| Anjo de Portugal ministrando a Sagrada Comunhão aos três pastorzinhos - Loca do Cabeço (Portugal). FONTE: revista.arautos.org |
Em Portugal Memória do santo Anjo da Guarda de Portugal, cujo culto era tradicional desde tempos remotos; foi oficializada pelo papa Leão X em 1504, passando a ser celebrada com a maior solenidade em todas as cidades e vilas portuguesas; mas popularizou-se mediante a divulgação da tríplice aparição do Anjo de Portugal aos três pastorinhos em Fátima e o Papa Pio XII aprovou a inclusão desta memória no calendário litúrgico português.
São Bogumilo, Bispo (†1182). Renunciou à sede episcopal de Gniezno, Polônia, e seguiu vida eremítica em suprema austeridade, num local deserto perto de Dobrow.
Beata Diana de Andaló, virgem (†1236). Depois de sofrer todo tipo de oposição por parte de sua família, fundou um mosteiro beneditino no qual faleceu após uma santa vida.
Beato Henrique de Bolzano, leigo (†1315). Sendo carpinteiro e inculto, dava tudo o que possuía aos pobres. Já com a saúde debilitada, partilhava com os necessitados a precária esmola que mendigava.
Beato João Dominici, Bispo (†1419). Religioso dominicano eleito Bispo de Ragusa da Dalmácia. Faleceu em Budapeste, Hungria, para onde foi enviado a fim de combater a heresia de João Huss.
Beatos Tomas Green e Gualter Pierson, mártires (†1537). Monges cartuxos que morreram de fome no cárcere, durante o reinado de Henrique VIII da Inglaterra, por sua fidelidade à Cátedra de Pedro.
Beato Eduardo Poppe, sacerdote (†1924). Ainda jovem, consagrou-se à Santíssima Virgem como escravo. Ordenado sacerdote em 1916, foi ardoroso apóstolo da Eucaristia e de Nossa Senhora. Faleceu aos 34 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário