quinta-feira, 13 de agosto de 2020

LITURGIA. 16/08/2020, Dom., Assunção de Nª Sª. S.Roque. Voz: Paulo Maciel. Colatina/ES

-Edição, PESQUISA e postado por repórter e radialista Paulo Maciel, de Colatina/ES, NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio. E AINDA: www.instagram.com/paulorober.tomaciel6/

-LITURGIA DA PALAVRA. 16/08/2020. DOMINGO. ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA. XX SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor: Branca. Rito: Glória, Creio, Prefácio Próprio - Ofício da Solenidade. Santo do dia: São Roque. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Apocalipse de São João (Ap 11,19a; 12,1.3-6a.10ab): "...E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro.". Salmo Responsorial: Sl 45,10bc.11.12ab.16 (R: 10b): R: "À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir." 2ª Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (1Cor 15, 20-27a): " ... é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte.". Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 19,13-15): "'... Deixai vir a mim as criançinhas'". - Fonte: www.novaalianca.com.br
--SANTO DO DIA 16 de Agosto: SÃO ROQUE. (Fonte: www.a12.com )


Roque nasceu no ano de 1295, na França, em uma família rica, da nobreza da região. Ficou órfão na adolescência e vendeu toda a herança, distribuindo o que arrecadou entre os pobres. Depois disto, viveu como peregrino andante. Percorreu a França com destino à Roma.
No caminho, Roque deparou com regiões infestadas pela chamada peste negra. Era comum, ver à beira das estradas, pequenos povoados só de doentes que foram isolados do convívio das cidades, para evitar o contágio do restante da população ainda sã. Enxergando nas pobres criaturas o verdadeiro rosto de Cristo, Roque se atirou de corpo e alma na missão de tratá-los.
Seu zelo pelos doentes era tanto que ele descuidou-se de si próprio. Certo dia percebeu uma ferida na perna e viu que fora contaminado pela peste. Assim, decidiu se refugiar sozinho em um bosque, onde foi amparado por Deus.
Roque foi encontrado por um cão. Este animal passou a levar-lhe algum alimento todos os dias, até que seu dono, curioso, um dia o seguiu. Comovido, constatou que era seu cão que socorria o pobre doente. Este homem auxiliou Roque na sua recuperação.
Já com a saúde em dia, Roque voltou para sua cidade, mas foi preso, considerado como um espião. No cárcere continuou praticando a caridade e pregando a palavra de Cristo, convertendo muitos prisioneiros e aliviando suas aflições, até morrer.
Hoje as relíquias de São Roque são veneradas na belíssima basílica dedicada à ele em Veneza, Itália, sendo considerado o Santo protetor contra as pestes.  

-REFLEXÃO: Sempre vemos São Roque representado em trajes de peregrino com um cachorro que está a seu lado no ato de lhe dar um pão. Esta gravura é inspirada no tempo de seu isolamento quando teria morrido de fome se um cachorro não lhe houvesse trazido diariamente um pão e se da terra não tivesse nascido uma fonte de água para lhe matar a sede. Hoje em dia são tantas as pessoas a passar necessidades na vida. Que são Roque as proteja e lhes inspire forças para lutar contra as injustiças. --ORAÇÃO: Ó inefável padroeiro nosso, São Roque, pela ardente caridade com que amastes o próximo nesta terra, chegastes a expor vossa própria vida para assisti-lo nas necessidades e doenças, especialmente nas moléstias contagiosas. Oh! Fazei que estejamos sempre livres dessas terríveis enfermidades e livrai-nos da peste ainda perigosa que é o pecado. Amém! - Fonte: Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR - São Roque, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário