Fonte: Facebook da PMC
A adoção de hábitos higiênicos e principalmente, o isolamento, são as formas mais eficazes para controlar a disseminação do COVID-19.
![]() |
| Ônibus. Foto: repórter Paulo Maciel (reproduzidadeimagensdetv) |
Mas, para quem precisa sair de casa, e faz o uso do transporte público, alguns cuidados devem ser tomados, pois, é um local com pouca ventilação.
Ao utilizar o transporte coletivo lembre-se sempre de usar a máscara, higienizar as mãos com álcool em gel. Evite os horários de pico, ou seja, onde existe a possibilidade de aglomeração.
Evite tocar os olhos, a boca ou o nariz, pois são a porta de entrada para o vírus. Lembre-se sempre de cobrir a boca com a parte de dentro do cotovelo ao tossir e espirrar.
Se possível, mantenha uma distância de no mínimo 1 metro e meio das pessoas. Evite ao máximo o contato das mãos com as superfícies do ônibus, lave-as com álcool gel imediatamente após o uso do transporte público.
As empresas de ônibus também devem adotar medidas excepcionais de prevenção do contágio pelo coronavírus ao realizar as atividades. Ao menor sinal de sintomas de contaminação do vírus, o trabalhador deve se manter em isolamento social enquanto for necessário.
As empresas de ônibus devem fazer a higienização de todo o transporte utilizado e garantir aos profissionais de transporte de passageiros, orientações claras a respeito das medidas de controle.
As mesmas medidas se aplicam aos taxistas e motoristas de aplicativos. A divulgação visa atender a recomendação nº 20806/2020, do Ministério Público.

Nenhum comentário:
Postar um comentário