Greve dos bancários: Procon-ES orienta sobre o pagamento das contas
- Diante da greve dos bancários, iniciada na terça-feira (06/10/2015),
os consumidores devem procurar um meio alternativo para quitar as dívidas,
evitando-se assim, a cobrança de juros e multas. Isso porque, a paralisação não
possibilita o pagamento de suas contas com atraso, sem a cobrança de
encargos. Para não ser cobrado por
eventuais encargos e evitar a inclusão do nome nos serviços de proteção ao
crédito, o consumidor poderá utilizar outros canais de atendimento para quitar
a dívida, como caixa eletrônico, internet, sede da empresa, depósito bancário
identificado, lotéricas ou qualquer outra forma disponibilizada.
- A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, informa
que o consumidor deve esgotar as alternativas para conseguir pagar as contas em
dia. “Uma opção é entrar em contato direto com a empresa responsável e se
informar sobre as possibilidades existentes. Se um pagamento estava agendado e
não foi debitado na data prevista, incidindo em multas e juros, o consumidor
deverá registrar uma reclamação e os bancos deverão arcar com o prejuízo”, alerta.
A diretora explica ainda que quem precisar sacar dinheiro diretamente no caixa
da agência, deverá entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma
alternativa. “Quem não conseguir quitar o débito deve documentar as tentativas
e registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta.
- Algumas opções para pagamento:
- Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco
24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de
talões de cheques, etc.;
- Bankfones e internet banking: por esses canais é possível
realizar quase todos os tipos de operações bancárias;
- Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC): deverão prestar
todas as orientações sobre as formas alternativas de pagamento;
- Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos
possuem convênios com lotéricas, Correios, supermercados, onde é possível pagar
algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem
pagamento.
- Fonte e informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação do
Procon Estadual / Amanda Ribeiro /Tels.: (27) 3132-1840 / 9 9975-2490 / imprensa@procon.es.gov.br / Atendimento
ao Consumidor: 151 / www.facebook.com/procones
/ http://www.procon.es.gov.br

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