quarta-feira, 4 de março de 2020

LITURGIA.5/03/2020, 5ªF. I SEMANA DA QUARESMA. S.José da Cruz.Voz: Paulo Maciel - Colatina/ES


POSTADO NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio 

--Liturgia Diária da Palavra. 5/03/2020, QUINTA-FEIRA DA I SEMANA DA QUARESMA (Tempo da Quaresma com três gestos importantes: ESMOLA, ORAÇÃO E JEJUM). Santo do dia: SÃO JOSÉ DA CRUZ. Cor: roxa. Rito: Ofício do dia. 1ª Leitura: Leitura do Livro de Ester (Es 4,17n.p-r.aa-bb): "E livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”." Salmo Responsorial: (Sl 138,1-2a.2bc-3.7c-8 (R: 3a) ): "R: Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!" Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 7,7-12): "‘Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! ’". Fonte: www.novaalianca.com.br

Edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (4/03/2020)
--SANTO DO DIA 5 DE MARÇO DE 2020: SÃO JOSÉ DA CRUZ. (Fonte: www.a12.com ): -
São José da Cruz, nasceu na cidade de Ísquia, próximo de Nápoles, no ano de 1625. Foi batizado com o nome de Caetano. Era admirador de São Francisco de Assis, procurando encarnar em si o exemplo de vida evangélica do pobrezinho de Assis, ingressando na Ordem dos franciscanos.
Fundou o primeiro convento da Ordem no ano de 1671 em Piemonte. Juntou pedras com suas próprias mãos, usou cal e madeira e com um enxadão fez os alicerces. Não tinha ninguém para ajudá-lo. O povo começou a achar que ele era louco, mas logo percebeu que estava errado e começou a prestar-lhe ajuda, de forma que um grande convento foi edificado em pouco tempo.
Tornou-se mestre de noviços e depois provincial e geral da Ordem Franciscana. Levou vida austera, despojada de tudo. A mobília de seu quarto consistia em um crucifixo, uma imagem de Nossa Senhora, um livro de orações e um leito duríssimo, composto de dois pedaços de couro e uma coberta de lã. Possuía apenas um hábito de pano grosseiro, que usou por 65 anos, até sua morte.
São José da Cruz fugiu das dignidades eclesiásticas e levou uma vida eremítica para se exercitar unicamente na penitência e na oração. Era profundamente austero, comia pouco e só uma vez ao dia, dormia poucas horas, levantando-se a meia noite para agradecer a Deus pelo novo dia.
São José da Cruz dedicou toda a sua vida aos pobres, socorrendo-os em suas necessidades. De todo Piemonte vinham ao Convento de Ávila numerosas pessoas que, se tivessem fé e merecimentos, eram curadas. Morreu no ano de 1737, com 84 anos de idade. Foi canonizado por Gregório XVI.
Reflexão: Vivemos em um mundo cercado pelo desejo de riquezas e bem estar e nem sempre alcançamos a felicidade. São José da Cruz nos ensina que o Bem supremo é o amor e a união com Jesus Cristo, através da oração e do serviço aos mais pobres. Este sim é o caminho pleno de realização de nossa vida. Que a graça de Deus e a intercessão de São José da Cruz nos conduzam à plena felicidade.
Oração: São José da Cruz, vós que tivésseis uma obediência incontestável, dá-nos este grande dom de dizer sempre "sim" à vontade de Deus, mesmo em meio às nossas dificuldades. Que vivamos toda nossa vida em conformidade aos desígnios de Nosso Senhor para que um dia possamos estar juntos num só único louvor a Quem que nos criou unicamente para sermos santos. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário