- Edição, PESQUISA e postado por repórter/radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NOS ENDEREÇOS TELEMÁTICOS @paulorobertomacielmaciel7919 - BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com, CANAL DO YOUTUBE Paulo Roberto Maciel Maciel, PERFIL Paulo Roberto Maciel Maciel E instagram.com/paulorobertomaciel6/

Anchieta escreve o Poema da Virgem nas areias de Ubatuba – Pátio do Colégio, São Paulo (Brasil). FONTE: revista.arautos.org
Memória de São José de Anchieta, presbítero (†1597 Anchieta – Brasil). Missionário jesuíta que evangelizou amplas regiões do Centro-Leste brasileiro. É chamado de “Apóstolo do Brasil”, considerado fundador da cidade de São Paulo.
- LITURGIA. 09/06/2023 - SEXTA-FEIRA - BEATO JOSÉ DE ANCHIETA PRESBÍTERO E MISSIONÁRIO - IX SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Branca. Ano A. Rito: Prefácio Comum ou dos Pastores – Ofício da Memória. 1ª Leitura: Leitura do Livro de Tobias (Tb 11, 5-17): "...'Abençoado seja o teu pai, abençoado o meu filho Tobias e abençoada sejas tu, minha filha!'....". - SALMO RESPONSORIAL: Sl 146, 2ab.6c-7.8-9.9bc-10 (R: 1). R.: "- Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!". EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO São Marcos (Mc 12, 35-37): "...'senta-te à minha direita,até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés'...". - FONTE: novaalianca.com.br- SANTO DO DIA 09 DE JUNHO: (FONTE: revista.arautos.org - e Martirológio Romano) - [...]
São José de Anchieta, presbítero (†1597 Anchieta – Brasil). Missionário jesuíta que evangelizou amplas regiões do Centro-Leste brasileiro. É chamado de “Apóstolo do Brasil”, considerado fundador da cidade de São Paulo. Nascido em 19 de março de 1534, na Ilha de Tenerife, Arquipélago das Canárias, de nobre família espanhola, Anchieta foi ainda muito jovem enviado a fazer seus estudos na célebre Universidade de Coimbra. Sentiu-se logo atraído pela Companhia de Jesus, na qual foi recebido em 1º de maio de 1551. Os médicos acharam conveniente para sua saúde que ele viesse experimentar o clima e os ares de nossa Pátria. Assim, partiu ele em 8 de maio de 1553, em companhia do segundo Governador Geral da Colônia, Dom Duarte da Costa. Em janeiro de 1554, fundou a aldeia de São Paulo de Piratininga, que logo se tornou foco de intensas atividades apostólicas e é hoje uma das maiores cidades do mundo. [...] A santidade que resplandecia em seu rosto tocava os corações dos selvagens habitantes destas terras. Atraídos pela fama de suas excepcionais virtudes, os indígenas acorriam numerosos para ouvir suas pregações. Falando-lhes em seu próprio idioma, ensinava-lhes com eloqüência os mistérios da Fé. [...] Anchieta passou seus últimos anos na Capitania do Espírito Santo. A 9 de junho de 1597, no colégio jesuíta de Reritiba, faleceu serenamente, pronunciando os dulcíssimos nomes de Jesus e de Maria. Homens, mulheres e crianças acorreram aos milhares para despedir-se aos prantos. Transportado aos ombros pelos índios, seu corpo foi sepultado em Vitória, na igreja de São Tiago. O bispo do Rio de Janeiro, Dom Bartolomeu Simões Pereira, que oficiou as exéquias, proclamou-o nesta ocasião o “Apóstolo do Brasil”. [...]
- São Columba, abade (†597). Grande apóstolo da Irlanda e Escócia, fundou o mosteiro de Iona, que teve sob sua jurisdição mais de quarenta conventos.São Ricardo de Andria, Bispo (†séc. XII). Sacerdote de origem inglesa, eleito Bispo de Andria, Itália. Atribuem-se-lhe numerosos milagres.
Beato Roberto Salt, monge e mártir (†1537). Monge cartuxo preso durante o reinado de Henrique VIII da Inglaterra. Morreu de fome no cárcere.
Beato José Imbert, presbítero e mártir (†1794). Religioso jesuíta nomeado vigário apostólico de Moulins por Pio VI durante a Revolução Francesa. Foi preso numa galera em Rochefort, onde morreu.
Beata Ana Maria Taigi, mãe de família (†1837). Terciária trinitária e simples doméstica, suportou com paciência o caráter violento de seu marido. Possuía singular dom de sabedoria, discernimento dos espíritos e profecia.
Beato Luís Boccardo (†1936). Presbítero da Diocese de Turim, fundador do Instituto das Filhas de Jesus Rei e Sacerdote, religiosas não videntes de vida contemplativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário