domingo, 28 de dezembro de 2025

Verão;Droga/Mortes; Médico sofre; Devedores no ES; Bolsonaro em Filme (1...

Verão; Tóxicos/Homicídios; Médicos sofrem; 1,3 milhão de devedores no ES; Filme sobre Bolsonaro (12/2025). - @paulorobertomaciel6/

- PESQUISADO e redigido por repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES

- REDES DIGITAIS: YouTube: Paulo Roberto Maciel Maciel - @paulorobertomacielmaciel7919 - BLOG: reporterpaulomaciel.blogspot.com - Instagram: @paulorobertomaciel6/ - PERFIL: Facebook.com/paulomacieldaradio

- NOTA TEMPORAL.

Verão e Paulo Maciel de chapeu. 17-12-25

VERÃO começa e segue ate 20 de março.. A estação do ano do verão no Hemisfério Sul iniciou-se no dia 21 de dezembro de 2025 (domingo) às 12h03 (horário de Brasília), e terminará no dia 20 de março de 2026. É um período de dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, com ocorrência de chuvas intensas, queda de granizo, descargas elétricas e vendavais. A previsão climática indica condições favoráveis para chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte. Para a Região Nordeste, a previsão indica chuva abaixo da média em praticamente toda a região, principalmente na Bahia, centro-sul do Piauí, e maior parte dos estados do Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Para Região Centro-Oeste, são previstas condições favoráveis para volumes acima da média histórica no setor oeste do Mato Grosso, enquanto para o estado de Goiás predominam volumes abaixo da média climatológica. Para o restante da região, são previstos volumes próximos à média histórica. Na Região Sudeste, a previsão indica predomínio de chuvas abaixo da média climatológica, com volumes de até 100 mm abaixo da média histórica do trimestre janeiro, fevereiro e março. Já na Região Sul, a previsão é de chuvas acima da média em todos os estados. - (Pesquisado por rep. Paulo Maciel no Instagram do Inmet - 17/12/25)

- NOTA DE DESTAQUE. - Influência das drogas é significativa nos homicídios no ES. Estudo indica como as drogas ilícitas e o álcool influenciam nas mortes violentas acontecidas no estado do Espírito Santo. No dia 11/12/25 (5ª-f ), a Rede Abraço e a Polícia Científica apresentaram um estudo inédito que avalia a presença de álcool, drogas e outras substâncias químicas em casos de mortes evitáveis. O coordenador da Rede Abraço, Carlos Lopes, disse que a produção do conhecimento científico no campo das políticas sobre drogas é importante porque produzirá evidências, a partir das quais .se terá um diagnóstico mais preciso e mais aprofundado da realidade que se apresenta. Ele imagina que de posse do diagnóstico, há melhores possibilidades de se formularem políticas públicas mais adequadas a fim de enfrentar o problema. O estudo analisou mais de 7,5 mil casos examinados pelo IML de Vitória entre 2013 e 2023, apontando que maís da metade das vítimas tinha uma substância psicoativa no organismo no momento da morte. O álcool foi a principal, seguida de cocaína e maconha. Entre as ocorrências, um terço foi de homicídios. As mortes no trânsito também chamaram a atenção: em 42% dos casos a pessoa estava sob efeito de substância química. A chefe do laboratório de toxicologia forense, Mariana Dadalto, revelou que quase a metade dos indivíduos que morreram nos acidentes de trânsito estavam sob o efeito de álcool ou drogas., assumindo o risco de dirigir nessa situação proibida. Um ex-viciado em entorpecentes, cigarro e bebidas alcoólicas, de 43 anos de idade, informou que começou a beber e fumar cigarros com 12 anos de idade. Aos 14 anos, conheceu a maconha, aos 17 anos a cocaína e aos 23 anos passou a consumir o "crack". Nos dez anos de vício teve doze perdas totais de carro, quatro acidentes graves de motocicleta, quebrou coisas em casa, sofreu vários derrames no pulmão e respondeu 25 processos em quatro estados diferentes. Há onze anos, ele conseguiu superar as dependências e atualmente ajuda outras pessoas que sofrem com os vícios, desenvolvendo projetos sociais para essas pessoas. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na tvvitória - 7h..., 12/12/25)

- Médicos também sofrem violência ES. Mais de 80% dos médicos do ES já sofreram algum tipo de violência no trabalho. A informação faz parte de pesquisa do Conselho Regional de Medicina (CRM) no estado. Em 2024 foram registrados mais de 4,5 mil boletins de ocorrência de violência contra médicos no Brasil, representando uma média de doze casos por dia. No ES, o CRM divulgou uma pesquisa, em 09/12/25 (3ª-f.), realizada com 330 profissionais. 84% responderam que já foram vítimas de violência no trabalho. Quase a metade teve o problema mais de uma vez. A maioria dos casos aconteceu na rede pública de saúde. Quatro em cada dez vítimas precisaram de tratamento. O CRM quer uma lei que garanta a segurança dos profissionais de medicina no ambiente de trabalho.

- NOTAS ATUAISES tem 1,3 milhão de consumidores inadimplentes. O estado do ES possui mais de um milhão e trezentas mil pessoas endividadas, inadimplentes. A maior parte é relacionada a bancos e cartões de crédito. Frequentemente são realizados "feirões limpa nomes", como o realizado pela Prefeitura de Cariacica/ES, neste início do mês de dezembro de 2025. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. na tv - 02/12/25). - 20.721 indivíduos estão diagnosticados com o HIV no ES. Dezembro é o mês dedicado à prevenção e ao cuidado com o HIV, vírus da Aids. Um capixaba disse que descobriu que adquiriu o HIV há doze anos, quando fez os exames para doar sangue. A primeira sensação foi marcada pelo medo, mas com o acompanhamento médico e tratamento contínuo, o paciente passou a encarar a doença de outra forma. E passou a atuar numa rede nacional de apoio a pessoas com HIV. No estado do ES, entre quem convive com o vírus e quem já desenvolveu a enfermidade, há 20.721 indivíduos diagnosticados com o HIV. 1.074 casos foram descobertos neste ano. Entre janeiro e outubro de 2025, 152 pessoas morreram com a doença. Médicos dizem que quando o vírus é identificado precocemente e o tratamento é seguido de forma correta, a carga viral pode ficar indetectável, impedindo a transmissão durante as relações sexuais e reduzindo drasticamente o risco de transmissão na gravidez. O médico infectologista Rodrigo Barroso disse que o risco de transmissão é menor para a pessoa que está em acompanhamento, aquela que está indetectável. Ele chega a afirmar que a chance de passar o vírus para outra pessoa é praticamente nula, inclusive na gravidez, pois os medicamentos são muito seguros. Há até medicações usadas antes e após relações sexuais, para quem se expõe menos ou mais, conforme o caso. - (Redig. por rep. Paulo Maciel, após pesq. na tvvitória - 6h30..., 2/12/25)

- NOTA ISOLADA. Furtos de motos aumentam no estado do ES e Grande Vitória já contabiliza quase 1500 casos. Neste ano de 2025, até novembro, 1493 motocicletas foram furtadas na Grande Vitória, no estado do ES. Dois municípios registram mais casos deste tipo de crime: Serra, com 601; e e Vila Velha, com 362 casos. As informações são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp). O delegado da PC, Luiz Augusto Ximemes, disse que operações estão em andamento e investigações estão sendo procedidas para identificar e prender os suspeitos de ordenar os crimes. O agente público informou que desde 2023 é realizado um levantamento e mapeamento, através da Operação Zero Grau, a fim de combater a subtração de veículos automotores do tipo motocicleta. No primeiro ano foram recuperadas mais de dez motos numa só operação. Ele imputou os crimes a associações criminosas tópicas existentes nos territórios serrano e vila-velhense. A Serra lidera porque há um maior número de pontos comerciais e de focos do tráfico de drogas. As dicas principais passadas por Ximenes aos donos de motos é colocar alarmes, cadeados e gravação do motor e chassi nas peças, como já acontece no estado de São Paulo. Neste caso, há um adesivo verde-fluorescente, onde o ladrão constata que a moto está toda gravada e não há interesse, então, para o adulterador e nem para o receptador. - (Redig. por rep. Paulo Maciel, após pesq. na tvitória - 7h30..., 17/12/25) -

- NOTA IMPORTANTE. 
Filme sobre Bolsonaro.Reprod.doCanalYouTube Paulo Lopes,por rep.Paulo Maciel.12-12-25
Ator internacional Jim Caviezel faz o papel de Jair Bolsonaro em filme produzido nos EUA (12/25). O filme Dark Horse (sobre a vida do ex-presidente da República do Brasil, Jair Messias Bolsonaro) está sendo produzido nos Estados Unidos. Na tradução livre o título da obra artística significa "Cavalo Negro/Preto/Escuro". O ator internacional Jim Caviezel, que passou três meses em terras brasileiras, faz o protagonista. A peça cinematográfica, com atores de renome internacional, traz a facada para matar Bolsonaro na campanha presidencial de 2018, a dor sofrida sendo carregado por populares, as artimanhas para destruí-lo para sempre, a sua impressionante resistência, a força em conquistar 60 milhões de brasileiros (o número aproximado de conservadores ou direitistas no país) e muito mais.
FilmeBolsonaro.Reprod.YouTube Paulo Lopes,por rep.Paulo Maciel.12-25
Foi Bolsonaro que fez os conservadores abrir a mente e se tornar fortes, pois anteriormente eles estavam sendo enganados com uma política entre um partido de cunho marxista e outro de cunho social-democrata, que praticamente almoçam e jantam no mesmo prato. A previsão é de que a película seja exibida a partir de fevereiro de 2026. No Brasil, certamente o filme não seria produzido, mas somente nos EUA onde a liberdade tem um valor extraordináio e é garantida pela centenária Constituição. O filme vai mostrar o homem mais perseguido, vilipendiado e humilhado... da História do Brasil. - (Redig. por rep. Paulo Maciel após pesq. no Canal do YouTube 'Paulo Lopes' - 12/12/25)
- - NOTA ESTADUAL. Governo do ES regulamenta lei que proíbe fogos de estampidoO Governo do Estado do Espírito Santo publicou, em 09/12/2025 (3ª-f.), o decreto que regulamenta e consolida a proibição da fabricação, comercialização, manuseio, queima e soltura de fogos de artifício de estampido e artefatos pirotécnicos ruidosos em todo o território capixaba. A medida vale para espaços públicos e privados, abertos ou fechados, e busca reduzir impactos ambientais, proteger a fauna e garantir o bem-estar de pessoas sensíveis ao ruído, além de promover uma cultura de convivência mais segura. O decreto especifica que continuam autorizados apenas os fogos cujo efeito principal seja visual e produzam até 70 decibéis, conforme normas técnicas, além daqueles produzidos exclusivamente para exportação. A partir de agora, todos os alvarás emitidos pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) para espetáculos pirotécnicos e estabelecimentos comerciais deverão conter uma nota orientativa clara sobre a proibição e as sanções previstas na legislação. (...) Eventos, festas e atividades comerciais não poderão mais utilizar fogos barulhentos (...). Outro ponto central do decreto é a criação de um Grupo de Trabalho (GT) no âmbito da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), responsável por propor normas complementares que detalhem as penalidades administrativas, a competência fiscalizatória dos órgãos envolvidos, a destinação de receitas provenientes de multas e o procedimento de autuação. (...). - Fonte e  informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Seama - Paulo Sena. Telefone (27) 99956-0609. E-mail: meioambiente.es@gmail.com - Instagram: @meioambientees - Facebook: Meio Ambiente ES. PUBLICADA em 09/12/2025, 17h20. - . (Pesquisado por repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, no "site" do Gov. do Est. do ES -11/12/25)

- Texto, pesquisa, filmagem e narração: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, NOS ENDEREÇOS NA WEB: @paulorobertomacielmaciel7919 - Paulo Roberto Maciel Maciel (CANAL Youtube), facebook.com/paulomacieldaradio (PERFIL), reporterpaulomaciel.blogspot.com (BLOG), @paulorobertomaciel6/

LITURGIA.11/01/26.DOM.-BATISMO DE JESUS-SANTOS:Higino,Paulino de A., Teo...

Marcas do que se foi (J Jorge M.Moura/P.S.Valle/R.Muriti/Tavito. Voz Pa...

LITURGIA.11/01/26.DOM.-BATISMO DO SENHOR-SANTOS: Higino, Paulino de Aquileia, Teodósio... POR rep.Paulo Maciel

- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - Paulo Roberto Maciel Maciel - facebook.com/paulomacieldaradio

Missa, Catedral, Col., 28-12-25. POR rep. Paulo Maciel
- LITURGIA. 11/01/2026 - DOMINGO - BATISMO DO SENHOR JESUS. ANO LITÚRGICO "A". Cor: Branca. Rito: Missa própria, Glória, Creio, Prefácio próprio - Ofício da Festa. - 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 42, 1-4. 6-7): "... Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça....". - Sl 28 (29), 1a. 2. 3ac-4. 3b. 9b-10 (R. 11b). R.: "Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!". - 2ª Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos (At 10, 34-38): "...Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo...".- Evangelho: Leitura do Evangelho de São Mateus (Mt 3, 13-17): "...'Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado'....". - FONTE: Várias publicações católicas.

- SANTOS DO DIA 11 DE JANEIRO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano
- SANTO HIGINO - PAPA: Segundo uma antiga tradição, Higino era um filósofo, de origens atenienses. Foi eleito Papa em 138 e teria sido martirizado durante a perseguição do imperador romano, Antonino Pio. Combateu, com base nos Evangelhos, a heresia agnóstica, que pregava uma dupla religiosidade: para simples e erudito. - SÃO PEDRO DE CESAREIA - MÁRTIR. Pedro preferiu ser queimado vivo, ao invés de negar a sua fé cristã. O jovem encontrava-se em Cesareia, na na Terra Santa, no período da perseguição do imperador Maximino, que não teve pena da sua tenra idade. Apselamo ou Bálsamo, como era chamado, foi martirizado no século III. - SÃO PAULINO DE AQUILEIA - BISPO. Paulino, teólogo e músico, era natural de Cividale, atual Friuli. Era um dos sete sábios que Carlos Magno havia escolhido para unificar a Europa. Em 787, foi Bispo de Aquileia e se dedicou à reforma da Igreja. Como evangelizador da Eslovênia, participou dos Concílios até à sua morte em 802. - SÃO TEODÓSIO. DE ACORDO COM o endereço telemático ´A12´, Teodósio nasceu em 423 na Capadócia (Turquia), recebendo sólida formação cristã na família. Jovem, impressionou-se com a história de Abraão, sentindo-se como ele chamado a partir para o lugar que Deus lhe mostrasse. Fez então uma peregrinação à Terra Santa, onde conheceu São Simeão Estilita, que profetizou ser ele escolhido por Deus como instrumento de salvação de muitos. Decidiu levar vida religiosa num convento, próximo à torre de Davi, e seus progressos na vida espiritual monástica levaram a que lhe fosse oferecida a provedoria de uma igreja de Nossa Senhora, perto de Belém. Mas as constantes visitas não eram compatíveis com a vida solitária que desejava, e por isso mudou-se para uma gruta isolada, onde viveu 30 anos. Mas sua fama de santidade, pela humildade e caridade, atraiu discípulos, de modo que acabou organizando o regulamento para uma comunidade, que chegou a ter 400 monges. Ali ele construiu uma hospedaria para os peregrinos e um hospital, com setores feminino, masculino e para doentes mentais. Tudo era mantido pela Providência divina, na qual Teodósio confiava ilimitadamente. O bispo de Jerusalém, conhecendo a santidade e capacidade administrativa de Teodósio, nomeou-o arquimandrita (superior geral) dos monges da Terra Santa. Juntamente com São Sabas, outro mestre do monaquismo, Teodósio defendeu a Fé contra a heresia monofisita, que negava a distinção das naturezas divina e humana de Cristo. Como o imperador Anastásio apoiasse os hereges, foi perseguido e exilado, mas não muito tempo depois voltou a Jerusalém, após a morte do imperador. Faleceu em 529, com 105 anos. Seu mosteiro durou mais de um milênio, quando foi destruído pelos muçulmanos. Os monges gregos ortodoxos o reconstruíram no início do século XX. (Colaboração: José Duarte de Barros Filho).  São Teodósio é considerado um dos maiores líderes do monaquismo oriental do século V. Impressionante é a sua confiança em Deus, que o levou primeiramente a viajar, e, depois, a aceitar uma missão que, a princípio, não era a que desejava: isolando-se em busca de vida solitária, tornou-se organizador de vasta comunidade religiosa, que atendia também a peregrinos, e exigiu a construção e administração de um hospital. Os caminhos da nossa santidade dependem sempre da vontade do Pai, e não da nossa: só a humilde e alegre aceitação dos Seus desígnios garantem a fecundidade espiritual que devemos ter, para benefício nosso e dos irmãos, e maior glória de Deus.

Humor reflexivo: Escorpião e sapo; O ateu... Por rep. Paulo Maciel. Cola...

LITURGIA.12/01/26.2ª-F.- I.S.T.C.-SANTOS: Antônio Mª Pucci, Arcádio, Bernardo de Corleone... POR rep.Paulo Maciel

- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter Paulo Maciel, de Colatina/ES. - REDES digitais: @paulorobertomacielmaciel7919 - @paulorobertomaciel6/ - reporterpaulomaciel.blogspot.com - Paulo Roberto Maciel Maciel - facebook.com/paulomacieldaradio

Missa, Catedral, Col., 28-12-25. POR rep. Paulo Maciel

- LITURGIA. 12/01/2026 - SEGUNDA-FEIRA - I SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO LITÚRGICO "A". Cor: Verde. Rito: Missa à escolha. - 1ª Leitura: Leitura do Primeiro Livro de Samuel  (1Sm 1, 1-8): "... esse homem subia da sua cidade para adorar e oferecer sacrifícios ao Senhor Todo-poderoso....". - Sl 115 (116), 12-13. 14. 17. 18-19 (R. 17a). R.: "Oferto ao Senhor um sacrifício de louvor.". - Evangelho: Leitura do Evangelho de São Marcos (Mc 1, 14-20): "...'o Reino de Deus está próximo.'....". - FONTE: Várias publicações católicas.

- SANTOS DO DIA 12 DE JANEIRO. (FONTE: revista.arautos.org e outros "sites") - e Martirológio Romano
- SANTO ANTÔNIO MARIA PUCCI: DE ACORDO com o endereço telemático ´A12´, Eustáquio nasceu em 16 de abril de 1819, em Vernio, Itália, numa fervorosa família de camponeses. Gostava de auxiliar o pai na igreja e participar da Missa. Aos 18 anos, entrou para o convento dos Servos de Maria (os Servitas), e mudou o nome para Antônio Maria. Sacerdote em 1843, atuou como Definidor Geral da sua comunidade. Em 1847 foi enviado para a paróquia de Santo André em Viareggio, ali ficando como pároco por 48 anos, até a sua morte. Foi precursor do modo de atuação típico da Ação Católica, ao criar associações para diversas atividades dos leigos: Companhia de São Luís e a Congregação da Doutrina Cristã para os jovens, Companhia Mariana de Nossa Senhora das Dores para os homens, Congregação das Mães Cristãs para as mulheres, além de fundar a Congregação (religiosa) das Irmãs Auxiliares Servas de Maria (as “Manteladas” de Viareggio), direcionadas para a educação dos adolescentes e assistência das crianças enfermas. Não guardava nada para si próprio, nem mesmo roupas. Apesar da intensa atividade caritativa, rezava sem descuido, e de tal modo, que muitas vezes os paroquianos o viam em êxtase, ficando suspenso ou caminhando sem pôr os pés no chão. Em duas epidemias de cólera, nos anos de 1854 e 1892, Padre Antônio cuidava pessoalmente dos doentes. Na última, contraiu uma pneumonia fulminante ao sair da casa de um deles numa noite fria e tempestuosa, falecendo em 12 de janeiro. (Colaboração: José Duarte de Barros Filho). - SANTO ARCÁDIO - MÁRTIR: DE ACORDO com o endereço telemático do Vaticano, Durante a perseguição do imperador romano, Diocleciano, Arcádio fugiu da sua cidade, Cesareia de Mauritânia, no norte da África. Entregou-se às autoridades quando um parente foi preso em seu lugar. Recusando-se oferecer sacrifícios aos deuses, foi martirizado, com torturas atrozes, no ano 304.- SÃO BERNARDO DE CORLEONE. DE ACORDO com o "site" 'igrejadoscapuchinhos',Bernardo nasceu na cidade de Corleone, na Sicília, Itália, no dia 6 de fevereiro de 1605. Recebeu o nome de Filipe ao ser batizado. Seus pais tinham cinco filhos, e eram cristãos, muito respeitados, tendo um dos filhos sacerdote. O pai era sapateiro e curtidor de peles, que acolhia em sua casa muitos necessitados, dando-lhes condições de banharem-se para depois alimenta-los e vesti-los. Nesse ambiente, o jovem Filipe, alto, forte e de caráter violento, amante das lutas e armas, se desenvolveu... Certo dia, ao ser provocado por um rapaz, Filipe arrancou com uma espada o braço do agressor... A patir de então, nasceu um novo homem que, arrependido, pediu perdão ao rapaz, atitude que foi aceita. Depois eles se tornaram amigos. Filipe modificou sua personalidade encontrando na vida religiosa a verdadeira vocação, conforme a vontade de Deus, como disse até o momento de sua morte. Ele deixou sua cidade natal e ingressou no noviciado no convento de Caltanissetta em Palermo. Abraçou plenamente seu novo caminho tornando-se irmão leigo da Ordem Terceira dos Frades Menores Capuchinhos, no dia 13 de dezembro de 1631, adotando o nome de frei Bernardo. Trabalhando como cozinheiro, viveu no mosteiro uma existência simples e humilde. Mas além dessa função, se dedicava aos doentes como enfermeiro. Ajudava até aos animais doentes. Bernardo enriquecia ainda mais sua vida espiritual, com penitências, mortificações e longos períodos de orações para o bem da comunidade, demonstrando sua personalidade forte, agora impregnada de um profundo amor pela humanidade. Ele desenvolveu uma forte paixão pela Eucaristia, que recebia todos dias. Quando se encontrava diante do Sacrário, concentrado em oração, o tempo, para ele, deixava de existir... Ajudava até ao sacristão nas suas tarefas diárias, para ficar ainda mais perto de Jesus Eucarístico. Ele era muito amigo dos companheiros frades de toda a comunidade. Quando ocorria uma catástrofe, como um terremoto ou furacão, típicos da região, Bernardo ajoelhava em oração diante do Sacrário dizendo: “Senhor, desejo essa graça!”. O resultado sempre era favorável, pois as calamidades cessavam, poupando uma desgraça maior... O seu amor a Nossa Senhora também era incontestável e sublime... Depois de 35 anos de vida religiosa, faleceu em 12 de janeiro de 1667, em Palermo. Seus restos mortais repousam na igreja dos Capuchinhos, nessa cidade da Sicília, Itália. O Papa Clemente XIII o elevou a Beato em 1768 e, posteriormente, o Papa João Paulo II o declarou Santo Frei Bernardo de Corleone, em 2001.