---Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: instagram.com/paulorobertomaciel6/ ---
---LITURGIA DA PALAVRA. 18/07/2021, DOMINGO. XVI SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Ano B. Rito: Glória, Creio - IV Semana do Saltério. Santo do dia: Santo Arnolfo de Metz. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Jeremias (Jr 23, 1-6): "...'Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho de minha pastagem',...". SALMO RESPONSORIAL: Sl 23,1-3a.3b-4.5.6 (R: 1.6a). R: "- O Senhor é o pastor que me conduz; felicidade e todo bem hão de seguir-me!" 2ª Leitura: Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios (Ef 2,13-18): "vós, que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos, pelo sangue de Cristo." .Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 6,30-34): "...Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor." Fonte: novaalianca.com.br. --------SANTO DO DIA 18 DE JULHO: - Santo Arnolfo de Metz. (FONTE: a12.com). Arnolfo nasceu em Metz, na antiga Gália, atual França, no ano 582. A sua família era muito importante e fazia parte da nobreza. Ele estudou e casou-se com uma aristocrata, com a qual teve dois filhos. Nesta época, a região da Gália era dominada pelos francos e era dividida em diversos reinos que guerreavam entre si.
Um dos reis da região, conhecendo a fama da conduta cristã de Arnolfo o tornou como seu conselheiro. Confiou-lhe também a educação de seu filho Dagoberto, que se formou dentro dos costumes da piedade e do amor cristão. Tal preparo fez de Dagoberto um dos reis católicos mais justos da História.
Pelo trabalho zeloso que exercia, foi nomeado bispo, mas não queria aceitar. Conta a tradição que lançou um anel no rio, dizendo a Deus que se ele fosse digno do episcopado, fizesse o anel retornar. Alguns dias depois o anel foi encontrado no ventre de um peixe. Naquele tempo, as questões dos leigos e do celibato não tinham uma disciplina rigorosa e uniforme dentro da Igreja, que ainda seguia evangelizando a Europa. Por isso, mesmo casado, Arnolfo foi bispo e um de seus filhos tornou-se padre. Depois de algum tempo Arnolfo abandonou o bispado para ingressar num mosteiro. Desta maneira serena, Arnolfo viveu o resto de seus dias, dedicando-se às orações, penitência e caridade. Morreu no dia 18 de julho de 641.
---REFLEXÃO: Arnolfo era um homem de fé inabalável, correto e justo. Numa época onde a disciplina da Igreja ainda estava sendo formada, Arnolfo soube conjugar sua vida pública com seus compromissos com a evangelização. Foi um homem de seu tempo, preocupado com as pessoas. Sempre procurou encontrar soluções humanas e cristãs para os problemas do seu povo. Que nós também saibamos ocupar nosso lugar na sociedade, levando à todos os ambientes a boa nova de Jesus Cristo. ---ORAÇÃO: Deus de amor e misericórdia, que cumulaste são Arnolfo com seus melhores dons, dai-nos seguir seu exemplo e imitar suas ações, levando os homens e mulheres ao compromisso cristão com as questões do tempo atual. Por Cristo Nosso Senhor. Amém! -- Santo Arnolfo de Metz, ROGAI POR NÓS! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

Nenhum comentário:
Postar um comentário