terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Liturgia da Palavra (3a-F., 15-01-2019). Dia de Santo Amaro. Voz: Repórter Paulo Maciel- Colatina

LITURGIA DIÁRIA (DEUS NOS FALA). 1ª SEMANA DO TEMPO COMUM. Cor litúrgica: Verde. 3a-f., 15-01-2019. 1ª Leitura: Leitura da Carta aos Hebreus (Hb 2,5-12): "Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte." Salmo Responsorial (Sl 8,2a,6-7.8-9 (R: 7)): "R: Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes." Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 1, 21b-28): "'Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!'” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte...'". FONTE: Sitenovaalianca.com.br. EDIÇÃO DE TEXTO, FILMAGEM E LEITURA: REPÓRTER, RADIALISTA E BLOGUEIRO PAULO MACIEL, DE COLATINA/ES, PARA SUAS PÁGINAS NA WEB: paulo roberto maciel (canal no youtube), reporterpaulomaciel.blogspot.com e facebook.com/paulomacieldaradio (15-01-2019)

PS.: SANTO DO DIA (Fonte: sitecancaonova.com

Santo Amaro, exemplo de virtude

Santo Amaro foi exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo

Nasceu em Roma e entrou muito cedo para a vida religiosa. Filho espiritual e grande amigo de São Bento, tornou-se um beneditino com apenas 12 anos de idade. Realidades daquele tempo, mas que apontam para uma necessidade dos tempos atuais. Ele foi apontado, desde muito cedo, como um exemplo de silêncio e também de correspondência às exigências da vida monacal. Vida de austeridade, de ação, de oração; “ora et labora” de fato.
Grande amigo de São Bento, viveu momentos que ficaram registrados. São Gregório foi quem deixou o testemunho de que, certa vez, São Bento, por revelação, soube que um jovem estava para se afogar em um açude. Disse ao então discípulo Amaro que fosse ao encontro daquele jovem. Ele foi. Sem perceber, com tanta obediência, ele caminhou sobre as águas e salvou aquele jovem; depois que ele percebeu que havia acontecido aquele milagre. Retribuíram a ele, mas, claro, ele atribuiu a São Bento, pois só obedeceu.
História ou lenda, isso demonstra como Deus pode fazer o impossível aos olhos humanos na vida e através da vida naqueles que acreditam e buscam corresponder à vocação. Todos nós temos uma vocação comum, a mesma que Santo Amaro teve: a vocação à santidade. Esse santo foi quem sucedeu São Bento em Subiaco, quando este foi para Monte Casino. Ele foi exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo.
Santo Amaro, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário