sexta-feira, 14 de agosto de 2020

LITURGIA. 18/08/2020, 3ª-f., XX Semana Comum. Sta. Helena. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: www.instagram.com/paulorober.tomaciel6/

-LITURGIA DA PALAVRA. 18/08/2020. Terça-feira. XX SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Verde. Rito: Ofício do Dia. Santo do dia: Santa Helena. 1ª Leitura: Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 28,1-10): "...Por teres igualado tua mente à de um deus, vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros.". Salmo Responsorial: Sl (Dt 32), 26-28.30.35cd.36ab (R: 39c): R: "Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 19, 23-30): "'Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.'". - Fonte: www.novaalianca.com.br --SANTO DO DIA 18 de Agosto: Santa Helena. (Fonte: www.a12.com ) -


Flávia Júlia Helena nasceu em meados do século III na Ásia Menor. Era descendente de uma família pobre e se tornou uma bela jovem, inteligente e bondosa. Casou-se com Constantino, que seria imperador de Roma. Entretanto Constantino separou-se de Helena, deixando-a separada do filho por quatorze anos.
Com a morte do Pai, o filho de Helena, também chamado Constantino, mandou trazer sua mãe para a corte. Nesta época, Helena já era cristã e tratou de rezar pela conversão do filho.
Auxiliado pela sabedoria de Helena, o filho tornou-se o supremo Imperador de Roma, recebendo o nome de Constantino, o Grande. Para tanto, teve de vencer seu pior adversário, Maxêncio, na histórica batalha travada em 312 às portas de Roma. Inspirado pela oração de Helena e por um sonho, Constantino pintou cruzes nas bandeiras usadas na batalha e acabou alcançando a vitória.
Nesse mesmo dia, o imperador mandou cessar imediatamente toda e qualquer perseguição contra os cristãos, editou o famoso decreto de Milão de 313, onde concedeu liberdade de culto aos cristãos e deu à Helena o honroso título de "Augusta".
Helena passou a se dedicar na expansão da evangelização e crescimento do Cristianismo em todo os domínios romanos. Patrocinou a construção de igrejas católicas, de mosteiros e ajudou a organizar as obras de assistência aos pobres e doentes.
Apesar de idosa e cansada, foi em peregrinação para a Palestina visitar os lugares da Paixão de Cristo. Conta a tradição que Helena ajudou, em Jerusalém, o Bispo Macário a identificar a verdadeira Cruz de Jesus. Morreu no ano 330.  

-REFLEXÃO: Santa Helena é a figura materna que preocupou-se a vida toda com seu filho, mas não descuidou-se do zelo apostólico para com os mais pobres. Soube conviver com a separação do marido e do filho e quando encontrou-se cercada de belezas reais não deixou de lado o cuidado com os necessitados. Que Deus conceda aos corações maternos muita paciência e sabedoria. --ORAÇÃO: Ó Deus, que concedestes a Santa Helena, mãe de Constantino, Imperador de Roma, a graça da piedade cristã e das resolutas atividades em prol da Verdade Histórica da fé, dai-me também ser sempre ativo e trabalhador pela causa do Evangelho. Santa Helena, rogai por nós! - Fonte: Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR - Santa Helena, rogai por nós!

Nenhum comentário: