sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

DIRETOR DO DNIT VISITA BR-259 INTERDITADA EM COLATINA/ES

O superintendente regional do Espírito Santo do  Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), André Matinez (foto), esteve visitando o trecho da BR-259 interditado, nas imediações do distrito de Itapina, em Colatina, região noroeste do estado do Espírito Santo (quilômetro 79). Ele disse que foi feito um projeto de orçamento para as obras necessárias, declarada a emergência da situação e uma empresa será contratada para execução dos trabalhos. A obra está prevista para começar na quarta-feira (21-2-2018). As rochas serão retiradas, e será edificada uma contenção segura para os usuários da via. Os serviços deverão ser concluídos em seis meses, mas antes disso a pista será liberada no sistema de "Pare e Siga". Desde o dia 6 de fevereiro de 2018, o tráfego de veículos foi bloqueado por causa de rochas que rolaram na pista. Uma das opções para os motoristas é passar pela ES-446, entre Baixo Guandu e Colatina. Vale dizer que a rodovia federal faz a ligação entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. (16-2-2018). Fonte: ESTV1ªEdTVGazetaNoroeste. TEXTO E FOTOS (reproduzidas de imagens televisivas): Repórter, radialista e blogueiro Paulo Maciel, de Colatina/ES, para os sites facebook.com/paulomacieldaradio e reporterpaulomaciel.blogspot.com (16-2-2018)
BR-259/ES fica interditada até conclusão de trabalho de estabilização da encosta

Desmoronamento de rochas no km 79 aconteceu com as fortes chuvas no dia 06/02
A Superintendência Regional do DNIT no Espirito Santo, Unidade Local de Colatina, informa que, devido às fortes chuvas que caíram na região,  houve deslizamento de rochas no Km 79 da BR-259/ES, entre Colatina e Baixo Guandu, e a pista encontra-se totalmente interditada.  
Além da retirada das rochas sobre a pista de rolamento é preciso estabilizar a encosta com técnicas específicas que incluem desmonte com uso de explosivos. Esse trabalho depende de clima menos chuvoso e plano de trabalho definido (pelo uso de explosivos). Ainda não há previsão de liberação do trecho da rodovia. 
Técnicos do DNIT já avaliaram a situação e estão elaborando o plano de trabalho para remoção e estabilidade da encosta evitando risco de novos desabamentos. A Superintendência Regional do DNIT no Espírito Santo intensificou a sinalização, inclusive com obstáculos,  para evitar que pessoas entrem na área de risco. A  PRF está no local dando apoio à orientação do tráfego na região. 
A opção para os usuários de carros de passeio é utilizar a ES-446, passando por Baixo Guandu, Itaimbé e Colatina, que possui parte pavimentada e parte em leito natural.  ​ O tráfego de carretas deve ser feito por Itaguaçu e Santa Teresa, no sentido norte, e descendo pela BR-101. 
A Superintendência está adicionando placas indicativas orientando os veículos, a partir das áreas urbanas mais próximas. (8-2-2018). Fonte: SiteDNIT. 

Nenhum comentário: