domingo, 28 de dezembro de 2025

LITURGIA.10/01/26-SÁB.DEPOIS DA EPIFANIA.-SANTOS:Gregório X, Melquíades,...

Missa (vídeo do fim), 7h, Catedral, Colatina/ES, Domingo, 28.12.2025. PO...

Missa da Sagrada Família (Catedral, Colatina/ES, 28/12/25, Dom.). - @paulorobertomaciel6/

 Missa da Sagrada Família Jesus, Maria e José, Dom., 28/12/2025, Catedral, Colatina/ES

- PESQUISADO por rep. Paulo Maciel, de Colatina/ES 

- REDES DIGITAIS: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - Paulo Roberto Maciel Maciel - Paulo Roberto Maciel Maciel 

- As 7h foi celebrada a Missa da Sagrada Família Jesus, Maria e José, neste Domingo , dia 28/12/2025, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Colatina/ES. A primeira leitura da liturgia da Palavra (Eclo 3, 3-7. 14-17a) fala do respeito que os filhos devem ter pelos pais e da harmonia que deve viger na família do cristão. Recomenda-se, principalmente, cuidar dos pais na velhice, não os abandonando e nem se aproveitando indevidamente deles. O Salmo (Sl 127) tem como refrão "Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos". Na Carta de São Paulo aos Colossenses (Cl 3, 12-21), o apóstolo manda amar-nos uns aos outros e que a admoestação, quando necessária, seja efetivada com sabedoria. Paulo aconselha que as esposas sejam solícitas com os maridos, e que os maridos amem suas esposas e não sejam grosseiros para com elas. O Evangelho de São Mateus (Mt 2, 13-15. 19-23) informa que depois da partida dos magos do Oriente, que haviam adorado e presenteado o Menino Jesus, a Família Sagrada de Nazaré fugiu para o Egito, após São José ser avisado, em sonho, pelo Anjo de Deus, dos perigos advindos do rei Herodes. Depois, em outro sonho místico, José conduziu a família no retorno à Terra Santa. Na homilia, o padre Irineu Claudino Sales disse que a família é um projeto de Deus, e nesse sentido toda família é sagrada. Sobre o Evangelho, teceu comentários sobre a fuga para o território egípcio, onde Maria e José podem ter enfrentado muitas dificuldades no cuidado com Jesus. O padre informou que neste dia 28/12/26 encerra-se, às 17h, na Catedral Sagrado Coração de Jesus, o Jubileu Ordinário da Igreja Católica Apostólica Romana,. É um evento de perdão de pecados para o fiel orante e para as almas do Purgatório que só acontece há cada 25 anos, ou seja, o próximo será em 2050. Outro aviso é que no dia 1º/01/2026 (5ª-f.), Solenidade da Santa Mãe de Deus, mesmo sendo a primeira quinta-feira do mês, só haverá a missa das 19h. Não será celebrada a missa do meio-dia, dedicada às vocações.











sábado, 27 de dezembro de 2025

Cai "export" de café no ES; Brasileiro é da direita... POR rep.Paulo Mac...

Cai "export" de café no ES; Cresce roubo de "bikes"; Maioria é da Direita política;... (12/25). @paulorobertomaciel6/

 : PESQUISADO POR REPÓRTER/RADIALISTA Paulo Maciel, de Colatina/ES 

- REDES DIGITAIS:  CANAL DO YOUTUBE 'Paulo Roberto Maciel Maciel'; 'facebook.com/paulomacieldaradio'; Instagram: '@paulorobertomaciel6/' - BLOG: 'reporterpaulomaciel.blogspot.com' - YouTube: '@paulorobertomacielmaciel7919'

COMENTÁRIO/OPINIÃO. Analistas querem mandar na Igreja Católica. Há poucos dias vi parte de um Canal do YouTube onde analistas dos temas atuais queriam determinar o que a Igreja Católica Apostólica Romana deve ou não fazer. A maioria defendia "os direitos" de um certo sacerdote pra lá de polêmico, com comportamentos, a meu ver, inadequados para um presbítero e, ao que parece, cooptado pelas ideias marxistas de Antônio Gramsci. O bispo, a quem hierarquicamente o padre deve obediência, emitiu uma determinação suprimindo uma atividade do padre. Os analistas do tal canal, a maioria aparentemente da esquerda política, consideravam que o bispo não podia tomar a medida e que deveria agir como eles pensavam... E pelo jeito, poucos ali professavam a fé católica. - (Redig. por rep. Paulo Maciel, após pesq. na Web - 12/2025)

NOTA OBSERVATÓRIA.

Cão. POR rep. Paulo Maciel 
Com férias e recessos, cachorros na rua são mais vistos. Nos dias em que começaram pontos facultativos e feriadões de fim de ano cães soltos foram vistos em maior quantidade em alguns pontos de Colatina/ES. No dia de natal, até na porta da Catedral Sagrado Coração de Jesus apareceu um cão de porte grande. Depois foram vistos animais soltos também na Praça Frei José (em frente à igreja) e na avenida Getúlio Vargas, no Centro. Um dos cães ainda que aparentemente não perigoso, ia para cima de algumas pessoas, inclusive crianças. COMENTÁRIO: Foram criar leis para tratar animais como gente, ou até melhor que gente, e é nisso que dá! Não existe controle e passam a cobrar multas, prender, inventar novos órgãos e cargos públicos. É o dinheiro dos impostos do povo gasto a torto e a direito. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. própria - 12/25)

-  ES tem queda de exportações de café. O estado do Espírito Santo experimentou uma queda nas exportações de café neste ano de 2025. Entre os motivos, representantes do ramo informam que houve queda de safra do arábica; no conilon houve tarifas mais altas norte-americanas e também uma queda de produção, além da retenção de estoques. A perda econômica e financeira, no entanto, não foi tão grande pois o preço do café em dólar é bastante competitivo e considerável. O setor espera em 2026 a retomada das vendas para o estrangeiro. Em 2024, as exportações foram recordes, bem acima do normal. - Capixaba cai em golpe do falso emprego. - Uma pessoa do ES caiu no golpe do emprego inexistente no ES. O falsário pegou dados da vítima e até a chamou para participar de um curso fictício "online". Mais de R$ 2.900 foram cobrados. O aconselhamento ao interessado em vaga ofertada na Web é acessar somente "sites" oficiais. O golpista pode usar até, sem autorização, o nome de uma empresa legal. As informações são do titular da Delegacia de Defraudações de Vitória/ES. - Cresce 8 vezes o número de roubos de "bikes" elétricas no ES. Cresceu oito vezes o número de roubos de bicicletas elétricas no estado do Espirito Santo neste ano de 2025. Foram 312 casos de janeiro a novembro de 2025 e apenas 34 no mesmo período do ano anterior. O número dá praticamente uma "bike" roubada por dia em território espírito-santense. É recomendado colocar cadeado reforçado e rastreador no veículo. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na tv - 7h......, 11/12/35). - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na tv - 6h15...., 17/12/25).

- NOTAS MIÚDAS. - Nos dias de fim de ano, muitas pessoas têm passado apressadamente nas ruas e calçadas colatinenses. Algumas parecem tristes, outras alegres e muitas com o pensamento longe. Isso aconteceu principalmente nas proximidade do Dia do Natal. - Muitos agentes da Guarda Municipal e da PM estão circulando pelas ruas de Colatina/ES neste período de fim de ano. - No ponto central da avenida Getúlio Vargas foram instalados mais dois semáforos, nos locais onde já há lombadas. Os pedestres devem ficar de olho na abertura e fechamento do sinal. - Há poucos dias uma mulher (normal ou trans) portava um fuzil, na frente de um banco no Centro de Colatina/ES. É a primeira vez que vi uma mulher atuando na segurança de valores. - (Redig. por rep. Pauo Maciel após pesq. própria - 12/2025)

- NOTA POLÍTICA. Maioria dos brasileiros se diz da direita no Brasil. Uma pesquisa sobre as preferências políticas do povo brasileiro revela, sem nenhuma novidade, que a maioria é do espectro da direita e conservadora. 46% se disseram ideologicamente da direita ou centro-direita. Somente da direita são 35% dos entrevistados e do centro-direita 11%, resultando em 46% no segmento. A esquerda política é defendida por 22%, enquanto apenas 7% se dizem de centro-esquerda, totalizando 29% nessa faixa socialista. Somente de centro são 17% e não sabem o que são politicamente 8%. 34% dos da direita ou centro-direita se dizem bolsonaristas. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. no Canal do YouTube Alexandre Garcia - 25/12/25)

- NOTA SOLO. 1550 pessoas usam tornozeleira eletrônica no estado do ES. Informações tornadas públicas em 24/12/25 (4ª-f.) dão conta de que 1.550 apenados por algum problema judicial usam tornozeleira eletrônica no estado do ES. Há mais de uma década o instrumento é utilizado como alternativa penal. Um especialista da área de segurança pública informou que o aparelho é uma alternativa à prisão ou instrumento de apoio na progressão de regime do sujeito apenado. A tecnologia tem monitoramento e localização 24 horas por dia. A tentativa de rompimento da pulseira é detectada numa central de serviços, que entra em contato com o monitorado ou com o setor judiciário. Há uma equipe multidisciplinar, com assistentes sociais e psicólogos, que acompanha o apenado com tornonozeleira. Esses servidores atuam para minimizar os riscos de o apenado não cumprir com o monitoramento e não retorne ao sistema prisional. O sistema penitenciário capixaba possui 16 mil vagas e 25 mil detentos. O secretário estadual da Justiça disse que poderia haver hoje um número de 5000 detentos com tornozeleiras instaladas, mas "não se trata do tornozelamento delas por decisão numérica, mas, sim, por análise dos direitos do preso e dos interesses da sociedade." - (Redig. por rep.Paulo Maciel após pesq. na tvvitória., 7h..., 24/12/25)
- NOTAS ESPECIAIS. ES lidera internações de pacientes atingidos por balas de revólver. O estado do Espírito Santo possui a maior taxa de internações da região Sudeste do Brasil por causa de ferimentos causados pelo uso de arma de fogo. O estudo é do Instituto "Sou da Paz". O fato mostra que a violência tem impacto até na saúde pública. As vítimas baleadas necessitam de atendimento médico urgente e, em grande parte dos casos, de alta complexidade. Em 2024 a taxa de internações na saúde pública do ES foi de 9,6 por cada 100 mil habitantes, acima da média nacional. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de janeiro a outubro de 2025 foram anotadas 251 internações no sistema SUS por acidentes com arma de fogo, resultando em 93 mortes. Em 2024 foram 374 internações e 158 óbitos. O secretário estadual de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, disse que o número acompanha o de armas apreendidas. Ele admite que ainda há muitas armas ilegais circulando no território capixaba. De janeiro a novembro de 2025 foram recolhidas 3429 armas. Entre 2015 e 2024 os gastos no SUS foram superiores a R$ 500 milhões com vítimas baleadas no país. Em 2024 foram quase 16 mil internações com o custo de mais de R$ 42 milhões. 90% das vítimas são homens e jovens. Estratégias de combate à violência armada, entre outras políticas públicas, precisam ser mais bem implementadas. - Aplicativo de mensagens é mais um "Disque-Denúncia"- Foi disponibilizado pela Sesp no ES mais um canal para o Disque-Denúncia, através do aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp. Os mais jovens, principalmente, usam este aplicativo e por isso o setor público quer contar com esse apoio. O novo serviço de denúncias é pelo número 27 99253-8181. O passo a passo é similar ao do "site" e o anonimato é preservado. É só enviar um "oi" e responder aos questionamentos que surgem na sequência sobre qual crime se quer denunciar, descrevendo a informação. O mais tradicional meio de denunciar crimes é o telefone 181. O e-mail é: disquedenuncia181.es.gov.br . A rede digital/social é: Instagram @181es .
- - NOTAS CHAMATIVAS. Aumenta nº de acidentes nas vias federais. A Fundação Dom Cabral divulgou dados, em 17/12/25 (4ª-f.), mostrando que em 2024 o número de acidentes nas rodovias nacionais superou os registros de 2018 (antes da eclosão do novo coronavírus). De acordo com as informações, foram mais de 56.000 contra 51.400. No território do ES, em 2024, aconteceram quase 1.400 acidentes em duas vias federais que cortam o estado: 1.377 acidentes na BR-101 e 376 na BR-262. O levantamento contém dados do Denit e da PRF nas estradas mais movimentadas do pais. O número de mortes nas ocorrências graves de trânsito cresceu 10% entre 2018 e 2024 no ES. Apenas em 2024, 160 capixabas foram a óbito nas duas BRs no estado. A maioria dos registros (mais da metade) aconteceu nas pistas simples , e por isso urge que elas sejam duplicadas. O coordenador de Logística da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, explicou que a falta de estrutura viária e o mau comportamento dos condutores de veículos são os principais motivos para o crescimento das ocorrências graves no trânsito.

"Marcas do que se foi" (J.Jorge/M.Moura/P.S.Valle/R.Muriti/Tavito). Voz:...

Prato sabatino:Omelete c/ farinha de mandioca,2 ovos,alho.POR rep.Paulo ...