quarta-feira, 6 de novembro de 2024

LITURGIA. 11/11/24, 2ª-f.. - SÃO MARTINHO DE TOURS. 32ª *S.T. C. SANTOS: Verão, Marina de Omura, Teodoro Studita. POR repórter Paulo Maciel

- PESQUISADO E PRODUZIDO POR repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel - facebook.com/paulomacieldaradio - instagram.com/paulorobertomaciel6/ - @paulorobertomacielmaciel7919

Igr.N.S.Perp.Socor. POR rep.Paulo Maciel.V.V.,2-3-24

- LITURGIA. 11/11/2024, SEGUNDA-FEIRA - SÃO MARTINHO DE TOURS - BISPO - XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM. ANO: B. Cor: Branca. Rito: Ofício da Memória. - 1ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo a Tito (Tt 1, 1-9): "...todo candidato deve ser irrepreensível, marido de uma só mulher, com filhos crentes, e não acusados de levianos..". SALMO RESPONSORIAL: Sl  23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 (R. cf. 6). R.:"- É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel." EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Lucas (Lc 17, 1-6): "... 'se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. '... ". - FONTE: novaalianca.com.br. -

- - SANTOS DO DIA 11 DE NOVEMBRO. (FONTE: revista.arautos.org)
São Martinho de ToursBispo de Tours, França, eleito em 371. Nasceu na Hungria e deixou a carreira militar para ser religioso. É dessa época o famoso episódio em que cortou metade do seu manto para cobrir um pobre que morria de frio. Fundou vários mosteiros, entre eles o de Ligugé, um dos mais antigos da Europa. DE ACORDO com "site" 'rs21.com.br', ´Bastou o episódio do manto dividido em dois para abrigar contra o frio um mendigo encontrado à noite, quando estava de ronda, para tornar Martinho popular no decurso dos séculos. A vida dele é constelada de gestos generosos. Nascido na província romana da Panônia, o pai, militar, o encaminhou à mesma carreira em Pavia, para onde fora destinado. Martinho foi logo promovido ao grau de circitor, isto é, de ronda noturna, e foi durante este serviço que dividiu seu manto com o pobre friorento. Recebeu o batismo na Páscoa de 339 e continuou a vida militar até os 40 anos. Depois da dispensa foi para Poitiers encontrar-se com o Bispo Hilário, que o acolheu em sua diocese, ordenando-o exorcista e hospedando-o em uma vila um pouco distante, onde Martinho levou vida monacal, logo rodeado de discípulos. Surgiu assim o primeiro mosteiro da Europa, em Ligugé. Realizava-se assim sua grande aspiração, expressa na juventude e contrariada pelo pai, obstinadamente pagão. Mas em Ligugé permaneceu apenas dez anos. O Bispo de Tours havia morrido, e os fiéis logo pensaram em Martinho. Não foi fácil convencê-lo; para vencer sua resistência, tiveram de recorrer a um estratagema: um certo Rusticus convidou-o a sua casa, para visitar a mulher enferma e tocá-la com as mãos. Martinho não pôde subtrair-se a um ato de caridade e foi. Mas no caminho um grupo de cristãos raptou-o e levou-o a Tours, onde a população o aclamou bispo. Isso também aconteceu a Ambrósio em Milão e a Agostinho em Hipona. Martinho foi consagrado bispo em 4 de julho de 371. E foi um pastor zeloso e ativo, sobretudo um grande missionário, porque não se limitou a guiar seu rebanho e a servir de árbitro entre os cidadãos e as autoridades romanas. Percorreu os campos e as vilas e preparou seus sacerdotes para a missão, fundando em Mormutier o primeiro centro de formação missionária da Gália. Ao findar o outono de 397, estava em visita pastoral em uma paróquia rural quando sentiu avizinhar-se a última hora. Estendeu-se sobre uma rude mesa recoberta de cinzas e em oração esperou a morte, que chegou em 8 de novembro. No dia 11 de fevereiro realizaram-se as exéquias em Tours, onde foi colocado em uma simples tumba. Contra esta se enfureceram os huguenotes que, em 25 de maio de 1562, queimaram os restos mortais do grande bispo.`São Verão, Bispo (†séc. V). Governou com sabedoria e santidade a diocese de Vence, França, e apoiou a carta de São Leão Magno contra o monofisismo. - São Teodoro Estudita, abade (†826). Abade do mosteiro de Studion Constantinopla. Nele se formaram sábios, santos e mártires, que morreram vítimas das perseguições dos iconoclastas.- DE ACORDO com o "site" 'scribd.com', ´...São Teodoro Studita reporta-nos à Idade Média bizantina, período turbulento sob os pontos de vista religioso e político. Ele nasceu em 759 numa família nobre e piedosa. A mãe,Teoctista, e um tio, Platão, abade do mosteiro de Sakkudion, na Bitínia, são venerados como santos. O tio o orientou para a vida monástica, que Teodoro abraçou aos 22 anos de idade. Foi ordenado sacerdote pelo Patriarca Tarásio, mas em seguida interrompeu a comunhão com ele pela debilidade demonstrada no caso do matrimónio adulterino do imperador Constantino VI. Teodoro acabou sendo exilado para Tessalonica, em 796. A reconciliação com a autoridade imperial se deu no ano seguinte, sob a imperatriz Irene, cuja benevolência levou Teodoro e Platão a transferirem-se para o mosteiro urbano de Studios, levando muitos monges de Sakkudion, a fim de evitar as incursões dos sarracenos. Assim, teve início a importante “reforma studita”.Todavia, Teodoro, com asua energia habitual, tornou-se o chefe da resistência contra o iconoclasmo de Leão V, o Armênio, que se opôs novamente à existência de imagens e ícones naIgreja. A procissão de ícones organizada pelos montes de Studios desencadeou a reacção da polícia. De 815 a 821, Teodoro foi flagelado, aprisionado e exilado em diversos lugares da Ásia. No final conseguiu voltar para Constantinopla, mas não para o seu mosteiro. Então, estabeleceu-se com os seus monges na outra margem do Bósforo. Veio a falecer em Prinkipo, a 11 de Novembro de 826, dia em que o calendário bizantino o recorda. Teodoro distinguiu-se na história da Igreja como um dos grandes reformadores da vida monástica e  como defensor das imagens sacras, durante a segunda fase do iconoclasmo, ao lado do Patriarca de Constantinopla, São Nicéforo. Teodoro compreendera que a questão da veneração dos ícones interpelava a própria verdade da Encarnação. Nos seus três livros Antirretikoi (Confutações), Teodoro faz uma comparação entre as relações eternas intratrinitárias, onde a existência de cada uma das Pessoas divinas não destrói a unidade, e a relação entre as duas naturezas em Cristo, que não comprometem nele a única Pessoa do Logos. E argumenta: abolir aveneração do ícone de Cristo significaria eliminar a sua própria obra redentora, dado que, assumindo a natureza humana, a Palavra eterna invisível apareceu na carne humana visível e deste modo santificou todo o cosmos visível. Santificados pela bênção litúrgica e pelas orações dos fiéis, os ícones unem-nos à Pessoa deCristo, aos seus santos e, através deles, ao Pai celeste e dão testemunho do ingresso da realidade divina no nosso cosmos visível e material... Enquanto nos mosteiros da época não havia mais que trinta ou quarenta monges, com a atividade de Teodoro sabe-se da existência global de mais de mil monges studitas. É ele próprio que informa sobre a presença no seu mosteiro de cerca de trezentos monges, demonstrando o entusiasmo da fé... Nos seus escritos, ele insiste sobre a urgência de se voltar conscientemente para os ensinamentos dos Padres da Igreja, principalmente São Basílio.` - São Bartolomeu, abade (†1065). Discípulo de São Nilo de Rossano, ajudou-o a fundar a Abadia de Santa Maria de Grottaferrata, nas proximidades de Roma, e converteu esse mosteiro numa escola de ciências e artes. - Santa Marina de Omura, virgem e mártir (†1634). Terciária dominicana, presa e queimada viva em Nagasaki, Japão, por ser cristã. - Beata Vicenta Maria, virgem (†1855). Juntamente com o Beato Carlos Steeb, fundou o Instituto das Irmãs da Misericórdia de Verona, Itália. - Beata Alice Kotowska, virgem e mártir (†1939). Religiosa de Congregação das Irmãs da Ressurreição do Senhor. Durante a Segunda Guerra, não aceitando renegar a fé, foi fuzilada nas proximidades de Wejherovo, Polônia. - Beato Vicente Eugênio Bossilkov, Bispo e mártir (†1952). Por recusar-se a romper com o Papa, foi encarcerado, torturado e fuzilado pelo regime bolchevista da Bulgária.

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