segunda-feira, 4 de novembro de 2019

LITURGIA,07/11/2019, 5ªf.:31ª.STC. SÃO WILIBRORDO. Voz:Paulo Maciel - Colatina/ES

Liturgia Diária da Palavra, 07/11/2019, QUINTA-FEIRA. XXXI Semana do Tempo Comum (STC). SÃO WILIBRORDO. Voz: repórter Paulo Maciel - Colatina/ES. Cor dos paramentos litúrgicos: Verde. (Ofício do dia). 1ª Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 14,7-12): "Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos.". Salmo Responsorial: (Sl 27,1.4.13-14 (R: 13)): "R: Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes." Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 15,1-10): "'Haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte'". 

Fonte: www.novaalianca.com.br . Edição, filmagem e narração: repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para seus endereços na web: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e www.facebook.com/paulomacieldaradio (04/11/2019)  

SANTO DO DIA 07 DE NOVEMBRO: SÃO WILIBRORDO. (Fonte: www.a12.com )


Wilibrordo nasceu na Inglaterra em 658. A família deste jovem missionário ofereceu muitos santos para a vida da Igreja na Inglaterra.
Aos cinco anos seu pai o entregou aos beneditinos do mosteiro de York, onde foi educado. Ainda jovem demonstrou realmente vocação religiosa e aos vinte anos, seguiu para a Irlanda para aperfeiçoar seus conhecimentos teológicos. Pouco antes de completar trinta anos de idade recebeu ordenação sacerdotal.
Em 690, Wilibrordo seguiu para a primeira e única missão. Junto com outros onze companheiros missionários, foram evangelizar as regiões no norte da Europa, povoadas pelos bárbaros pagãos. O ponto inicial foi a Holanda, que era um lugar selvagem. Com as bênçãos do papa Sérgio I, os missionários partiram para a missão, levando relíquias para serem colocadas nas igrejas nascentes.
Ele foi um grande organizador, era um excelente líder e logo fez muitos progressos. Cinco anos depois, ele voltou e entregou ao mesmo Papa, um relatório dos resultados que conseguira. O qual em agradecimento o consagrou Bispo. Na sua diocese ele construiu a Catedral do Santíssimo Redentor.
Morreu no seu mosteiro, no dia 07 de novembro de 739, já bem idoso.
Reflexão: A vocação da Igreja é essencialmente missionária. Hoje celebramos a festa de São Wilibrordo, um grande missionário das regiões norte da Europa. Sua coragem e fé o levou enfrentar os desafios da evangelização nas regiões marcadas pelo paganismo bárbaro. Que Deus nos conceda espírito missionário para continuar espalhando a fé no Reino dos Céus.
Oração: Deus Pai de misericórdia, que no seu projeto de amor pela humanidade, escolhestes São Wilibrordo para proclamar as maravilhas da fé, concedei-nos, por sua intercessão, conservar em nós o espírito missionário que nos leva a união com Cristo. Que vive e reina para sempre. Amém. Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário