segunda-feira, 4 de novembro de 2019

LITURGIA,06/11/2019, 4ªf.:31ª.STC. S.LEONARDO DE NOBLAC.Voz:Paulo Maciel - Colatina/ES

Liturgia Diária da Palavra, 06/11/2019, QUARTA-FEIRA. XXXI Semana do Tempo Comum (STC). SÃO LEONARDO DE NOBLAC. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do dia). 1ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 13, 8-10): " Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo". Salmo Responsorial: (Sl 112, 1-2.4-5.9 (R: 5a)): "R: Feliz quem tem piedade e empresta!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 14,25-33): "'Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo.'". 

Fonte: www.novaalianca.com.br . Edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (04/11/2019)  

SANTO DO DIA 06 DE NOVEMBRO: SÃO LEONARDO DE NOBLAC. (Fonte: www.a12.com )


Leonardo nasceu no ano 491 na província da Gália. Na juventude Leonardo não quis seguir a carreira das armas, preferindo viver ao lado do Bispo da região. Só mais tarde Leonardo decidiu ingressar num mosteiro para se dedicar somente à vida religiosa.
Mais tarde buscou o isolamento para meditar e viver sua fé na oração. Encontrou o lugar certo para isso num bosque afastado. Lá havia apenas uma casa tosca e simples que lhe servia de morada. Mas seu sossego durou pouco pois a cada dia crescia o número de pessoas que vinham atrás de seus conselhos, orações e consolo.
A história nos narra que o monge Leonardo auxiliou os trabalhos de parto da rainha Clotilde, esposa do rei Clodoveu. Como recompensa o rei doou aquelas terras à Leonardo, que ergueu um altar à Nossa Senhora e aos poucos se tornou uma intensa e fervorosa comunidade religiosa, culminando com a construção do mosteiro de Noblac.
Diz a tradição que o monge Leonardo, só deixava o mosteiro quando alguma missão o exigia, especialmente quando se tratava de resgatar e converter os pagãos encarcerados. O culto de Santo Leonardo de Noblac, uma das devoções mais antigas dos fieis franceses, se propagou em todo o mundo cristão e foi reconhecido pela Igreja.
Reflexão: São Leonardo de Noblac é dos santos mais populares na Europa central. Diz um estudioso que em sua honra foram erigidas nada menos que seiscentas Igrejas e capelas. De nobre ascendência abraçou a vida solitária e distinguiu-se pela sua santidade e milagres. Manifestava uma virtude toda particular na libertação de cativos e prisioneiros.
Oração: Ó Senhor Deus, fazei que a exemplo dos santos saibamos apresentar-nos diante de Vós como uma oferenda agradável e pura, agora e na hora de nossa morte. Amém. São Leonardo de Noblac, rogai por nós. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário