quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

LITURGIA. 12/12/2021 (Dom.). III Semana do Advento. N. Sª de Guadalupe. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ -- 

--LITURGIA. 12/12/2021 (Domingo). III SEMANA DO ADVENTO. Cor: Roxa ou Róseo. Ano C. Rito: Creio, Prefácio do Advento I - III Semana do Saltério. Santo do dia: Nossa Senhora de Guadalupe. 1ª Leitura:  Leitura da Profecia de Sofonias (Sf 3, 14-18): "... o rei de Israel é o Senhor, ele está no meio de ti...". Salmo Responsorial: Sl, (Is 12)2-3.4bcd.5-6 (R: 6): "R: Exultai, cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!". 2ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Filipenses (Fl 4, 4-7): "... guardará os vossos corações e pensamento em Cristo Jesus." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 3, 10-18.): "... a palha ele a queimará no fogo que não se apaga.". Fonte:  novaalianca.com.br.

--


--SANTO DO DIA 12 DE DEZEMBRO: Nossa Senhora de Guadalupe.  (FONTE: a12.com). No dia 9 de dezembro, celebramos a festa litúrgica do índio asteca Juan Diego e, no dia 12 de dezembro, recordamos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, que apareceu a este simples homem em 1531, período da dominação espanhola em terras ameríndias. A história nos conta que Nossa Senhora apareceu a Juan Diego várias vezes, pedindo que fosse construída uma igreja no local da aparição. Mas o bispo da região não acreditava no jovem índio. Um dia, o bispo pediu um sinal concreto de que a Virgem aparecia-lhe naquela colina. Aconteceu então o milagre. Juan Diego colhe rosas na colina e quando as entrega ao bispo, aparece no manto que envolvia as rosas, a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Este sinal inegável da presença de Deus conseguiu reunir o povo mexicano ao redor do Cristo e da fé católica. A fama do milagre se espalhou. Enquanto o templo era construído, o manto com a imagem impressa ficou guardado na capela do paço episcopal. Várias construções se sucederam na colina, ampliando templo após templo, pois as romarias e peregrinações só aumentaram com o passar dos anos e dos séculos. O local se tornou um enorme Santuário que abriga a imagem de Nossa Senhora. Nele está guardado o manto de Santo João Diego, em perfeito estado apesar de passados tantos séculos. Nossa Senhora de Guadalupe é a única a ser representada como mestiça, com o tom de pele semelhante ao das populações indígenas. Foi declarada padroeira das Américas, em 1945, pelo Papa Pio XII. Em 1979, como extremado devoto mariano, o Papa João Paulo II visitou esse Santuário e consagrou solenemente toda a América Latina a Nossa Senhora de Guadalupe.

-- Nossa Senhora de Guadalupe, ROGAI POR NÓS!

-- Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR


Nenhum comentário:

Postar um comentário