila Velha. São cidades que me fascinam e trazem belas recordações. Parabéns vitorienses por mais um aniversário de nossa bela capital espírito-santense.

Cáritas distribui alimentos arrecadados no Caminho do Seminarista para instituições filantrópicas da Diocese de Colatina. Foram doados 5 mil quilos


A quinta edição do Caminho do Seminarista reuniu cerca de duas mil pessoas, no último dia 29 de agosto. O evento atraiu andarilhos de diversos lugares, que caminharam de Colatina a Marilândia, perfazendo um trajeto de 25,5 km. Esse percurso era feito por seminaristas do então Seminário Imaculado Coração de Maria, durante as décadas de 50, 60 e 70 do século XX. De todo o caminho, 14 km são percorridos em estrada de chão, permitindo aos participantes – muitos dos quais, ex-seminaristas – o contato com a natureza e o resgate cultural. A edição deste ano reuniu participantes de 22 cidades do Espírito Santo e Minas Gerais, que doaram alimentos antes de iniciar a caminhada. A Cáritas Diocesana de Colatina foi, mais uma vez, a entidade beneficiada com essa ação. Foram arrecadados mais de 5 mil quilos de alimentos, distribuídos pela Cáritas entre as pastorais da Misericórdia de Colatina, Pastoral da Criança, Centro de Acolhida da Criança e do Adolescente, Associação dos Vicentinos, além da Apae e Família Agrícola de Marilândia.
(Fonte: Diocese. Inserida por Paulo Roberto Maciel)

Município cadastra investidores para Pólo Empresarial de Colatina. Presidente da Assedic, Ronaldo Benetti Machado, interessado na questão


Uma proposta da Prefeitura de Colatina encaminhada à Superintendência de Projetos de Polarização Industrial (Suppin), do Governo do Estado, pode viabilizar a criação do Pólo Empresarial no município. De acordo com a Associação Empresarial de Desenvolvimento de Colatina (Assedic) – que tem como diretor-presidente Ronaldo Benetti Machado -, pelo projeto a Suppin compraria a área onde se encontram os galpões do antigo IBC, criaria toda a infra-estrutura necessária e em seguida revenderia os espaços, por um preço subsidiado, às empresas interessadas em se instalar e formar ali um pólo de negócio. Esse modelo já foi implementado com sucesso no Civit, na Serra. O município agora pretende cadastrar empresas e investidores interessados em ocupar a área, para dar seguimento ao projeto. Os empreendedores que pretendem participar da formação do Pólo Empresarial poderão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo - que vai conduzir esse processo -, através dos telefones 3177-7079 e 3721-8070, ou entrar em contato pelo e-mail: sedeturcolatina@colatina.es.gov.br.
(Fonte: Assedic. Adaptada e inserida por Paulo Roberto Maciel)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Professora Jane, bebê Tim-Tim, servidor público Milton Maciel, Dr. Dilo Binda, repórter Paulo Maciel e Dr. Willen Clinger de Freitas Machado


Na festa de aniversário de Tim-Tim, na década passada, os pais Jane Pires da Luz e Milton Vieira Maciel (servidores públicos) ofereceram uma festa para comemorar a data. E olha só quem compareceu: O médico Dilo Binda, que fez o parto do bebê; o repórter Paulo Maciel (tio do aniversariante); e o médico Willen Clinger de Freitas Machado. Vale dizer que Dr. Dilo foi também deputado estadual e prefeito de Colatina, pelo antigo PFL e pelo PDT. E o Dr. Willen, por sua vez, além de ser um médico muito popular, foi vereador pelo PFL por um mandato em Colatina.

CDL-Colatina promove palestra comportamental com Dalmir Sant´Anna. Moacyr Artemes Menegatti preside a CDL


Preocupada com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus associados e valorizando a coerente transferência de conhecimentos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Colatina (CDL) – cujo presidente é Moacyr Artemes Menegatti Júnior (FOTO) - promoverá no dia 22 de outubro (quinta-feira), às 19 horas, no Clube Itajuby, a palestra comportamental “Estratégia competitiva para atendimento, motivação e vendas”, ministrada por Dalmir Sant´Anna. O conteúdo da palestra será direcionado para oportunizar aos participantes estratégias para a fidelização no contato diário com clientes, aprimorar o conhecimento no segmento lojista e empresarial, além de fortalecer o desempenho de resultados (metas) na gestão de negócios. Sant´Anna é destaque nacional e figura entre os melhores palestrantes comportamentais, está presente em vários eventos de âmbito nacional, convenções de vendas, seminários e congressos. Ele é mestrando em Administração de Empresas (Univali), pós-graduado em Gestão de Pessoas (Univali), bacharel em Comunicação Social (IELUSC) e mágico profissional. Autor do livro “Menos pode ser Mais” (Editora Odorizzi) e de inúmeros artigos publicados em revistas, sites e jornais, recebeu do SBT Santa Catarina (emissora afiliada no Estado) o Troféu Orgulho Brasileiro 2008, na categoria “Palestrante Destaque Empreendedor”. Mais informações pelo telefone (0xx27) 3723-1450

(Fonte: CDL. Adaptada e inserida por Paulo Roberto Maciel)

Empresas de confecções de Colatina participam do Vitória Moda Show. Sinvesco, sob a presidência de Wallace Almeida Vieira, representa o setor fashion


O Vitória Moda Show é o primeiro evento da indústria do vestuário a reunir seminários, oficinas, desfiles e oportunidades de negócios no Espírito Santo. O Sindicado das Indústrias do Vestuário de Colatina (Sinvesco), presidido atualmente pelo empresário Wallace Almeida Vieira (FOTO), está junto nessa iniciativa, que foi sucesso em 2008 e promete ainda mais para 2009. É uma grande oportunidade para as marcas capixabas mostrarem valor no mercado da moda e expor ao país a alta qualidade dos seus produtos.
A Premium é a empresa organizadora do evento, responsável pela venda dos estandes. O contato com a Premium pode ser mantido pelo telefone (0xx27) 3212-7919 ou pelo e-mail marcella@premium.srv.br.
A segunda edição do Vitória Moda Show começou na quarta-feira (9/09) e prossegue nesta quinta e sexta-feira (10 e 11/09), no Centro de Convenções de Vitória/ES. No local, foi estruturado um Espaço Business, onde as empresas da indústria capixaba expõem seus produtos e serviços, em 45 estandes. Além disso, há salas de seminários e oficinas voltadas para o desenvolvimento do setor; espaço de desfiles, por onde passam marcas consagradas e novos profissionais da moda; e o Encontro de Negócios, destinado ao Sebrae/ES para desenvolver sua dinâmica de negociação, com foco em encontros empresariais.
Neste ano, o evento traz como novidade o 1º Salão Capixaba de Design de Moda, com exposição de fotos, desenhos, roupas de estilistas, e outros objetos relacionados à indústria da moda capixaba; e um espaço para ação dos expositores, que poderão realizar atividades promocionais como: almoços, coquetéis e reuniões.
No ano passado, o evento recebeu um público aproximado de 12 mil pessoas, que pode visitar 33 estandes e assistir a nove desfiles de marcas capixabas. Mais de 40 compradores de todo o Brasil participaram da feira convidados, além de empresários do setor, lojistas e representantes das grandes redes varejistas do país que realizaram negócios da ordem de R$ 2,5 milhões. O Vitória Moda Show é uma realização do Sistema FINDES/CINDES, por meio da Câmara Setorial do Vestuário, e tem apoio do Governo do Estado do Espírito Santo.
Serviço: Vitória Moda Show
Data: 9 a 11 de setembro de 2009
Local: Centro de Convenções de Vitória
Informações sobre estandes: (27) 3212-7919 ou pelo e-mail marcella@premium.srv.br
Número de empresas cadastradas no Sinvesco (por cidade)
Colatina: 345
São Gabriel da Palha: 149
Baixo Guandú: 04
Ecoporanga: 03
Nova Venécia: 03
Itaguaçú: 02
Santa Tereza: 05
Marilândia: 03
Lavanderias: 10
(Inserida e adaptada por Paulo Roberto Maciel. Fonte: Sinvesco)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Colatina/ES terá “Teste do Olhinho” em recém-nascidos. É o que prevê projeto do vereador Sérgio Meneguelli (PSDB)


Os vereadores de Colatina aprovaram um projeto de lei que dispõe sobre a realização do “Teste do Olhinho” nos recém-nascidos em hospitais, maternidades ou outros estabelecimentos do mesmo gênero de Colatina/ES. A matéria foi aprovada por unanimidade nas sessões de 24 e 31 de agosto da Câmara Municipal de Colatina (CMC). A proposição é de autoria do vereador Sérgio Meneguelli (PSDB). O projeto tem como objetivo diagnosticar precocemente problemas de visão nos bebês, o que pode evitar a perda das funções deste sentido. Os exames clínicos para o diagnóstico de retinopatia de prematuridade, catarata e glaucoma congênito nos recém-nascidos deverão ser feitos através da técnica conhecida como reflexo vermelho. O exame será realizado sob responsabilidade técnica do pediatra e do oftalmologista da unidade de saúde. O teste também poderá diagnosticar infecções e traumas do parto nas crianças. Às vezes, por descuido, por desinformação ou por negligência dos profissionais, estes problemas são ignorados e eles se esquecem de examinar os olhinhos dos bebês ainda na sala de parto. O “Teste do Olhinho” não demanda equipamentos ou instrumentos especializados, o que não irá gerar custos para o poder público. Para o autor do projeto, o exame é de fundamental importância, pois proporcionará melhor qualidade de vida para os bebês. Os recém-nascidos diagnosticados como portadores dessas doenças serão encaminhados para o devido tratamento, conforme determinação médica. Os casos positivos deverão ser comunicados aos órgãos de saúde competentes dedicados à pesquisa da referida doença. As famílias das crianças receberão, após a alta médica, um relatório dos exames e dos procedimentos feitos, contendo esclarecimentos e orientações com relação à conduta a ser adotada. (Fonte: Assessoria Imprensa da CMC, telefone (0xx27) 3722-3444. Inserida e adaptada por Paulo Roberto Maciel)

CMC aprova projeto do vereador Wady José Jarjura (PDT). Mensagem diz que escalas médicas devem ser afixadas nas unidades de saúde de Colatina/ES


As unidades de saúde de Colatina serão obrigadas afixar a escala de plantão com os nomes dos médicos e suas especialidades. É o que diz o projeto de lei nº 63/2009, aprovado por unanimidade na sessão de 31 de agosto da Câmara Municipal de Colatina (CMC). A proposição é de autoria do vereador Wady José Jarjura (PDT). Segundo o parlamentar, a medida é necessária, pois constantemente são feitas reclamações sobre a falta de informação dos plantões médicos nas unidades. Isso faz com que as pessoas, muitas vezes, tenham uma perda de tempo desnecessária. As escalas deverão ser afixadas em um local de fácil visualização, para conhecimento dos usuários e do público em geral. (Fonte: Cristiane Salume, da Assessoria Imprensa da CMC, telefone (0xx27) 3722-3444. Inserida e adaptada por Paulo Roberto Maciel)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Inauguração do Sabaíni Country Club, em São Zenon, Colatina/ES. Música ao vivo com Chuchu e várias atrações


No dia 13 de setembro (domingo) será promovida a festa de inauguração do Sabaíni Country Club, na localidade de São Zenon, em Colatina/ES. Haverá música ao vivo com Chuchu. A alimentação será servida das 10h30min às 16h. Haverá boi no rolete, acompanhado de almoço no fogão à lenha. Entre as atrações estão passeio a cavalo (R$ 3,00), piscina de bolinha (R$ 2,00), passeio de charrete (R$ 3,00), piscina adulto/criança (R$ 2,00), cama elástica (R$ 2,00), castelinho (R$ 2,00) e feirinha de artesanato. Haverá animação para as crianças. Os convites estão à venda na Banca do Briel e no site http://www.sabainiclub.com.br/. Os convites antecipados custam R$ 20,00 por pessoa e são limitados. Crianças (de 4 a 10 anos) pagam R$ 10,00. Bebidas são pagas à parte. Convites na hora custam R$ 25,00. Haverá churrasco, carnes, saladas e acompanhamentos (arroz, feijão tropeiro, feijão ralado, polenta recheada, couve na manteiga à moda da fazenda, espaguete à moda bolonhesa, farofa especial, batata frita e banana frita) e variadas frutas da época. No domingo (27/09) também haverá boi no rolete. A realização é de Niltinho.
(Reportagem: Paulo Roberto Maciel)