quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Liturgia.13/12/2019,6ªf.:II Semana do Advento. Sta. Luzia. Voz: Paulo Maciel - Colatina/ES

POSTADO NO BLOG reporterpaulomaciel.blogspot.com , NO CANAL DO YOUTUBE paulo roberto maciel E NA REDE SOCIAL www.facebook.com/paulomacieldaradio

--Liturgia Diária da Palavra, 13/12/2019. SEXTA-FEIRA. II SEMANA DO ADVENTO. SANTA LUZIA, VIRGEM E MÁRTIR. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: VERMELHA. Rito: Prefácio do Advento I ou dos Santos - Ofício da Memória. 1ª Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 48, 17-19): "'Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas.'Salmo Responsorial: (Sl 1, 1-2.3.4.6 (R: Jo 8,12)): "R: Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 11, 16-19): "'Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão'". Fonte: www.novaalianca.com.br
Edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (12/12/2019)
--SANTO DO DIA 13 DE DEZEMBRO: SANTA LUZIA (Fonte: www.a12.com ) -
A devoção a Santa Luzia faz parte da tradição católica, mas somente em 1894 descobriu-se uma inscrição escrita em grego sobre um sepulcro em Nápolis, confirmando a existência da mártir de Siracusa.
Desde o século V os cristãos devotam a Luzia a proteção as coisas que se referem a visão e aos olhos. Diz a antiga tradição oral que essa proteção se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.
Luzia pertencia a uma rica família napolitana de Siracusa. Sua mãe prometeu dar a filha como esposa a um jovem da corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado.
A mãe, acometida com uma séria doença, não queria abrir mão do casamento da filha, mas após uma peregrinação ao túmulo de Santa Águeda, onde ficou curada, a mãe aceitou que a filha permanecesse virgem.
Mas o noivo de Luzia, revoltado, denunciou a jovem para as autoridades romanas, acusando de ser cristã. O imperador Diocleciano, conhecido pela crueldade, tentou obrigar Luzia a prostituir-se, mas a jovem não submeteu-se. Cheio de raiva, os algozes assassinaram a jovem naquele mesmo lugar, cortando-lhe a garganta.
Reflexão: A vida de Santa Luzia é a prova eloquente da grande influência que tem, sobre o homem, a educação recebida na infância. É certo que as impressões, os ensinamentos e costumes que o homem leva da infância, são fatores importantes na formação do caráter e influem poderosamente em toda a vida.
Oração: Santa Luzia, Virgem e Mártir, que tanto agradastes ao Senhor, preferindo sacrificar a vida a lhe ser infiel, vinde em nosso auxílio e por meio de vossa intercessão livrai-nos de toda a enfermidade dos olhos e do perigo de perdê-los. Possamos por vossa intercessão passar a vida na paz do Senhor chegando um dia a vê-lo com os olhos transfigurados na eterna pátria dos céus. Amém! Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário